Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Petróleo


Sonangol anuncia nova descoberta de petróleo

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) e a ENI anunciaram hoje uma nova descoberta comercial de petróleo no poço Mpungi-1, no Bloco 15/06, em águas profundas da Bacia do Baixo Congo. Segundo uma nota de imprensa divulgada pela Angop, o poço Mpungi-1, localiza-se a cerca de 120 quilómetros da costa angolana e foi perfurado numa lâmina de água de mil e 50 metros, tendo alcançado uma profundidade total de 2.300 metros, tendo encontrado petróleo nos reservatórios do Mioceno inferior e superior. A Sonangol EP é a concessionária do Bloco, sendo o Grupo Empreiteiro constituído pela ENI Angola como Operador (35%), a Sonangol E&P (15%), SSI Fifteen Limited (20%), Total E&P (15%), Falcon Oil Holding Angola (5%), Petrobras Internacional Braspetro BV (5%) e Statoil Angola Bloco 15/06 Award AS (5%).

Sociedade


'Correios' de droga aumentam


O comandante da Unidade da Polícia Fiscal no aeroporto “4 de Fevereiro”, superintendente António Pedro, manifestou-se hoje, terça-feira, preocupado com o elevado número de passageiros que semanalmente são detidos no recinto aeroportuário por suposto envolvimento com o tráfico de drogas.
Em declarações à Angop, em Luanda, o oficial da polícia nacional, que não apresentou dados comparativos, revelou que durante os meses de Agosto e Setembro, em média, foram presas duas a três pessoas, homens e mulheres, por envolvimento com o tráfico, situação que ainda se verifica.
Durante os últimos seis meses, a unidade policial apreendeu, em colaboração com as outras forças de segurança, cerca de 20 quilos de cocaína, na sua maioria proveniente dos estados brasileiros de São Paulo e Rio de Janeiro. Por outro lado, explicou que outras pessoas têm tentado fazer entrar essa droga no país via Joanesburgo (África do Sul).
Na prática desse crime, sublinhou a fonte, estão envolvidos maioritariamente cidadãos nacionais, bem como alguns estrangeiros, com destaque para nigerianos e congoleses. Segundo António Pedro, o que mais o preocupa são as formas que estão a ser encontradas por esses indivíduos para fazer entrar a droga no país, designadamente impregnando-a em roupas, em fundos de pastas ou mesmo ingerindo-a. “Uma das situações que mais me impressionou durante o semestre, no que diz respeito ao tráfico de drogas, é o de um indivíduo que foi detido com 145 cápsulas de cocaína no seu estómago, ou seja quase dois quilos de droga no estómago, proveniente do Brasil”, contou.
O responsável alertou que a polícia nacional e outras forças de segurança, a nível do aeroporto, estão preparadas e equipadas para combater esse crime, realçando que entre os meses de Junho e Julho do corrente realizaram-se operações conjuntas entre as polícias fiscal e canina com resultados bastante animadores, pensando-se já na instalação de uma unidade da polícia canina no aeroporto de Luanda.

Saúde

Congresso de medicina veterinária no Huambo

O II congresso angolano de medicina veterinária e o XII internacional em língua portuguesa arrancam hoje na província do Huambo, numa cerimónia que poderá contar com a presença do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga.
Durante três dias, os mais de 300 médicos veterinários vão discutir em quatro painéis, temas sobre a “Produção Animal”, “Clínica e patologia de animais de companhia”, “Sanidade animal” e “saúde pública veterinária”.
Segundo adianta a Angop, será ainda analisada a questão sobre a determinação da qualidade do leite produzido em algumas comunidades rurais do município do Porto Amboim, as taxas de rejeição e principais causas nos perus de engorda, avaliação química e microbiológica das conservas de atum e sardinha comercializadas em Luanda. Os participantes vão ainda ver um vídeo sobre o impacto das medidas sanitárias e fitossanitárias no controlo da qualidade alimentar.


Agricultura

Campanha abrange mais de 500 mil hectares

No mínimo, 582.980 mil hectares de terra arável serão preparados para a campanha agrícola 2010/2011, na província da Huíla, envolvendo 90.434 camponeses associados nesta tarefa. Em declarações à Angop, a propósito da preparação da campanha agrícola, o chefe de departamento da agricultura e desenvolvimento rural, Jesus José da Rosa, esclareceu que 403.887 hectares serão lavrados por tracção animal, 173.095 de forma manual (enxadas) e seis mil por mecanização.
Para o sucesso da campanha, o responsável afirmou que a direcção provincial da Agricultura, em parceria com a Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), vai distribuir 450 toneladas semente de milho, igual quantidade de massango e massambala, 146 de feijão, 30 de amendoim e oito toneladas de ervilha.
De acordo com o responsável, está prevista a distribuição de duas mil toneladas de fertilizantes do tipo (NPK.12-24-12), mil de sulfato de amónio e 500 de ureia a nível dos 14 municípios que compõe a província da Huíla.
Afirmou que as associações de camponeses vão receber também 22 moagens, 33 motobombas, 63 pulverizadores, 75 carroças e 7.600 charruas.
Informou que na campanha agrícola transacta os camponeses cultivaram 415.338 hectares de terra, o que permitiu colher 272 mil e 100 toneladas de cereais e horto frutícolas diversas.


Indústria

Empresários sul-africanos podem investir no sector mineiro


O governador da província da Huíla, Isaac Maria dos Anjos, convidou ontem, segunda-feira, os empresários sul-africanos a investirem no sector geológico-mineiro.
O governante aproveito um encontro com a delegação de empresários sul-africanos interessados em investir na província para formalizar o apelo, tendo na ocasião orientado a direcção de Indústria, Geologia e Minas para apresentar propostas capazes de impulsionar o desenvolvimento do sector geológico-mineiro.
Isaac Maria dos Anjos disse que a província oferece também oportunidades de investimento nos domínios da indústria e criação de aves à escala industrial, além da agricultura. “A província oferece condições para o desenvolvimento da actividade agrícola, pois possui terras e água em abundância, podendo os empresários escolher o melhor local de investimento para implementarem projectos comerciais de média e pequena escala, sobretudo no pólo de desenvolvimento da Matala", informou.
De acordo com a Angop, o governador explicou que os municípios de Caluquembe, Caconda, Chicomba, Matala, Kuvango e Chipindo estão disponíveis para receberem a visita dos investidores sul-africanos, com objectivo de se implantar as indústrias agrícolas, cuja vantagem é a possibilidade de incorporação, a começar pela construção de silos para armazenamento de cereais.
Salientou que o aparecimento das indústrias agrícolas poderá dar origem a outras, como a de confecção e transformação de rações para alimentação do gado, devendo numa primeira fase importar-se alguns suplementos adicionais para se fazer ração para a avicultura.
A delegação sul-africana deverá visitar alguns municípios durante o período de estadia na província para avaliar as prováveis zonas onde serão implementados os projectos.