Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 30 de março de 2010

Economia

Economia pode crescer dez por cento


O crescimento da economia angolana deverá recuperar para um ritmo próximo dos dez por cento este ano, através da recuperação do sector petrolífero e dos investimentos previstos do sector público e investidores internacionais. Segundo as estimativas da Espírito Santo Research "em 2010, a actividade económica angolana deverá registar uma forte aceleração, para um patamar próximo dos 10 por cento". Os responsáveis prevêem no primeiro trimestre deste ano, as exportações angolanas vão continuar (apesar dos esforços do Governo para a diversificação sectorial) a assentar essencialmente no petróleo (cerca de 95 por cento do total). Em termos geográficos o peso crescente da China deverá liderar o processo de recuperação da actividade económica a nível mundial.

O preço do petróleo aumentou para valores actuais em torno do 80 dólares por barril. Angola espera aumentar a extracção de petróleo e é o segundo maior exportador desta matéria prima para a China, recordam os analistas da ES Research.

O país está a ser auxiliado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que em 2009 acordou com o Governo angolano um empréstimo até 1,4 mil milhões de dólares, do qual já foi disponibilizada a primeira parcela e as restantes dependem do cumprimento de critérios comprovados em visitas trimestais, que permitirão financiar "muitos projetos estruturantes".

O esforço de investimento irá intensificar-se em 2010, com o apoio previsto do Governo à indústria que inclui 397 milhões de dólares na construção de infra-estruturas, nomeadamente ao nível da indústria transformadora (fábricas de açúcar, óleo de palma e transformação de mandioca, por exemplo).

No sector dos serviços, em 2010 "vai iniciar-se a execução de um plano de construção de 165 hotéis espalhados por todo o país", outro exemplo de investimentos apontados como estando já a contribuir para que sejam "já visíveis" na economia angolana "sinais de aceleração da actividade". Um desses sinais é que o crédito interno, que tinha caído em 2009, inverteu na fase final do ano a tendência e cresceu "54 por cento em termos nominais e homólogos".

Média

TVI 24 emitido em Angola




O canal de notícias da Média Capital está a ser emitido desde ontem, segunda-feira, em Angola. A estação de Queluz emitiu um comunicado, onde refere que as emissões de teste do TVI 24 decorreram no fim-de-semana e o arranque ocorreu às 9 horas (de Lisboa e Luanda).

A TVI não esclarece se, em Angola, o canal integra a oferta da operadora Zap, a operadora criada em parceria pela Zon (que detém a exclusividade do TVI 24) e a empresária Isabel dos Santos.

O documento limita-se a acrescentar que se trata do "primeiro passo da TVI no continente africano a que se seguirão outros no futuro próximo".

Estratégia

Aposta na concretização dos objectivos do milénio


A deputada Bernarda da Silva garantiu ontem, segunda-feira, em Banguecoque, que o país está empenhado na viabilização dos objectivos do milénio.
A responsável manifestou-se acerca do tema durante o discurso sobre “o papel dos parlamentos no desenvolvimento da cooperação sul-sul e triangular, visando acelerar a realização dos objectivos do milénio para o desenvolvimento”. Bernarda da Silva aproveitou a participação na 122ª Assembleia da União Interparlamentar para admitir que apesar de existirem algumas áreas sensíveis, como a educação e a saúde, o país tem apresentado os seus relatórios sobre o desenvolvimento e verifica-se que está no bom caminho, facto que tem sido referido pelos estados vizinhos.
A representante angolana defendeu que os países desenvolvidos devem prestar maior atenção aos Estados pobres para poderem fazer face a problemas como a fome, desemprego, doenças endémicas, os efeitos e alterações climáticas, passando de meros discursos para acções concretas.
Tendo em conta a actual crise financeira mundial, que agravou mais os factores que contribuem para a pobreza dos países em desenvolvimento, a oradora manifestou o seu pessimismo quanto ao alcance dos objectivos do milénio até 2015 por parte destes estados, pelo que sugeriu que deve dar-se maior atenção ao desenvolvimento de uma parceria global para o crescimento das nações mais desfavorecidas, devendo assentar na criação de um sistema comercial e financeiro internacional, baseado na aplicação de regras claras e previsíveis na boa governação e, fundamentalmente, na redução da pobreza. Na sua intervenção, a deputada angolana apelou aos parlamentos a envolverem-se o suficiente para que compreenderem o grande potencial que é o comércio sul-sul e a cooperação triangular.

Criminalidade


Polícia Nacional pede auxílio no combate ao crime


O comandante municipal da Polícia Nacional no Soyo, Província do Zaire, Superintendente Chefe Estêvão Nencula Lemba, solicitou maior colaboração e empenho das Organizações não Governamentais (ONG), igrejas e outras associações cívicas, no sentido de auxiliar o Governo na acção da divulgação das leis do país no seio das populações.
O oficial recordou, em declarações à Angop, que as leis são os elementos principais que estabelecem as normas de boa convivência, conduta e a ética social em qualquer sociedade. O Município do Soyo ainda está com um défice no domínio e cumprimento da legislação nacional, o que pressupõe ser a causa de algumas infracções e crimes, como homicídio voluntário, ofensas diversas, roubos, infracções como excesso de velocidades, desrespeito aos sinais de trânsito, danificação de bens públicos e outros, que constam das prioridades da Polícia Nacional.
Estêvão Nencula apelou para que as ONG e as igrejas transmitam mensagens de informação e sensibilização para reforçar o trabalho da polícia, que tem como objectivo educar e incentivar o cumprimento da lei.
As palestras são formas de intervenção que devem ter lugar nas escolas, praças públicas, residências, bairros, povoações ou estabelecimentos de concorrência comercial e industrial. "Até agora vemos automobilistas a comunicarem-se por telefones, mesmo a conduzir, o não uso do cinto de segurança, o que constitui crime e perigo a vida humana", exemplificou.
Acrescentou serem frequentes ainda no Soyo, os casos de poluição sonora e outras infracções administrativas, tais como o abandono de lixo na via pública, entre outros tipos de má acções.

Cultura

Yuri da Cunha e Eros Ramazzotti actuam em Paris






O cantor angolano Yuri da Cunha e o músico italiano Eros Ramazzotti promovem hoje, terça-feira, um concerto na cidade de Paris (França), na arena de Bercy. O espectáculo faz parte da tournée que ambos estão a realizar pela Europa.
Em declarações à Angop, o artista angolano referiu que o recinto do concerto, com capacidade para 20 mil pessoas, vai estar lotado, atendendo o sucesso da tournée e a procura de ingressos.
Os cantores têm marcado para a tarde de hoje um ensaio antes da apresentação ao público, marcada para as 19h00. Yuri da Cunha será o primeiro a subir ao palco. Durante 30 minutos vai apresentar alguns dos maiores sucessos do seu repertório.
Eros Ramazzotti apresentará temas antigos e do seu mais recente trabalho discográfico, intitulado "Ali e Radici". Yuri da Cunha será acompanhado pelos músicos Dinho (bateria), Carlitos Chiemba (baixo), Joãozinho Morgado (percussão), Ximbinha Mamede (guitarra), Chalana Dantas (percussão), Nelas do Som (guitarra), Tavinho (teclados), os coristas Faustudo e Trycia e pelas bailarinas Filomena e Bela.
O autor de “Tá Doer”, de 29 anos, foi convidado pelo cantor italiano Eros Ramazzotti, para abrir os espectáculos inseridos na tournée que está a realizar pela Europa, de forma a lançar a sua carreira a nível internacional. Vencedor do "Top dos Mais Queridos 2009" com a música "Kuma Kua Kié", encontra-se a realizar uma digressão com Eros Ramazzotti, pela Europa desde 2009, tendo actuado, entre outros países, na Itália, Holanda, Bélgica, Hungria, Espanha e Finlândia.