Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Alimentação


Conferência de Ciência e Tecnologia debate segurança alimentar


As políticas e legislação sobre ciência, tecnologia e biotecnologia, bem como a segurança alimentar e nutricional estarão em debate na 1ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia a realizar-se nos dias 20 e 21 deste mês, em Luanda.
Organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (Mincit), o evento que visa a recolha de subsídios para o campo científico, tecnológico e para a inovação realizar-se-á sob o lema "O papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento socioeconómico e sustentável de Angola". Segundo um documento do Mincit a que a Angop teve hoje acesso, o certame pretende conseguir subsídios para o fomento da investigação e inovação tecnológica e para o desenvolvimento de sectores, como o da agro-pecuária, energia, água, ambiente e saúde pública.
Durante o evento, os participantes vão falar também sobre o saneamento básico, tecnologias limpas e de construção civil. Com esta conferência, espera-se ainda obter subsídios para a melhoria do quadro legal em prol da programação e valorização afectiva da actividade científica. Pretende ainda divulgar os resultados da investigação científica em Angola e colher experiências de outros países, de forma a encontrar soluções para apoiar a linha estrutural do Programa do Governo.
Prevê-se, por outro lado, a divulgação de tecnologias para o aumento da produção agro-pecuária e segurança alimentar nacional, bem como promover a integração de energias renováveis no Sistema Nacional Energético.
A conferência, acrescenta o documento, vai gerar subsídios que contribuirão para o melhoramento do saneamento básico dos centros urbanos e do abastecimento de água potável no país, bem como reforçar o Sistema Nacional de Saúde Pública.

Voluntariado


Ong doa medicamentos para ajudar angolanos provenientes da RDC



Um donativo composto por medicamentos diversos foi hoje entregue pela organização não governamental Kimbo Liombembwa aos angolanos provenientes da República Democrática do Congo e que estão concentrados em diversos postos fronteiriços da província do Zaire.
Entre os fármacos entregues, em parceria com a organização internacional Alemã Frieden Dorf, destacam-se materiais gastáveis, antibióticos, anti-palúdicos, reagentes e material de biossegurança. Nuno Almeida, que representou a Ong Kimbo Liombembwa, revelou à Angop que o gesto visa ajudar os compatriotas expulsos da RDC, solicitando, por isto, às demais instituições a seguirem o mesmo caminho. "O povo angolano é um povo solidário, por isso, vamos solidarizar-nos com os nossos irmãos, que durante longos anos viveram neste país vizinho e que hoje regressam à pátria sem os seus haveres", apelou.
O director provincial da Saúde no Zaire, João Miguel Paulo, afirmou que o gesto vai minimizar a situação sanitária dos cidadãos vindos da RDC, no combate as patologias mais frequentes nos centros de acolhimentos.
Considerou estável a situação sanitária dos angolanos expulsos da RDC e concentrados em diversas localidades fronteiriças da região, tendo apontado a malária, a hipertensão e as doenças diarréicas e respiratórias agudas como as patologias mais frequentes. "A situação sanitária dos nossos compatriotas está controlada. Foram criados postos médicos móveis nos centros de acolhimentos, bem como a colocação de técnicos de saúde que estão a prestar uma assistência médica e medicamentosa condigna aos nossos concidadãos", sublinhou.
Luvo (Mbanza Kongo), Pedra de Feitiço (Soyo), Minga e Buela (Kuimba) e a sede municipal do Nóqui, província do Zaire, são as localidades fronteiriças da região que acolhem os angolanos expulsos da RDC.

Distinção


"Comandante Gika" distinguido como o "melhor prémio imobiliário"



O Centro Empresarial “Comandante Gika” foi galardoado com o prémio “melhor projecto imobiliário”, apresentado na 7ª edição da Feira Internacional de Construção, Obras Públicas e Materiais – Constrói Angola, enquanto a empresa AIMP foi a melhor participação internacional.
Com sete categorias, a Constrói Angola, cujas portas encerraram ontem à noite, distinguiu também as instituições Easy Gás (do grupo Sonangol), como melhor empresa de prestação de serviços à Construção Civil; a Alaturca (melhor empresa de materiais de construção); a Odebrecht (construção civil); a H4U (melhor empresa de Construção Civil) e a MundiGruas (máquinas e equipamentos).
Na ocasião, um dos presidentes do Centro Gika, José Leitão, considerou natural a escolha da sua instituição para vencedor desta categoria, porquanto estão a construir o maior projecto imobiliário de Angola, iniciado há pelo menos um ano, cujos prazos de entrega do empreendimento está aprazado para Dezembro de 2010.
De acordo com a Angop, o responsável afirmou que o certame é pertinente e útil para mostrar aos empreendedores nacionais e estrangeiros o contributo a ser dados nas várias áreas e capacidades de produção do país, dentro dos produtos necessários para o processo de reconstrução nacional.
Revelou que estão a ser criadas as condições para que a maior parte das matérias-primas ligadas à construção civil sejam produzidas em Angola, embora deva levar algum tempo até se atingir este desiderato, pois há que se criar as fábricas, cuidar da produção e importar as matérias-primas. “É sempre importante a aposta da construção de um milhão de focos habitacionais em todo o país em três anos com o esforço de todos os agentes nacionais e estrangeiros” sustentou o responsável.
O evento vai na sétima edição, numa realização conjunta da Arena Direct e da Feira Internacional de Luanda (FIL), e contou com a participação de 302 empresas nacionais e estrangeiras, com destaque para expositores de Portugal, Brasil, China, África do Sul, China, Itália, Alemanha, Espanha.

Pesca

Pescadores querem mais facilidades na obtenção do micro-crédito




O coordenador das cooperativas dos pescadores no município de Ombadja, província do Cunene, Van-Dúnem dos Santos, defendeu a necessidade dos bancos serem mais abertos e criarem facilidades na concessão do micro-crédito. Em declarações à Angop, o responsável referiu ser notória a dificuldade para a concessão dos micro-crédito às cooperativas de pescadores, situação que tem condicionado a execução de alguns projectos das associações de pescas.
A par destas dificuldades, explicou, os associados debatem-se com a falta de câmaras frigoríficas para conservação do pescado, viaturas isotérmicas, equipamento solares. Lembrou igualmente que com a visita do ministro das Pescas, Salomão Xirimbimbi, à região, espera-se a resolução gradual destas preocupações.
Por seu turno, o ministro Salomão Xirimbimbi sublinhou que as reclamações apresentadas foram tomadas em conta e serão resolvidas em tempo oportuno, de modo a melhorar as condições de trabalho dos pescadores na região. A título de exemplo, o governante garantiu que ainda este ano vai chegar à província 100 novas embarcações com motores e outros instrumentos de trabalho, contribuindo para o fomento da actividade piscatória e o combate à fome.
Entretanto, Salomão Xirimbimbi apelou às cooperativas a estarem organizadas e estruturadas, propiciando a criação de novos postos de trabalho com o apoio do Governo. O ministro desloca-se hoje à região de Calueque, onde vai inteira-se dos projectos do sector.

Feira


Constrói-Angola termina marcada pela presença portuguesa




A 7ª edição da feira Constrói-Angola 2009, na Feira Internacional de Luanda (FILDA), chegou ontem ao fim com a esmagadora presença de empresas e propostas portuguesas, incluindo na área dos media.
Durante esta edição da Constrói-Angola, marcaram presença 124 empresas de Portugal, 18 do Brasil, 14 da China, três de Espanha e, com uma cada, Itália, Alemanha e África do Sul, registando-se ainda o lançamento de uma revista temática. A revista Infra-Estruturas África foi lançada no sábado e encontra-se direccionada para todos os sectores que acompanham a edificação de infra-estruturas. Os promotores anunciaram que esta foca-se em temáticas como engenharia, arquitectura, urbanismo, maquinaria, materiais de construção, transportes, ambiente, energia e reciclagem.
A Infra-Estruturas África, segundo informação disponibilizada pela revista, "terá uma forte componente técnico-científica, publicando entrevistas e colunas de opinião, artigos técnicos, notícias, reportagens e diversos trabalhos em domínios de interesse para o desenvolvimento de Angola". "Pretende ser uma ferramenta de trabalho e irá integrar uma secção de emprego especializado onde jovens recém-licenciados e formados nas diversas áreas de abrangência da publicação para promoção dos recursos locais, sendo assim um interface com empresas e contribuindo para a cultura construtiva de Angola", lê-se no documento.
Para além da revista, Portugal esteve ainda em destaque na Constrói-Angola 2009 com quatro propostas para a construção de casas que permitem ao governo de Luanda responder ao objectivo de construir um milhão de casas até 2012 para fazer face à escassez de habitação no país.
São quatro as empresas portuguesas que apresentaram projectos desta natureza: Opway-Angola, a H4U, a AIMMP e ainda Movex Angola.