Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Saúde

Técnicos de saúde de Luanda trocam experiências


Técnicos de saúde de unidades sanitárias de Luanda com atendimento integral à mulher estão reunidos hoje, em Luanda, para falarem sobre a saúde reprodutiva.

De acordo com a directora provincial de saúde pública de Luanda, Isilda Neves, o workshop visa a troca de experiências entre os técnicos e a criação de estratégias para melhorar o atendimento nas unidades com assistência integral à mulher.

Os participantes vão falar sobre os abortos e suas complicações, a fase activa do parto e uso de Misorostol (droga para evitar hemorragias pós -parto). O encontro é uma co-organizado pela direcção provincial de saúde de Luanda e pela ONG internacional Pathfinder.



Educação


Associação dos Profissionais de Educação Especial será proclamada


A Associação dos Profissionais de Educação Especial em Angola (APEEA), será formalizada a 25 de Setembro, no Instituto Médio de Economia de Luanda, (IMEL).

Um dos principais objectivos sociais da APEEA consiste no fornecimento de serviços de contabilidade, consultadoria, formação profissional, podendo ainda dedicar-se a qualquer outro ramo na área dos serviços, desde que a lei o permita.

A APEEA tem ainda como finalidade contribuir para dignificação, paz, justiça social, harmonia entre os homens, bem como colaborar no estudo dos factores potencialmente geradores de alterações psico-fisiologias da população angolana. Os profissionais da organização pretendem ainda ajudar na implementação de políticas educacionais para deficientes mentais, auditivos visuais superdotados, lutar pela igualdade de oportunidade no ensino especial.

Consta do plano para o quadriénio, o apoio nutricional, investigativo, na moralização da sociedade, formação de consciência social, ensino geral como apoiar as altas habilidades, entre outros.

Deverão ser membros da APEEA pessoas nacionais ou estrangeiras, com formação em defectologia, psicologia, pediatria, neurologia, psiquiatria, tiflomologia, surdo-pedagogia, neurocirurgia e oftalmologia, fisioterapia, fonoaudiologia educacional social, sociologia, antropologia, entre outras.

A Associação dos Profissionais de Educação em Angola é uma organização de âmbito nacional de carácter profissional e técnico, sem fins lucrativos e aberta a todas as pessoas que se propõe a prosseguirem os seus fins.

Desporto/ CAN2010

Campeonato vai contribuir para divulgar realidade do país


A socióloga Fátima Viegas acredita que a realização do Campeonato Africano das Nações em Futebol (CAN), em 2010, vai dar um novo impulso à imagem internacional do país.

Em declarações à Angop, Fátima Viegas destacou que Angola deu um grande exemplo ao mundo, superando os difíceis anos de guerra, com o rápido desenvolvimento em todas as esferas da vida nacional, fazendo esquecer um passado marcado por uma série de obstáculos.

O CAN2010, na óptica da socióloga, contribuirá para que a imagem negativa que passava no exterior seja extirpada, uma vez que este evento desportivo será uma boa oportunidade para mostrar à África e ao mundo os projectos e desenvolvimentos em curso, em Angola.

Além do mais, Fátima Viegas acredita que será também uma boa ocasião para atrair investidores para explorarem as diversas potencialidades que o país oferece.


Cultura


Escassez de salas é entrave para desenvolvimento do teatro

A ausência de salas de espectáculo suficientes na cidade de Caxito, província do Bengo, está a dificultar o incremente da actividade dos grupos da sede da província, Caxito.

Em entrevista à Angop, o responsável do grupo "Mensageiros de Caxito", contou que a cidade dispõe apenas de um centro cultural privado, denominado "Vissapa-2", que é o único lugar com condições mínimas para acolher actividades culturais e o cine Africampos, que carece de obras de recuperação, dado o aparente estado de abandono a que está votado.

De acordo com o dirigente, a região conta com dez grupos teatrais e cinco de dança, que trabalham, dificilmente, pela melhoria de qualidade artística. Porém, as dificuldades suplantam a boa vontade dos jovens criadores.

Aliada à carência de salas de espectáculos está a falta de indumentárias para os grupos e instrumentos de sonorização nas salas (Vissapa II e Cine Caxito), o que faz com que o teatro caia no esquecimento. O responsável do grupo teatral reiterou a sua vontade de contribuir para o desenvolvimento da actividade cultural na região, apesar das dificuldades.

Advocacia


Bastonário da OAA sugere formação de mais quadros



O Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Manuel Pinto Inglês, sugeriu a formação de mais quadros do sector, para a melhoria dos serviços de justiça no país.
O jurista falava no final de um encontro com os funcionários da Procuradoria Provincial, no quadro da visita de trabalho de um dia à cidade do Lubango, na província Huíla, que serviu para avaliar o funcionamento dos órgãos de justiça local.
Disse haver uma carência "gritante" de advogados em Angola, daí a necessidade urgente de formar-se mais quadros para prestar serviços nas 18 províncias do país.
"O número de advogados no país não é suficiente para responder às suas reais necessidades", reconheceu. Defendeu, por outro lado, ser direito e dever do Estado e das instituições de justiça divulgar a lei penal, usando os meios de informação ou panfletos para que as pessoas menos informadas tenham mais conhecimentos sobre a mesma.