Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Política

Diplomacia angolana em franca afirmação mundial



O embaixador angolano Luís Neto Kiambata afirmou, em Luanda, que a diplomacia angolana está em franca afirmação no contexto mundial, marcada pela mediação de conflitos no continente africano.



Em entrevista à Angop, o também analista político, referiu que a partir do momento que o país alcançou a paz, sem a intervenção de intermediários, abriu caminho para que fosse vista como uma solução à mediação de conflitos em África. “Os angolanos deram uma excelente lição ao mundo, quando alcançaram à paz. A partir desta altura, o ocidente passou a ter no país como uma óptima viabilidade para ajudar na resolução de conflitos ao nível do continente africano”, reforçou. Devido ao clima de paz, harmonia e de desenvolvimento, os angolanos são vistos como um exemplo a seguir, explicou a fonte, assegurando que existem muitas "matérias em que Angola hoje é chamada a dar a sua opinião”.
O responsável enalteceu o contributo do Presidente da República, que "já deu mostras de ser um excelente negociador. Lutou pelo alcance da paz e agora está a fazer o mesmo para a melhoria das condições de vida dos angolanos”. Relativamente à participação na Cimeira do G-8, Luís Neto Kiambata avançou ser apenas a primeira, vaticinando que muito brevemente o país ainda será chamado a dar o seu contributo em outros fóruns mundiais.

Diplomacia

Relações políticas e diplomáticas com República Checa consideradas "óptimas"



O embaixador da República Checa em Angola, Vladimír Války, considerou hoje que as relações entre Angola e o seu país são "excelentes, baseadas na cooperação multilateral e no desenvolvimento de vários acordos".



O diplomata admitiu, em declarações à Angop, que as relações diplomáticas entre os dois países tiveram início em 1975 e foram baseadas essencialmente no domínio ideológico do marxismo leninismo, sistema político que ambos faziam parte naquela altura. "As relações desenvolvidas entre os dois países naquela altura tinham mais como objectivo estreitar os vínculos diplomáticos, uma vez que vigorava o mesmo sistema político", referiu o embaixador checo em Angola. "Era uma forma de se tornarem mais próximos e unidos, com vista a responderem pelos mesmos interesses,” frisou.
Vladimír Války acrescentou que actualmente as relações com Angola são baseadas na cooperação multilateral, onde já foram realizados diversos acordos no domínio da Educação, Agricultura e Comércio.
O diplomata afirmou que o seu país tem apostado mais no domínio da educação e agricultura, por ser as áreas que tem notado mais deficiências no país. Observou que o seu Governo tem actuado mais na província do Bié, onde prevê a construção de escolas de formação profissional nas comunas distantes. "Optamos por investir nessa província por ser uma das que mais sofreu com a guerra, muitas crianças que vivem em comunas distantes têm inúmeras dificuldades para deslocarem à escola", destacou.

Tecnologia


Windows 7 apresentado em Angola



A empresa angolana Arena Angola está a preparar a apresentação do oficial do Windows 7, um novo sistema operativo para instalação em computadores, que vem inovar o actual Windows XP.
De acordo com uma nota da empresa, o Windows 7, apresentado mundialmente esta semana, é a mais recente versão do popular sistema operativo Windows da Microsoft e anunciado pela entidade como a melhor alguma vez distribuída pela companhia.
O Windows 7 está disponível em 14 línguas, dentre as quais o Português, sendo que, mais 19 idiomas serão acrescentadas até 31 de Outubro. A Microsoft adianta ainda que está a trabalhar para assegurar que este sistema esteja disponível em África dentro de 18 a 24 meses. Já a empresa angolana afirma através da nota divulgada que
“a entrada em uso deste novo sistema operativo em todo o mundo resulta de testes feitos em oito milhões de pessoas, através da versão beta (uma versão de avaliação), incluindo utilizadores do Windows de todo o continente africano.”
A Arena Angola é empresa de direito angolano, que actua nas áreas do marketing, publicidade e relações públicas.

Distinção

Programa de luta contra pobreza recebe prémio regional




O Programa de Luta Contra a Pobreza Urbana (LUPP), recebe hoje em Joanesburgo, África do Sul, o prémio regional Drivers of Change (Condutores de Mudanças) 2009, na categoria de especialidade da sociedade. O comunicado de imprensa da organização a que a Angop teve acesso refere ainda que o LUPP foi seleccionado como um dos três finalistas do prémio, que tem como objectivo reconhecer indivíduos e organizações, que têm sobressaído em toda a região da África Austral na promoção e desenvolvimento de políticas públicas e estratégias inovadoras com impacto na luta contra a pobreza, através de novas parcerias entre diferentes actores sociais.
Os prémios têm como finalidade inspirar muitas outras pessoas das instituições governamentais, dos negócios e das organizações cívicas a cooperarem em novas abordagens para se vencer a pobreza na África do Austral. Os galardões exibem exemplos vivos de práticas inovadoras, atitudes inclusivas e processos efectivos que constroem confiança social de forma a criar outras condições que contribuem na redução da pobreza de forma duradoura para as pessoas que vivem nesta situação na região.



Os prémios Drivers of Change são dados anualmente pela Southern Africa Trust (STA) em parceria com o jornal Mail Guardian e é distribuído em treze países da África Austral. Recorde-se que a STA é uma agência regional e de desenvolvimento de políticas que apoiam a cooperação entre os governos, empresariado e organizações da sociedade civil. Nos últimos três anos disponibilizou mais 12 milhões de dólares em 15 países da comunidade de desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

Saúde


Hospital da Matala será inaugurado em Novembro



O hospital Municipal da Matala, província da Huíla, será inaugurado em Novembro, informou hoje, o director provincial da Saúde, Bernabé Lemos.
Em declarações à Angop, o responsável revelou que as obras de construção da infra-estrutura hospitalar se encontram a cargo de uma empreiteira chinesa e estão já na recta final, na fase dos acabamentos e montagem de equipamentos.
Sem precisar os custos do projecto, Bernabé Lemos explicou que a unidade sanitária, de referência na região, terá uma capacidade para 50 camas e vai prestar serviços de medicina, pediatria, cirurgia e maternidade. A instituição vai funcionar com dez médicos de diversas especialidades, não tendo sido especificado o número de enfermeiros e pessoal administrativo.
O hospital municipal contará com um laboratório de análises clínicas, uma morgue, sistema autónomo de abastecimento de água potável e energia eléctrica, farmácia, sala de espera, área administrativa e contempla a construção de residências para albergar os médicos.
O município possui uma rede sanitária composta por 14 unidades, entre as quais um hospital na comuna de Capelongo, um Centro Hospitalar na sede, bem como 12 postos de saúde espalhados pela circunscrição, cujo funcionamento é assegurado por 109 enfermeiros e 21 técnicos de diagnóstico e terapeuta.