Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sociedade

Um milhão de dólares para projectos de distribuição de água

A aquisição e montagem de equipamentos de manuseamento de furos de água nos municípios do Curoca e Kwanhama, província do Cunene, pela Associação para Promoção do Desenvolvimento Comunitário Rural (MAFIKU), deverá ter um custo de cerca de um milhão de dólares.

O valor disponibilizado pelo Governo alemão visa apoiar projectos do executivo local na distribuição de água potável às populações residentes nos municípios do Curoca e Kwanhama.

Em declarações ontem, segunda-feira, à Angop, na cidade de Ondjiva, o coordenador para área de desenvolvimento rural, Miguel Arcanjo anunciou que o objectivo da MAFIKU consiste em equipar alguns furos abertos pelo governo local, com bombas submersíveis e placas solares para facilitar o acesso a água potável nestas localidades. Explicou ainda que, atendendo à época chuvosa, o projecto vai arrancar apenas no mês de Fevereiro de 2011, onde será desenvolvido nas localidades da Chipa, Okocua, Oluivi, Oshtotua, missão do Okafima e Ondova o Oshimolo.

Para o equipamento destes furos, a MAFIKU, contratou uma empresa nacional que receberá dez compressores de alta pressão provenientes da República da Alemanha, no valor de 55 mil dólares cada. Segundo o coordenador, com a conclusão do projecto espera-se que 9.695 pessoas e 1.430 cabeças de gado bovino beneficiem do precioso líquido.

A Associação para Promoção de Desenvolvimento Comunitária Rural foi criada em 1997 em Angola, apoia comunidades carentes em projectos de formação profissional, na erradicação de doenças transmissíveis, entre outros.

Desporto


Campeonato africano corre risco de sofrer novo adiamento


A II edição do campeonato africano de Futebol de Salão, agendado para o próximo mês de Dezembro, no Burkina Faso, corre risco de sofrer novo adiamento, segundo anunciou o secretário-geral da Federação Angolana de Futebol de Salão, Eliseu Major, que confirmou o facto no complexo desportivo Manuel Berenguel.
Interrogado pela Angop sobre o adiamento "sem data", do sorteio do Campeonato, por parte da Confederação Africana de Futebol, organismo que também é responsável pelo futsal no continente, numa altura em que só faltam pouco menos de um mês para o seu arranque, Eliseu Major, reiterou: “continuamos a aguardar que a CAF nos notifique, porque na verdade, essa informação que acaba de dar, é a mesma que oficialmente nós recebemos", respondeu.
"Agora vamos esperar. Eles ficaram de notificar-nos até final do mês de Novembro, por isso estamos a espera que isso aconteça a qualquer momento".
Ainda assim, avançou que já foram baixadas instruções à equipa técnica nacional para que siga para a cidade do Lubango (Huíla), acompanhar o campeonato nacional, com vista a identificar a pré-selecção.
Eliseu Major lamentou que razões logísticas estejam por traz dessa situação."Conhecemos bem como isso funciona aqui em África. Tudo indica que, provavelmente, este ano já não seja possível. É só recordar que o campeonato seria disputado em Janeiro deste ano, mas foi adiado e mais uma vez corre o mesmo risco", vaticina o responsável desportivo.
A primeira edição do campeonato africano de Futebol de Salão teve lugar em 2008 na Líbia, tendo a selecção anfitriã arrebatado o troféu. Angola classificou-se na terceira posição.

Educação

Governadora apela a ensino de qualidade


A governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, aconselhou os professores a continuarem o seu empenho para um ensino de qualidade, com vista à formação do Homem.
Para a governante, o termo 'educação' não deve ser entendido apenas no sentido académico, pois este abrange inúmeros ângulos, tais como o ético, moral, ambiental, familiar, social, emotivo, psicológico, religioso e cívico, entre outros, devendo, por isso, se pugnar por uma educação multifacetada e integral.
Francisca do Espírito Santo pronunciou-se no município da Samba, enquanto presidia o acto provincial do dia do educador. Referiu que o docente deve sempre primar pela observância rigorosa dos princípios pedagógicos, no sentido de evitar actos de corrupção."O país precisa de professores competentes que aspirem cada vez mais a elevação do nível profissional com honestidade e responsabilidade, única forma de granjear o respeito, carinho e sobretudo a consideração por parte de toda a sociedade", frisou.
Considerou, por outro lado, a educação e o ensino como componentes determinantes da política social e quanto maior for o seu nível de organização, desenvolvimento e expansão maior será a possibilidade de os angolanos colocarem o país na senda do progresso. Ressaltou que o governo continua a empreender esforços para que se possa alcançar os objectivos desejados, estando, nesta senda, a implementar vários programas virados para a melhoria das condições sociais da vida da população. O 22 de Novembro é comemorado como Dia Nacional do Educador desde 1976, aquando do lançamento da campanha nacional de alfabetização, pelo primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, sob o lema "Estudar é dever revolucionário".

Construção


Fábrica de tijolos de Caconda avança em 2011

Adão Sebastião César explicou que a fábrica de tijolos vai empregar mais de 70 funcionários, principalmente jovens que residem no município de Caconda.Uma cerâmica com capacidade de produção de cinco mil tijolos por dia será, no próximo ano, construída no município de Caconda, pela administração municipal, no âmbito do programa de combate à pobreza. O administrador Adão Sebastião César afirmou numa entrevista à Angop que a unidade fabril será construída numa área de quatro mil metros quadrados para apoiar o programa de reconstrução e desenvolvimento do município e vai custar 30 milhões de Kwanzas. Apesar de não revelar o número de residências a serem construídas no município de Caconda, no âmbito do programa de fomento a habitação, o administrador adiantou que administração está a distribuir parcelas de terra à população, para a auto-construção dirigida. "Com a construção da fábrica, os populares vão ver o problema da falta de material de construção resolvido", sublinhou. O município de Caconda, 236 quilómetros a Norte da cidade do Lubango, tem uma população estimada em 175.216 habitantes e ocupa uma área territorial de 4.715 quilómetros quadrados.

Beneficiência

Rotary Club de Luanda Sul admitido na organização internacional

O Rotary Club de Luanda Sul, em Angola, foi admitido ontem, segunda-feira, no Rotary Internacional, durante um jantar de gala realizado no Hotel de Convenções de Talatona. Na ocasião foi entregue, por parte do Rotary Club Distrital, que engloba as Repúblicas da África do Sul, Namíbia e Angola, um diploma.
A organização angolana que tem como presidente, Isabelle Bramba-Crettaz, e vice-presidente Joaquim de Almeida, tem mandato de um ano e está a projectar a intervenção em campanhas de vacinação contra pólio, alfabetização, distribuição de material didáctico e angariação de fundos para a aquisição de alimentos a ser doados as comunidades carentes da zona sul da capital angolana.
Em Fevereiro de 2011, está prevista a realização de um jantar de gala em comemoração do aniversário do Rotary internacional, onde serão angariados fundos para apoiar a comunidade.
Fundada em 1905, o Rotary International é uma associação internacional de Rotary Clubes dedicados à prestação de serviços no mundo, guiada pelo lema "Dar de si antes de pensar em si", promovendo a verdade, justiça, melhores relações entre os povos e paz mundial. A missão do Rotary International é servir a comunidade carente, difundir altos padrões éticos, promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários por intermédio dos seus 33.886 clubes, 531 distritos e mais de um milhão de associados, em mais de 200 países e áreas geográficas.

O Rotary Club Luanda Sul pretende ter uma actividade cada vez mais abrangente na sua zona e, por este motivo, promove, além das reuniões semanais, um jantar de beneficência a ser realizado na última semana de cada mês.