Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Economia

Volume de negócios do Brasil em Angola deverá aumentar



O volume de negócios do Brasil em Angola para este ano poderá aproximar-se dos 4.300 milhões de dólares norte-americanos. Este valor foi alcançada em 2008, mas em 2009 sofreu uma redução significativa. A notícia foi divulgada hoje pelo embaixador do Brasil em Angola, Afonso Cardoso, em declarações à imprensa, à saída de uma audiência concedida pelo presidente da Assembleia Nacional em exercício, João Lourenço. O diplomata salientou que em 2009 houve uma redução do volume de negócios devido à diminuição das exportações do Brasil para Angola, mas este ano o quadro poderá ser melhor.

Afonso Cardoso considerou de "bastante positiva" a cooperação entre os dois países, caracterizada por uma intensidade de relacionamento que se estende a todas áreas. "As nossas relações não estão limitadas a diversos sectores, elas abrangem todas as áreas, destacando-se as da Saúde, Educação, Comércio, Investimentos, Cultura, Ciência, entre outras", sublinhou. Realçou o facto de as empresas brasileiras investirem em Angola e vice-versa, deixando de depender apenas das exportações. Esta situação revela o “grande” relacionamento entre os dois Estados, que tendem cada vez mais a aprofundar-se para benefício dos dois povos.

Debruçando-se acerca da sua missão no país, realçou que foi com "enorme" honra, como diplomata, que serviu Angola, um Estado com o qual o Brasil esta ligado por laços históricos.

Afonso Cardoso deixa domingo o país e vai desempenhar as funções de cônsul do Brasil em Toronto, Canadá.


Kwanza 2010


Participantes fazem demonstrações


Os ministros da Defesa dos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), encontram-se em Cabo Ledo, província do Bengo, onde assistem hoje, sexta-feira, às demonstrações técnico-tácticas das forças terrestres e ao desembarque de fuzileiros navais, no quadro do exercício militar Kwanza2010.
Acompanhados pelos titulares angolanos das Relações Exteriores e da Defesa Nacional, respectivamente Assunção dos Anjos e Cândido Van-Dúnem, os representantes do Burundi, Camarões, Congo-Brazzaville, Gabão, Guiné-Equatorial, República Centro Africana, República Democrática do Congo, Tchad e São Tomé e Príncipe tomaram já contacto com o plano e organização da actividade do dia dos efectivos. Para assistir ao acto, estão na Unidade de Tropas Especiais das Forças Armadas Angolanas (FAA), o seu chefe do Estado Maior General, general Francisco Furtado, o secretário adjunto da CEEAC, o angolano Egídio de Sousa, entre outras individualidades das esferas política e militar do país.
As manobras têm como objectivo a certificação da força multinacional da África Central (FORMAC) para missões de paz, na região e noutras do mundo, quando solicitadas pela União Africana ou Nações Unidas.

Ensino Superior

Deputados avaliam Escola Superior Politécnica

Os deputados da Assembleia Nacional inteiraram-se do funcionamento da Escola Superior Politécnica do Moxico. Em declarações à Angop, a chefe da delegação, Maria de Fátima António, apontou o sistema de funcionamento das aulas e de aprendizagem, as condições de acomodação dos professores como as principais preocupações inspeccionadas. Durante os últimos dois dias, os parlamentares auscultaram as principais dificuldades que o estabelecimento de ensino enfrenta desde o arranque das aulas, em Maio. A fonte adiantou à agência de notícias que a comitiva vai encaminhar as conclusões à sexta comissão ligada aos assuntos da Educação, Cultura e Comunicação social, pelo que pretendem cooperar na solução das dificuldades que essa unidade enfrenta para contribuir na formação de quadros capazes para o desenvolvimento da região e não só.

No Luena, a delegação parlamentar manteve um encontro de cortesia com o governador da província do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade" e reuniu com a direcção da Educação e da Escola Superior Politécnica, na passada quarta-feira. Neste primeiro ano lectivo, a referida escola, afecta a Universidade “José Eduardo dos Santos”, com a sede no Huambo arrancou com os cursos de enfermagem e laboratório clínico, com 96 estudantes. As aulas são garantidas pelos professores cubanos contratados no âmbito da expansão do ensino superior no país.




Educação


Ausência de espaços de lazer nas escolas é preocupante


O psicólogo Abreu da Conceição Miguel manifestou-se hoje preocupado com o aparecimento de novas escolas desprovidas de espaços de recreio e lazer. O especialista destaca a sua importância na garantia da construção da personalidade e desenvolvimento do aparelho psicomotor dos alunos, sobretudo das crianças. Em declaração à Angop, no Kwanza Norte, Abreu da Conceição revelou que os espaços de lazer promovem as habilidades individuais, aumentam o intelecto e garantem o equilíbrio emocional, tanto das crianças como dos adultos. O psicólogo definiu a escola como um espaço onde a criança constrói parte da sua personalidade, apelando para a necessidade de se promoverem espaços que garantam que os alunos tenham momentos de aprendizagem, integração social, lazer e desporto.

A inexistência de infra-estruturas podem contribuir para que a criança perca as suas capacidades individuais numa actividade para a qual tem inclinação e que seja afectada por um desconforto físico e emocional. Abreu da Conceição Miguel alertou para a necessidade de se promoverem planos de concertação durante a concepção de obras de construção de novas escolas, que deverão envolver pareceres, não só de arquitectos mas também de especialistas de outras áreas do saber, como psicólogos, sociólogos, pedagogos e outros. “A referida contribuição poderá evitar o cometimento de alguns erros que se verificam com a construção de escolas primárias desprovidas dos complementos psicopedagógicos, construídas junto de hospitais e em eixos viários com trânsito bastante fluído”, esclareceu.

Abreu da Conceição Miguel mostrou-se ainda preocupado com a falta de orientação dos jovens na descoberta das aptidões pessoais como principais factores que levam os mesmos a adquirirem um nível elevado de frustração, enveredando para a delinquência, uso de drogas e consumo excessivo de álcool.

Mundial 2010

Lusófonos são favoritos na primeira fase


A equipa da Angop divulga hoje uma entrevista do jornalista brasileiro Lenine Vilhena Pereira, que considera o Brasil (penta-campeão mundial) e Portugal (finalista do Euro2004) como favoritos do grupo G para a passagem aos quartos-de-final do campeonato do mundo, que inicia no próximo dia 11 na África do Sul.
À margem do treino aberto da selecção canarinha, no Donbsonville Stadium, o analista destacou a equipa portuguesa, sustentando que esta evoluiu significativamente nos últimos anos, concordando com a sua actual classificação (terceiro lugar no ranking da FIFA).
Referiu que, além da equipa técnica liderada por Carlos Queiroz, treinador de reconhecido valor a nível do mundo, os "tugas" contam com atletas que podem desequilibrar as outras equipas, como é o caso dos atacantes Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo em 2008, e Liedson, um dos melhores marcadores da liga portuguesa.
Quanto ao Brasil, número um do Ranking da FIFA, Vilhena Pereira explicou que, apesar de, no momento, não estar ainda a apresentar um futebol apoiado, é sempre um candidato indiscutível não só à para os quartos-de-final mas também para a conquista do título mundial.
Disse que os atletas da selecção brasileira interiorizaram bem o estilo defensivo do técnico Dunga e o espírito de responsabilidade que se pretende de cada um deles, acrescentando que existe um pacto laboral entre atletas e técnicos onde todos se revêem.
O Mundial de África do Sul arranca a 11 de Junho e termina a 11 de Julho com a disputa do troféu. Costa do Marfim, África do Sul, Nigéria, Argélia, Gana e Camarões são o lote de equipas africanas que vão disputar o título mundial.