Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Segurança

Delegação zambiana em Luanda

Os ministros zambianos da Defesa, Kalombo Mwansa, e do Interior, Lameck Mangini, estão desde o final da tarde de ontem, terça-feira, em Luanda. A comitiva está de visita ao país para participar na 26ª reunião ministerial da comissão mista permanente de Defesa e Segurança entre Angola e a Zâmbia.

Em declarações à imprensa no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", o chefe da delegação zambiana, Kalombo Mwansa, explicou que o encontro, a decorrer hoje, em Luanda, é importante para os dois países, pois vai abordar questões de interesse comum.
“Vamos passar em revista as decisões tomadas na reunião passada, bem como avaliar a sua implementação e analisar as situações que ficaram por resolver, assim como discutir a questão da possível movimentação de estrangeiros na zona SADC nos próximos meses", informou em declarações à Angop.
Para o ministro da Defesa, o facto de a região Austral do continente vir a conhecer, nos próximos meses, uma movimentação em massa com a realização do mundial de futebol de 2010, a ter lugar na África do Sul, vai implicar novas medidas que evitem que durante o evento 'visitas indesejadas entrem na nossa região'.
Ao falar das relações bilaterais, Kalombo Mwansa considerou que os dois países estão ligados desde a Independência de Angola, e o facto de ao longo da fronteira comum existir sempre movimentação de pessoas, é um sinal da excelência das relações entre Angola e a Zâmbia.
Apontou como destaque na relação bilateral, o reforço da cooperação no domínio económico. Recordou que, aquando da visita do Presidente zambiano, Rupiah Banda, a Angola, em Março de 2008, foi abordada a questão da reabilitação dos corredores do Lobito e do Namibe, definidos como prioritários para o desenvolvimento da África Austral e constituídos por infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias, que poderão ligar Angola a outros países da região.
“Na altura a Zâmbia solicitou ao Governo angolano que construísse um ramal do caminho-de-ferro de Benguela até à fronteira com a Zâmbia”, concluiu.
A delegação angolana é chefiada pelo ministro da Defesa, Cândido Pereira Van-Dúnem, e integrada ainda o titular da pasta do Interior, Roberto Leal Monteiro "Ngongo".
Altos funcionários dos ministérios da Defesa, Interior, Relações Exteriores, Reinserção Social e Agricultura, bem como generais, almirantes e comissários das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, fazem parte da delegação.
A comitiva zambiana integra, além dos dois governantes, responsáveis do Governo e das Forças de Defesa e Segurança.

Diplomacia


Kiala Gabriel desloca-se à Argentina


Uma delegação empresarial angolana, chefiada pelo secretário de Estado da Industria, Kiala Gabriel, está a preparar uma visita de trabalho à Argentina. A deslocação terá lugar entre 17 e 23 de Maio e insere-se no quadro do reforço da cooperação bilateral.
Segundo uma nota divulgada pela Angop, uma fonte diplomática adiantou que estão previstos contactos com responsáveis do Ministério das Relações Exteriores, de associações empresariais, bem como da Câmara de Comércio e Indústria locais.
O programa inclui a realização de um workshop, dedicado ao "Ambiente Empresarial em Angola e Oportunidade de Investimento" nos sectores da Agricultura, Pescas, Turismo e Indústria Transformadora, bolsa de negócio entre empresários e instituições angolanas e argentinas. A delegação tem ainda previstas visitas a instituições e unidades agrícolas e industriais do país sul-americano.
As relações bilaterais entre Angola e a Argentina foram marcadas, no ano de 2009, pelo reforço da cooperação entre os dois países, como atestam as várias visitas de delegações bilaterais. No início do quarto trimestre, teve lugar a primeira sessão da Comissão Mista Bilateral para a Cooperação Económica, Cientifica, Técnica e Cultural, no decorrer da qual acordaram em fortalecer a cooperação em áreas, como das infra-estruturas, indústria transformadora, de matérias de construção e energia. Decidiram também incrementar relações nos domínios económico, comercial, cientifico-tecnológico, assuntos políticos, ensino superior, cultura e desporto.

Cultura

Heavy C em Saurimo


O músico Heavy C será a principal atracção cultural do fim-de-semana da população de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, onde se desloca no âmbito da digressão “Road Show Blue”. O evento consiste numa promoção da empresa de refrigerantes Refriango, que através da marca Blue tem proporcionado o encontro entre artistas de referência nacional e público das províncias.

O autor de sucessos como “Porquê”, “Não larga o amor” está a percorrer o país, desde 1 de Abril, com o intuito de promover o surgimento de novos talentos para o mercado angolano. No espectáculo, marcado para o dia 15 de Maio, na cidade Saurimo, o artista tem preparado um guião onde constam os temas “Casamento só Pra Que”, “Como me Sinto Eu”, “Homem casado”, “What are you doing?” e “Na tua mãe”.

A tournée é composta por espectáculos em 10 províncias, tendo passado pelas cidades do Uíge, Ndalatando, Kuito, Huambo, Ondjiva, Sumbe, Luena. O “Road Show Blue” tem como objectivo proporcionar momentos de alegria ao público das províncias. A animação começa uma semana antes de cada espectáculo, com a chegada de um trio eléctrico que percorre as ruas das localidades, passando música e promovendo passatempos e concursos junto da população.

Aviação


Rota Lubango/Luanda inaugurada


A companhia aérea “Servisair” iniciou ontem, terça-feira, a sua actividade, com o voo inaugural que vai ligar diariamente a cidade do Lubango (província de Huíla) à capital do país. De acordo com o comandante Fernando Freire, que tripulou o avião, a ligação entre as duas cidades promete ser profícua uma vez que o aparelho a ser usado é o maior entre os operadores da linha doméstica nacional. “O nosso avião tem mais capacidade do que todos os outros concorrentes da linha doméstica. Este, por exemplo, tem a capacidade para 141 passageiros, (22 em executiva e 119 em económica). Temos outro idêntico com capacidade para 164” , referiu, em declarações à Angop.
O comandante referia-se aos aparelhos do tipo MD82, de fabrico americano, com cerca de 15 anos de uso, que vão juntar-se a mais dois do mesmo fabricante e a dois Boeings 727-100, que compõem a frota inicial da companhia (seis aeronaves).
Para breve a “Servisair” antevê operar a partir de Luanda para os seguintes destinos: Cabinda, Menongue, Saurimo, Luena e Ondjiva. Ainda de acordo com o comandante, a companhia prevê acrescentar ao seu mapa as seguintes rotas: Luanda/Soyo/Cabinda/Luanda, Cabinda/Ondjiva/Cabinda, Lubango/Ondjiva/Lubango e Luanda/Huambo/Ondjiva/Luanda.
A estratégia da empresa indica que dois dos seis aparelhos serão baseados no Lubango e em Cabinda, outro ficará numa outra província ainda por definir e os restantes em Luanda.
A companhia aérea Servisair vem juntar-se a outras privadas em actividade no mercado nacional, tais como a Diexim Expresso, Sonair, Air26, Gira Globo, entre outras.

Saúde

Enfermeiros preocupados com a falta de oportunidades de formação


Os enfermeiros da província Lunda Sul mostaram-se preocupados com a falta de oportunidades de formação superior, média de especialidade e de promoção nas categorias de enfermeiros. Em declarações à Angop, o presidente da Ordem dos Enfermeiros de Angola na Lunda Sul, Miguel Daniel, referia ser necessária a criação de um núcleo do ensino médio e superior para a formação do pessoal da classe.
De acordo com o responsável, devido à ausência destes núcleos, os profissionais vêm-se obrigados a deslocarem-se para outras províncias, situação que traz poucos benefícios para a população e provoca a diminuição do pessoal. "Se houver estrutura de formação ao nível local nos vários níveis , tal possibilitará que os profissionais estudem aqui, pois só assim pode haver aumento nos salários," explicou.
De acordo com Miguel Daniel, o enfermeiro é o único profissional que menos ganha, pelo que pedem um tratamento especial. Informou que, no âmbito das comemorações do dia do enfermeiro, a assinalar-se hoje, foram desenvolvidos seminários sobre a malária e hipertensão arterial.
A Ordem dos Enfermeiros na Lunda Sul controla 697 enfermeiros, dos quais 92 filiados na organização.