Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Defesa

Ministério da Defesa anuncia período de recenseamento


O ministério da Defesa Nacional deu a conhecer em nota divulgada, hoje, à Angop, que irá decorrer, de 12 de Janeiro a 28 de Fevereiro, o recenseamento militar dos cidadãos do sexo masculino que nasceram entre o dia 1 de Janeiro e o 31 de Dezembro de 1992.
De acordo com o documento do Ministério da Defesa Nacional, o recenseamento deverá ser efectuado nas administrações municipais ou comunais da sua área de residência.
Refere igualmente que os cidadãos nacionais que vivem no exterior do país deverão proceder ao recenseamento militar nas Missões Diplomáticas da República de Angola. Neste sentido, e no quadro do programa de recenseamento militar, o Estado Maior General das FAA deverá orientar aos órgãos de recrutamento e mobilização a forma do cumprimento das normas estabelecidas para a execução do recenseamento militar. O recenseamento militar permite que as Forças Armadas Angolanas (FAA) determinem e mantenham um controlo de reservas aceitáveis que possibilitem a renovação regular e qualitativa dos seus efectivos. Os órgãos ou instituições do Estado com responsabilidade nas tarefas do recenseamento militar são, além do Ministério da Defesa, os do Interior, Relações Exteriores, Educação, Administração do Território e Administração Pública, Emprego e Segurança Social.


Turismo


Benguela com centros de informação turística


Dois centros de informação turística e um hotel escola serão construídos em 2010, na província de Benguela, anunciou a directora provincial da Hotelaria e Turismo de Benguela, Maria Alice Cabral.
Em declarações à Angop, a responsável afirmou que os centros de informação serão construídos nas cidades de Benguela e Lobito, enquanto o hotel escola será erguido na zona da Caotinha, arredores da capital da província.
Um dos objectivos do projecto consiste em tornar a província num centro turístico de referência a nível do país, estando planeada a criação do inventário e diagnóstico do potencial turístico dos municípios do interior, a elaboração de marketing turístico da província (contemplando calendário de eventos, roteiros turísticos, sites na internet) e a criação de uma assessoria de imprensa efectiva para promoção das potencialidades turísticas.
A identificação das necessidades de formação e qualificação profissional dos recursos humanos, assim como propor um plano anual de formação continua, modernização técnica administrativa do sector com meios adequados de forma a garantir a funcionalidade, são outros objectivos perspectivados para 2010.
A responsável adiantou também que o sector vai primar pela eficácia e segurança das aplicações informática e das redes de comunicação, tornar o departamento de inspecção e fiscalização numa máquina administrativa moderna e tecnologicamente avançada para corresponder as exigências actuais, promovendo formação específica do pessoal com meios, transportes e equipamentos especializados.



Hotelaria


Hotéis em todos os municípios
O Governo angolano vai edificar, a partir de 2010, hotéis em todos os municípios do país. No total, serão construidas 165 unidades, com capacidade de 50 quartos cada. O objectivo consiste em responder aos desafios de promoção do turismo interno e externo, disse hoje, em Luanda, o ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi. De acordo com o titular da hotelaria de turismo, em declarações à Angop, estão ainda agendadas, para 2010, acções de iniciativa privada para a construção de outras sete unidades hoteleiras, que vão ajudar, deste modo, na ampliação qualitativa e qualitativa da rede nacional.
No caso dos 165 hotéis que começarão a ser erguidos a partir de 2010, referiu o ministro, trata-se do envolvimento do Estado no sentido de dar resposta à carência de quartos com que se depara o país. Sem revelar custos, o governante disse que este é um projecto, com qual se quer uma cobertura nacional da rede hoteleira. "No entanto, existem outros num plano mais alargado, que consideramos ser a cadeia de luxo, que será operacionalizado através de uma linha de crédito do Canada que prevê a construção de 30 hotéis de estrelas”, referiu o ministro. Pedro Mutindi lembrou ainda que nesta fase estão em curso as obras de construção de cinco unidades hoteleiras de 138 quartos cada, cuja conclusão esta perspectivada para o primeiro trimestre de 2010.
“No mesmo período, esperamos também inaugurar três hotéis-escolas, com capacidade de 96 quartos cada”, frisou o governante, referindo que os próximos anos se afiguram extremamente optimistas para o crescimento da indústria hoteleira angolana.
Para acelerar este processo, de expansão da rede nacional, o governante disse que se está a trabalhar na elaboração do plano director do turismo e do inventário dos recursos turísticos de Angola.

Ambiente


2010, o ano da biodiversidade


O Ministério do Ambiente, em colaboração com os seus parceiros, vai fazer de 2010 o ano de protecção da biodiversidade de Angola, dando maior ênfase à conservação da Palanca Negra Gigante. A agência de notícias Angop revela que as acções programadas para este objectivo estão relacionadas com a efectivação da criação das novas áreas de conservação (parques e reservas naturais) e zonas transfronteiriças. A estratégia consiste em aumentar de seis para 15 por cento a superfície total de território legalmente protegido. A instituição está empenhada em reforçar os programas de sensibilização da sociedade na protecção e conservação da biodiversidade angolana, através da realização de palestras e distribuição de panfletos e manuais com informações ligados à preservação do planeta terra no geral. De acordo com uma nota oficial do Ministério do Ambiente enviada à Angop, para este ano está prevista a continuidade do programa de recuperação dos parques nacionais de Angola, cujo processo teve início em 2000. O programa consiste na recuperação das infra-estruturas administrativas e apetrechamento dos parques nacionais, reposição da administração do Estado, restabelecimento da própria flora e fauna e enquadramento de novos fiscais e outros quadros necessários para o funcionamento adequado destes.
Com o apoio de várias instituições, entre os quais a Cooperação Técnica Alemã (GTZ), foram já recuperados os parques nacionais da Kissama (Bengo), Cagandala (Malange), enquanto finalizam os trabalhos no Bicuar (Huíla), Iona (Namibe), faltando da Cameia (Moxico), Mupa (Cunene) e outras reservas naturais. O ministério conta recuperar os parques integrando também as comunidades na gestão dessas áreas, a melhoria das condições de vida das populações que vivem no interior dos mesmos.

Cultura


Bonga em biografia


O jornalista angolano João Paulo N'Ganga é o autor do livro biográfico intitulado “Bonga, O Maioral”, que retrata as vivências e a trajectória artística do cantor angolano Barceló de Carvalho, mais conhecido por Bonga. Ao longo de 115 páginas com ilustrações, o autor aborda a vida de Bonga desde o seu nascimento até à sua internacionalização como profissional na música, não esquecendo a sua passagem pelo desporto, enquanto atleta.
O jornalista ressaltou, durante a apresentação da obra, que apesar de viver mais de 40 anos fora do país, Bonga sempre cantou e representou Angola nos palcos internacionais tal como é. O artista ostenta o título de embaixador da música angolana por mérito próprio, pois, segundo João N'Ganga, não foi outorgada por nenhuma instituição, tendo decorrido da força do seu trabalho. “Com esta biografia, quis registar as memórias da figura mais emblemática da cultura musical angolana que tem sabido manter e divulgar a identidade angolana no exterior há 43 anos”, sustentou.
Por seu lado, Bonga enalteceu a iniciativa de João N'Ganga por debruçar-se sobre a sua figura e trajectória, porquanto é um contributo para a história da música nacional.
Bonga nasceu a 5 de Setembro de 1942, na província do Bengo e foi galardoado internacionalmente com vários prémios ao nível da música, tendo recebido o disco de ouro e de platina. Actuou em vários palcos importantes do mundo e lançou os discos “Angola 72” é o seu primeiro disco, lançando depois “Angola-74”, “ Raízes, em 1975”, “Kandandu”, “Sentimentos” e o “ Bairro-2008”.
Bonga foi ainda campeão angolano de atletismo nos 100m, 200m e 400m. O talento desportivo valeu-lhe sete vitórias no campeonato português de atletismo, ao serviço do Benfica de Portugal.