Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 30 de junho de 2009

Investimento

Sistema de informação e gestão com investimento de 15 MD




A petrolífera angolana Sonangol e o gigante alemão do software de informação e gestão empresarial, SAP, anunciaram hoje em Luanda o reforço da sua parceria, envolvendo um investimento de 15 milhões de dólares (10,6 milhões euros).
A companhia alemã é fornecedora de software à Sonangol desde 1997. Porém, segundo anunciou hoje o administrador da petrolífera angolana, Fernando Roberto, as duas empresas preparam-se para dar um salto qualitativo na sua relação com a extensão dos serviços da empresa alemã a diferentes ramos do Grupo Sonangol.
O responsável do grupo angolano apontou os serviços da SAP como essenciais no combate à "burocracia e às redundâncias", considerando esta uma "parceria gratificante". No entanto, admitiu que "as ferramentas disponibilizadas pela SAP ainda não são suficientes para resolver o problema da distribuição de combustíveis em Luanda". O administrador da Sonangol salvaguardou que os sistemas da SAP, cujo "upgrade" está em marcha, "já permitem à empresa ter um maior controlo e informação sobre a situação da distribuição".
Os encargos referidos pela Sonangol, "entre 11 a 15 milhões de dólares norte-americanos", são referentes aos "pacotes" fornecidos para os diferentes sectores do grupo, mas incluem também a manutenção, a aquisição de licenças e a formação por parte da SAP dos técnicos da Sonangol.
O novo software da Sonangol fornecido pela SAP deverá estar, ainda segundo Fernando Roberto, aplicado num prazo de três a quatro anos e esta nova versão já terá melhorias na capacidade do sistema de adaptar a outros sistemas SAP aplicados noutras empresas, bem como a sistemas da concorrência.

Moda


''Angola Fashion Week'' terá maior tempo de exibição



A empresa promotora do Angola Fashion Week "Arenadirect" aumentou para três os dias de apresentação do maior evento de moda no país. O evento arranca hoje. A razão prende-se com o aumento do número de estilistas, adiantou, hoje, o administrador da instituição, Bruno Albernares. Durante uma conferência de imprensa realizada no Cine Atlântico, em Luanda (local que acolhe a partir de hoje a 10ª edição do evento), o responsável explicou que a organização preferiu acrescentar mais um dia para dar espaço e oportunidades ao que chamou de “sangue novo”.
Ao invés das edições anteriores, este ano a organização promove uma festa, que será realizada após o evento (dia 2 de Julho). De acordo com o responsável, participam no encontro 14 estilistas, sendo 12 angolanos, um brasileiro e um português. Em relação ao orçamento, Bruno Albernares não adianta quantias.
A Arenadirect espera uma afluência de 1800 pessoas, durante os três dias de exibição das novas tendências. O programa para hoje aposta nos estilistas e manequins estreantes. Amanhã seguem-se as apresentações das lojas de roupa nacionais e no último dia aguardam-se os estilistas angolanos e estrangeiros de renome.
António Augusto (o mais internacional e premiado dos estilistas angolanos), Dina Simão e Nadir Tati, bem como Nuno Gama (Portugal), Tony Palha e Totem (Brasil) são alguns dos nomes que vão passar pelo evento.

Tecnologia


Rede de fibra óptica ficará operacional em 2012



O Ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José da Rocha, afirmou que a rede de fibra óptica vai revolucionar as comunicações em Angola e estará operacional em 2012, com a ligação em todas as capitais do país.
Falando aos jornalistas no final de uma visita aos municípios da Kibala e Cela, o governante fez saber que estão "a trabalhar duro para que, dentro dos prazos avançados, o país esteja interligado através das comunicações por fibra óptica."
"Temos uma empreitada de sete mil quilómetros em todo o país", dois mil dos quais já se encontram ocupados pelos cabos, referiu, adiantando que a este processo associa-se o trabalho de desminagem.
A província do Kwanza Sul tem já estendidos os cabos de fibra óptica num percurso de 240 quilómetros, nomeadamente no Sumbe, Gabela e Wako Kungo.
O ministro aproveitou a visita para se inteirar do funcionamento do sector, avaliar a execução física dos projectos e dar orientações, que visam melhorar a prestação de serviço.
A fibra óptica é um meio sustentado pelo sistema de transmissão utilizado em zonas electromagnéticas, utilizando o sinal através de uma rede de telecomunicações de alta tecnologia de nova geração.

Energias renováveis


Projecto hidroeléctrico de Baynes impulsionará crescimento




O secretário de Estado para as Águas, Luís Filipe da Silva, referiu, em Luanda, que a implementação do projecto hidroeléctrico de Baynes, na Bacia do Rio Cunene, vai permitir acelerar o desenvolvimento do país, principalmente na sua região sul. O governante pronunciou-se à margem de um encontro de consulta pública sobre o estudo de impacto ambiental do projecto hidroeléctrico bi-nacional (Angola/Namíbia) de Baynes. Para o dirigente, a entrada em funcionamento da referida barragem vai desenvolver, principalmente, a região sul de Angola, com maior incidência para os sectores da indústria e das minas.
De acordo com Luís Filipe da Silva, a efectivação do projecto será uma mais-valia para Angola e para a Namíbia, que depende em termos energéticos, em grande medida, da importação de carvão e energia eléctrica da África do Sul. Luís Filipe esclareceu que a escolha da zona de Baynes, para implementação do projecto, em detrimento de outros locais, se deve às vantagens da região, que permitem reduzir o impacto ambiental. Segundo o secretário, a construção de qualquer projecto hidroeléctrico, que envolve a construção de uma barragem, causa sempre danos ambientais, por isso os governos dos dois países estão a realizar pesquisas para minimizar os estragos ambientais e sociais naquela área.
A primeira fase do estudo de viabilidade técnica/económica e social fica concluída em 2010.

Construção

Obras do novo parque de feiras de Luanda arrancam no próximo ano


As obras da nova Feira Internacional de Luanda terão início no próximo ano e vão contar com a cooperação da Associação Empresarial de Portugal e da Exponor.
O acordo celebrado em Janeiro estabeleceu que os certames a realizar pela parceria AEP/FIL terão uma área líquida não inferior a 2.000 metros quadrados.
Entre outras facilidades, a Feira Internacional de Luanda (FIL) garantirá o apoio logístico e operacional no acompanhamento das tarefas de desalfandegamento e na entrada de produtos estrangeiros em Angola, bem como a tramitação e obtenção dos vistos necessários aos expositores oriundos de outras paragens.
O parque de feiras de Luanda acolherá, entre 30 de Julho e 2 de Agosto, a Export Home Angola (feira de mobiliário, decoração, iluminação e têxteis-lar), onde vão participar 73 empresas portuguesas e seis expositores angolanos.