
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Energia

Administração Pública
Lembrou que o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos declarou, na III Conferência Nacional do MPLA, que “de entre os princípios da boa governação não se deve descurar o combate à corrupção e o tráfico de influências, pela sua repercussão negativa sobre o normal funcionamento das instituições públicas e privadas (…) levando a práticas lesivas dos interesses dos cidadãos".
Paulo Kassoma apelou a que se aceite como natural e necessária a actividade dos serviços de inspecção, fiscalização e controlo da administração pública, na medida em que visa proteger o uso lícito dos recursos públicos. Referiu igualmente que o resultado da sua actividade pode constituir também uma referência para a elaboração das previsões orçamentais, já que pode conter dados consolidados sobre os custos com aquisição e manutenção dos bens públicos, identificando os gastos desnecessários e daqueles que são imprescindíveis para o funcionamento das instituições e empresas.
O ministro realçou ainda que a eficácia do registo e controlo do património do Estado, não só viabiliza a actividade dos serviços de inspecção e controlo, como constitui um pressuposto para a elaboração da conta geral do estado, cuja primeira edição está em curso e que será submetido proximamente à Assembleia Nacional.
A conferência, que termina amanhã, decorre sob o lema “Por uma gestão pública eficiente, transparente e eficaz, reforcemos o papel e importância dos serviços do sistema de controlo interno da Administração do Estado.” Nos dois dias de trabalho, de acordo com o programa, serão discutidos temas como “Investimentos públicos e respectivo regime jurídico”, “o orçamento geral do Estado”, “Gestão do património do Estado”, “Contabilidade pública”, “Moralização da administração pública” e o "Papel do Tribunal de Contas na gestão da coisa pública”.
Desarmamento

As armas entregues pela população de forma voluntária começaram a serem destruídas, ontem, na província do Uíge, em acto presenciado pelo governador local, Mawete João Baptista. No total, foram neutralizadas 7.886 armas de diversos calibres, entre as quais constam objectos do tipo Akm, AKS, G3, carabinas, Estreling, munições, 857 minas e outros engenhos explosivos, que se encontravam em estado obsoletos.
O governador da província do Uíge, Mawete João Baptista, aproveitou o momento para destacar a importância do programa de desarmamento, no quadro da estratégia do governo angolano que visa garantir a segurança e a tranquilidade das populações.
O governador reafirmou ainda que o governo provincial vai continuar a desenvolver uma série de acções que visam sensibilizar as comunidades, principalmente aqueles que teimosamente insistem em ter uma arma em sua posse, no sentido de procederem a sua entrega aos efectivos da Polícia Nacional.
Análise
O economista angolano Afonso Chipepe considera que o preço actual do petróleo no mercado internacional (USD 79,71) resulta das estratégias adoptadas pelos principais grupos de interesse que actuam nesta área, sobretudo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

O economista assinala que há uma conjugação de factores que têm interferido nos preços, como o factor estruturante de procura e oferta, assim como o factor conjuntural relacionado aos conflitos regionais e geopolíticos nos países produtores, e o enfraquecimento do dólar norte-americano. De acordo com o especialista, do lado da oferta a principal pressão sobre os preços deriva da situação do médio oriente e incluem as incertezas que advêm não só do Iraque, mas também de outros países da região sobretudo da Arábia Saudita. Aliado à procura, o outro factor tem a ver com a insegurança política existente na maioria dos países exportadores, facto que inibe os investidores, desestimulando o ingresso de capitais necessários à expansão da capacidade de produção. "Tudo isto tem criado forte expectativa de que a oferta de petróleo no mercado mundial não será suficiente para atender a crescente procura", anuiu.
Projecto governamental

O Governo angolano prevê instalar cinco mil furos de captação de águas até 2012, de forma a assegurar o fornecimento do produto a 275 localidades distantes das zonas urbanas do país.