Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Alfândegas

Empresários queixam-se de atrasos no Cunene


Os empresários da Huíla têm manifestado o seu descontentamento em relação às dificuldades que encontram no processo de desalfandegamento de produtos a partir do posto fronteiriço de Santa Clara, na província do Cunene. O presidente da Associação Agro-Pecuária Comercial e Industrial da Huíla (Aapcil), António de Lemos, denunciou à Angop que se verifica um excesso de burocracia nas alfândegas do Cunene.
O responsável alegou que há casos em que as encomendas dos filiados ficam dez meses a aguardar pelo desalfandegamento, o que contribuiu para alguns prejuízos na sua actividade económica, dando como exemplo os importadores de viaturas, um dos sectores mais afectados por esta questão. António Lemos sugere a criação de um Porto Seco no Lubango. A urgência da instalação deste equipamento chegou a ser defendida pelo antigo ministro das Finanças, João Pedro de Morais. “Um porto seco facilitaria o desalfandegamento das nossas mercadorias localmente, até porque existe já um espaço para tal, facto que traria vantagens não só aos utentes, como para a própria província”, argumentou.
Recorde-se que os importadores da Huíla possuem três pontos para a recepção de produtos. No entanto, devido à proximidade com o porto de Walvis Bay (Namíbias), o principal destino das mercadorias é a região do Cunene, que beneficia da celeridade no desembarque e grande afluência de navios.

Desminagem



INAD liberta três mil hectares de terra

A brigada provincial do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) da Lunda Sul anunciou que limpou no primeiro trimestre de 2010, 3.870 hectares de terra ao nível da província. Durante o referido período, foram removidos e destruídas 23 minas anti-pessoal, três anti-tanque e 233 engenhos explosivos não detonados. Em entrevista à Angop, João Miguel, chefe de departamento provincial do INAD, fez o balanço dos primeiros meses do ano e admitiu que as actividades decorrem a bom ritmo. Actualmente, o Instituto encontra-se a desminar a via Saurimo/Luena, de forma a permitir a colocação da fibra óptica. A comuna do Cassai Sul também tem sido alvo da actuação do INAD, devido ao processo de colocação de uma conduta de água num perímetro de 493 metros.
De acordo com o responsável, está programada ainda para este ano a desminagem das reservas fundiárias e do perímetro irrigado do Cupuepua no município do Muconda, faltando apenas 20 quilómetros de estrada para terminarem o trabalho no troço que liga a Lunda Sul ao Moxico com previsões de terminarem no fim deste mês.
De acordo com João Miguel, INAD tem no terreno uma brigada de 49 pessoas, dos quais nove são administrativos, divididos em dois grupos com duas áreas.
Quanto aos constrangimentos à actividade, o responsável aponta a chuva como o maior entrave, sustentado que não tem falta de meios.

Desporto


Manucho decisivo para o Valladolid

O internacional angolano do Valladolid de Espanha, Manucho Gonçalves, foi determinante para a vitória sobre o Sevilha, na noite de ontem, terça-feira. O atleta dos Palancas fez o segundo golo da equipa (2-1). O resultado conquistado é vital para o Valladolid, numa altura em que tenta fugir à despromoção na liga espanhola. A equipa encontra-se agora a três pontos do Málaga, primeiro clube acima da linha de água (que tem um jogo a menos).
Os andaluzes, por seu lado, correm o risco de cair para o sexto lugar e de ficar mais longe de uma possível qualificação para a Liga dos Campeões.
O Valladolid adiantou-se no marcador com um excelente cabeceamento de Diego Costa. O segundo golo apareceu pelo pé esquerdo de Manucho, na sequência de uma grande jogada de Alemán (fez as duas assistências). O momento da noite seria, contudo, o golo do Sevilha, um remate do central Cala a mais de 30 metros da baliza de Jacobo.

Defesa


Missão de Defesa revela vantagens da cooperação

O ministro da Defesa da Guiné Bissau, Arestides Acante da Silva, afirmou hoje, quarta-feira, em Luanda, que a sua deslocação a Angola, dias depois da visita efectuada pelo presidente da República, Malam Bacaí Sanha, “demonstra o grau de intensidade da cooperação entre os dois países, não só na área da Defesa”. Questionado pela Angop lembrou que Bacaí Sanha esteve em Angola com o objectivo de solicitar auxílio para a reorganização das suas forças armadas, que enfrentam alguns problemas organizativos devido à crise política que o país enfrenta. O diplomata acrescentou ainda que se verificam "boas perspectivas para se estender a cooperação bilateral, para que o bem fazer angolano possa servir a Guiné-Bissau”.

Arestides da Silva recordou que Angola acolhe militares, políticos e estudantes guineenses no seu território nacional há bastante tempo, reflectindo o desenvolvimento das parcerias entre as duas nações.

Por outro lado, o ministro guineense defendeu o alargamento das relações não só no quadro bilateral, como também multidimensional a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Diplomacia

Ministro português visita Bengo

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, João Gomes Cravinho, encontra-se hoje, quarta-feira, na província do Bengo, para uma visita de trabalho, com vista a acompanhar o projecto do Centro de Investigação de Saúde em Angola (CISA). De acordo com uma nota divulgada pelo Governo Provincial do Bengo à Angop, a deslocação insere-se no programa de cooperação entre os dois países. A delegação lusa é composta pelo presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Manuel Correia, pela administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota e a directora da entidade, Hermínia Cabral.
Recorde-se que o CISA foi criado em 2006, após um memorando de entendimento firmado entre o Governo angolano e português e a Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido confirmado em Abril de 2007. O Centro de Investigação destina-se a estudar as doenças mais visíveis (malária, tuberculose, HIV/Sida) e que são alvo dos habituais investimentos, bem como das patologias que merecem menor atenção por parte da comunidade científica e pelas redes de auxílio de projectos.