Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Telecomunicações

Angola Telecom promove Wi-fi supernet




A empresa nacional de telecomunicações (Angola Telecom) criou acções de divulgação da Wi-Fi Supernet durante o Campeonato Africano de Nações, CAN Orange 2010, que vai até ao dia 31 deste mês.

O novo serviço de internet rápida, sem fios e de alta qualidade, pode ser testado no stand da Angola Telecom no Belas Shopping, onde se encontra um técnico da empresa para esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento. De acordo com uma nota da empresa divulgada à Angop, o produto também está a ser promovido no Aeroporto 4 de Fevereiro, nas secções de embarque e desembarque, tanto na área nacional como na internacional.

A nota refere que o novo serviço está ainda disponível nos estádios onde está a decorrer a competição, especialmente em pontos próximos aos camarotes e ao centro de imprensa.

Pode ainda aceder ao Wi-Fi Supernet pelos chamados hot spots, que são zonas de cobertura da tecnologia espalhados por locais de uso público, como hotéis, aeroportos, centro de convenções, entre outros. A nota esclarece que para utilizar o serviço, é necessário adquirir um cartão de acesso pré-pago, um scratch card, em qualquer revendedor autorizado ou nas próprias lojas Angola Telecom. São três as opções de serviço - por um período de uma hora de utilização, a serem usados no decorrer de 24 horas após o primeiro uso, paga-se 700 Kwanzas; por três horas com validade de 48 horas, custa 1300 Kwanzas e com 3300 Kwanzas adquire-se um cartão de 24 horas de uso da internet, a serem utilizados em até cinco dias.

Devido ao CAN, Angola Telecom investiu na expansão dos serviços de telefonia fixa convencional e sem fios, em novos pacotes para a internet, para comentadores de futebol e cabines públicas de telefones.


Desminagem


INAD recebe meios para trabalhos de desminagem


Duas máquinas destinadas para os trabalhos de desminagem foram entregues ontem na cidade do Kuito, pelo governo da província do Bié, ao Instituto Nacional de Desminagem (INAD), em cerimónia testemunhada pelo governador local, Álvaro Manuel Boavida Neto.
O coordenador de desminagem na província do Bié, Andrade Adolfo, sublinhou, em declarações à ANgop, que os referidos meios vão juntar-se aos demais já existentes, para facilitar os trabalhos de remoção de minas e outros engenhos explosivos não detonados.
As máquinas serão utilizadas na desminagem das reservas fundiárias localizadas na área do Chissindo no arredores da cidade Kuito, onde serão construídas pelo governo milhares de residências.
Andrade Adolfo informou ainda que, as mesmas máquinas servirão igualmente para desminagem de campos agrícolas, visando favorecer o fomento da agricultura ao nível da região. O responsável enalteceu o empenho das empresas de desminagem que operam na província pois, segundo ele, o seu trabalho está a contribuir para a redução de mortes e mutilações por engenhos explosivos não detonados, permitindo o aumento de campos agrícolas.
O chefe de departamento do INAD no Bié, José Virgílio, mostrou-se satisfeito, acrescentando que os novos meios vão contribuir para a melhoria da prestação dos serviços dos seus sapadores.
Na província do Bié, os trabalhos de desminagem são assegurados pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), The Halo Trust, " Cassamba e Filhos" e brigada de engenharia das Forças Armadas Angola

Constituição

Constituição consagra princípio de descentralização política



A organização democrática do Estado, ao nível local, estrutura-se com base no princípio da descentralização política que compreende a existência de formas organizativas do poder local. O princípio vem consagrado no artigo 213º, sobre os Órgãos Autónomos do Poder Local, da nova Constituição da República de Angola, ao qual a Angop teve acesso.
O mesmo artigo refere, que as formas organizativas do poder local compreendem as Autarquias Locais, as instituições do poder tradicional e outras modalidades específicas de participação dos cidadãos, nos termos da Lei.
Relativamente ao Princípio da Autonomia Local, o artigo 214º confere o direito e a capacidade efectiva das autarquias locais gerirem e regulamentarem, nos termos da Constituição e da Lei, sob sua responsabilidade e no interesse das respectivas populações, os assuntos públicos locais.
Já o artigo 215º, sobre o Âmbito da Autonomia Local, dá conta que os seus recursos financeiros devem ser proporcionais às atribuições previstas pela Constituição ou por Lei, bem como aos programas de desenvolvimento aprovados. O mesmo artigo estabelece que uma parte dos recursos financeiros das autarquias locais deve ser proveniente de rendimentos e de impostos locais.

Economia

Aguinaldo Jaime quer empenho na reconstrução nacional






O Coordenador da Agência Nacional de Investimentos Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime, reiterou recentemente que Angola está fortemente empenhada no processo de reconstrução de infra-estruturas básicas para permitir o desenvolvimento sustentado do país.
O dirigente lembrou o objectivo do Governo angolano num jantar co-organizado pela ANIP e pelo Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), destinado a entidades públicas e privadas, visando a promoção e atracção de investimentos para a região Austral, durante e depois do “CAN2010”, a decorrer em Angola, e da “Copa do Mundo 2010” previsto para Junho na África do Sul.
A Angop noticia que o responsável justificou que, pelo propósito de reconstrução das infra-estruturas básicas do país, a ANIP se tem desdobrado em muitas iniciativas internas e externas tendentes a atrair investimentos que possam viabilizar os projectos delineados pelo Governo angolano. “É aqui onde a ANIP e a SADC têm uma actividade que pode ser complementar. Coordenar esforços conjuntos nos projectos de energia, electricidade, telecomunicações, água, transportes e vias de comunicação”.
Por outro lado, Aguinaldo Jaime destacou as dificuldades com que se confrontam as economias da região, isto é, as exiguidades de mercados nacionais que não permitem em certa medida a realização de economias de escala, salientando no entanto que o ideal de integração regional da SADC é uma saída. Para o dirigente, esses ideais estabelecem mercados vastos que ultrapassam as fronteiras nacionais e podem facilitar a captação de investimentos necessários para viabilizar os grandes projectos nos domínios das infra-estruturas básicas com impacto na SADC. “Por isso há aqui um espaço de concertação entre a ANIP e a SADC. É isso que nos propusemos fazer para o futuro. Iremos coordenar os nossos espaços e acções por forma a atrair eficazmente investimentos estruturantes na nossa região”, encerrou o orador.

CAN 2010

Fim do sonho



Angola foi eliminada este domingo ao perder hoje por 0-1 diante do Ghana, no estádio 11 de Novembro em Luanda, no jogo dos quartos-de-final do CAN2010. O golo da vitória foi apontado por Gyan aos 16 minutos.

Nesta edição, os Palancas Negras terminaram em primeiro no grupo A, com cinco pontos de um empate a quatro golos com o Mali, uma vitória sobre o Malawi (2-0) e fechou a série com um nulo diante da Argélia.

O Ghana vai disputar as meias-finais com o vencedor do jogo Zâmbia-Nigéria, marcado para hoje, segunda-feira, no Lubango às 20h30.

O destaque desta fase recai para o Egipto-Camarões (hoje, às 17h00).




Seleccionador pede desculpa aos angolanos



O técnico da selecção nacional de futebol, o português Manuel José, pediu desculpas ao povo angolano pelo afastamento dos Palancas Negras da Taça de África das Nações Orange-Angola2010, após derrota de ontem, diante da similar do Ghana, no primeiro desafio dos quartos-de-final.

O treinador, referiu, durante a conferência de imprensa no Estádio Nacinal 11 de Novembro, em Luanda, que a população foi excepcional com a selecção nacional durante a preparação e na competição. "Fomos bem acompanhados e acarinhados, por isso, este povo merecia muito mais, mas nesta fase do campeonato deve haver sempre um vencedor para definir as posições finais", explicou.

Manuel José afirmou sair de cabeça erguida nesta prova, pelo esforço que os jogadores fizeram durante a primeira fase e neste jogo frente aos ganenses. O técnico dos Palancas Negras indicou que o golo madrugador dos Black Stars também terá influenciado negativamente o desempenho dos seus atletas, já que a equipa adversária fechou-se completamente para impedir o progresso dos angolanos. "O golo foi um tónico para o Gana, que aproveitou bem aquela oportunidade e marcou. Criamos mais oportunidades que os nossos opositores, mas eles souberam gerir da melhor forma a vantagem", reconheceu.

O responsável da equipa técnica angolana realçou ainda que as ocasiões criadas no segundo tempo não foram bem aproveitadas, pelo menos para chegar ao empate, destacando que tiveram falta de "sorte para concretizar o nosso sonho que era melhorar o lugar alcançado na edição anterior no Ghana 2008".

Quanto ao seu futuro no comando da selecção nacional, disse que o seu contrato termina apenas em Junho. “Cumprimos com o nosso primeiro objectivo que era melhorar a posição anterior. Antes dizia que se Angola não passasse a primeira fase me demitiria. Mas não o faço porque fizemos o que pretendíamos", finalizou.