Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 2 de julho de 2009

União Africana


Angola prefere união económica à política dentro da organização africana



O ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Assunção dos Anjos, anunciou hoje, em Sirte, na Líbia, que a união entre os países africanos deverá acontecer primeiro no âmbito económico para depois passar a um plano político.

As declarações foram proferidas durante a XIII Cimeira da União Africana (UA), que está a decorrer até amanhã, na Líbia. A reacção de Assunção dos Anjos perante o desejo manifestado por muitos países, no sentido de se criar uma "autoridade" dotada de poderes alargados na UA, exclui "uma mudança na posição do seu país". Por seu lado, explicou que os angolanos "preferem encaminhar-se lentamente para uma união que deverá acontecer primeiro no plano económico antes de político".

O presidente da Líbia e líder em exercício da UA, Muammar Kadhafi, apela à criação desta "autoridade" com poderes alargados, apesar das reticências de diversos países, especialmente da África Austral.

Muitas nações reprovaram Kadhafi por forçar as suas posições durante a reunião a favor da criação de uma "autoridade" com poderes executivos, em três domínios que tocam a soberania dos Estados: defesa, relações internacionais e comércio exterior. O líder líbio, que está "zangado" com esta demora em ampliar os poderes da organização, tem como aliados o Senegal e o Mali. Porém, encontrará resistência entre países como a Nigéria, a África do Sul e Angola.

O projecto de governo africano foi objecto de desacordo na cimeira anterior, em Addis Abeba, em Fevereiro. A questão continua a ser um tema delicado entre os países participantes da actual reunião em Sirte.


Cimeira

Ministro dos Petróleos participa em cimeira mundial


O ministro dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos encontra-se desde hoje na China, para participar na Cimeira Mundial "Think Tank", que se debruçará sobre as tendências da crise financeira internacional, em busca de soluções para revigorar o crescimento da economia mundial. O evento, que terá lugar em Pequim, arranca amanhã e prolonga-se até sábado, contando com a presença do responsável angolano, na qualidade de presidente da OPEP.
Durante o encontro serão analisadas as medidas a adoptar para contornar o actual momento que vive na economia global. Será discutido o estabelecimento de uma nova ordem financeira internacional, bem como as implicações da crise nos processo de globalização.
Os organizadores acreditam que nenhum país está imune à crise, pelo que é provável que esta se torne ainda mais profunda, sendo necessário que "todos trabalhemos juntos". Os Estados Membros partilham a opinião de este panorama afecta de igual modo a indústria petrolífera mundial.



Legislação


Fumar em locais públicos dá direito a multa



A incumprimento da lei aprovada ontem, que determina a proibição de fumar em locais públicos, implica a aplicação de coimas que oscilam entre cinco e dez salários mínimos para os prevaricadores. Os estabelecimentos públicos também serão punidos com multas que variam entre oito e 15 salários mínimos.
As novas regras para fumadores aplicam-se a instituições da administração central e local, unidades hoteleiras, restaurantes, aeroportos, discotecas, cabinas telefónicas, estações de comboio e respectivas casas de banho.
"O diploma legal estabelece multas quer ao cidadão que insista em fumar depois de advertido, quer aos estabelecimentos, que permitirem o uso do tabaco. O produto das multas vai reverter a favor do combate às doenças provocadas pelo uso do tabaco", elucidou Jesus Maiato, director do gabinete jurídico do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social. A lei define que só é permitido fumar em locais onde o fumador esteja sozinho para não prejudicar a saúde dos outros.
Nos restaurantes e locais semelhantes há a possibilidade de se criar áreas próprias para fumadores, desde que o fumo não se espalhe para as áreas de não fumadores. Os espaços que não possuem essas condições deverão afixar o dístico referente à proibição de acender o cigarro.



Orçamento de Estado

Plano Nacional para 2009 em debate



O Projecto de Lei de Revisão do Orçamento Geral do Estado e do Plano Nacional para 2009 volta a ser debatido hoje na Assembleia Nacional, em Luanda.

As bases da proposta de revisão do Plano Nacional e do Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2009 foram apresentadas ao Parlamento na última quinta-feira, regressando hoje ao plenário para aprovação. O documento que revê o OGE prevê receitas fiscais avaliadas em 1.615,2 mil milhões de kwanzas, contra os 2.371,5 mil milhões do primeiro orçamento. Propõe ainda despesas fiscais calculadas em 2.371,5 milhões contra os iniciais 2.848 mil milhões de kwanzas. O déficit fiscal deve rondar os 756,3 mil milhões de kwanzas, equivalente a 15,2 porcento do PIB, muito acima do previsto (448,7 mil milhões de dólares correspondente a 7,7 do PIB).

O novo programa estabelece como prioridades acções que visem a garantia da estabilidade macro-económica, a redução do grau de abrandamento da taxa de crescimento do PIB e a melhoria da regulação económica e da concorrência. Para atenuar os impactos da crise financeira e económica, o projecto prevê a aposta em políticas que contribuam decisivamente para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

O plenário será orientado pelo vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço. António Kassoma será o porta-voz da equipa do Governo.


Basquetebol

Selecção a caminho de Portugal


A selecção nacional sénior masculina de basquetebol viaja hoje para Portugal, com o intuito de participar no torneio internacional de Almada e nos Jogos da Lusofonia, que decorrem entre 10 e 19 de Julho. A deslocação insere-se no âmbito da preparação da equipa para o Campeonato Africano das Nações em Basquetebol “Afrobasket2009”, que terá lugar na Líbia, de 05 a 15 de Agosto.

No último mês, os trabalhos da equipa foram repartidos entre as províncias de Luanda, Cabinda e Benguela. A deslocação a terras lusas faz parte da última fase de preparação do grupo. O "cinco" angolano tem ainda agendada uma passagem por Itália, onde deverá realizar duas a três partidas de controlo.

Os atletas, orientados por Luís Magalhães, apuram as tácticas esta manhã no pavilhão do Rio Seco, sendo o último treino antes de rumarem a Portugal, ao final do dia. Entre os 18 convocados, destacam-se as ausências de Paulo Santana, Edmundo Ventura, José Nascimento e Divaldo Bunga.

Na primeira fase do Afrobasket, Angola vai defrontar as selecções do Mali, Egipto e Moçambique.