Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Desporto

Angola garante qualificação



A selecção nacional qualificou-se hoje para os quartos de final do CAN2010, como primeiro do grupo A, ao empatar sem golos com a Argélia no estádio11 de Novembro, em Luanda.

Os argelinos ficaram em segundo superando o Mali que, embora tenha vencido o Malawi, foi superado no sistema de desempate.

Esta é a segunda vez que Angola se qualifica para esta fase da prova, depois do Ghana2008.

Política

Assembleia Nacional aprova resoluções sobre Plano Nacional e do OGE






A Assembleia Nacional aprovou, por unanimidade, a resolução que admite as recomendações ao Plano Nacional 2010/2011 e o Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano em curso.
A deputada Júlia Ornelas, que apresentou o documento, referiu que a resolução acolheu as recomendações contidas no relatório/parecer no Plano Nacional e do OGE, que foram amplamente debatidas quer na especialidade, quer na generalidade e aprovadas na reunião plenária do dia 15 de Dezembro de 2009, orientada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Do encontro saiu ainda a resolução sobre a metodologia de trabalho da Comissão Constitucional com 172 votos a favor, 13 contra e sete abstenções. O relatório/parecer da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Jurídicos e Regimento, apresentado pelo deputado Emílio Homem, reconhece que nos termos do artigo 9º da Lei número 2/09, de 6 de Janeiro, que cria a Comissão Constitucional, a metodologia deveria ser submetida à apreciação da Assembleia Nacional para que deliberasse sobre a matéria e autorizasse a sua execução, o que não ocorreu oportunamente.
Contudo, o parecer considera legítimo que a Assembleia Nacional valide o instrumento em causa, apreciando-o e aprovando-o nos termos regimentais, ao mesmo tempo que recomenda ao plenário para a sua aprovação.
A Unita e o PRS consideraram que houve violação de preceitos, pelo que a resolução não foi aprovada na altura devida, argumento rebatido pelo presidente da bancada parlamentar do MPLA, Bornito de Sousa, que recordou que o assunto já havia sido discutido e dado por ultrapassado a nível da Comissão Constitucional. Entretanto, o dirigente informou que o órgão encarregue de elaborar o texto constitucional, por si presidido, terminou o seu trabalho e será entregue à Assembleia Nacional, enquanto Assembleia Constituinte, a quem caberá decidir sobre as correcções e alterações que se impuserem.
A sessão foi assistida pela equipa do Governo encabeçado pelo primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Comércio


Ministra trabalha no Huambo



A ministra do Comércio, Idalina Valente, iniciou hoje uma visita de trabalha à província do Huambo, para junto do governo local, traçar estratégias de implementação da 1ª fase do Programa de Promoção do Comércio Rural (PPCR).
A ministra manterá primeiro um encontro com o governador da província do Huambo, Faustino Muteka e depois vai reunir-se com funcionários da direcção provincial do comércio. De acordo com o programa de actividade a que a Angop teve acesso, na reunião serão apresentados quatro técnicos vindos de Luanda que formarão uma equipa de trabalho para a realização de inquéritos nos municípios e comunas beneficiárias da 1ª fase do programa.
Vão beneficiar desta primeira fase os municípios de Bailundo, Mungo, Caála, Ukuma e Londuimbali. Aprovado em Abril deste ano pelo Conselho de Ministros, o Programa de Promoção do Comércio Rural (PPCR) tem por objectivo a reabilitação gradual de todas as lojas no meio rural, de modo a incentivar a produção agrícola e transacções entre o campo e a cidade, visando criar sinergias para resolver problemas nas comunidades e colocar à disposição da agro-indústria matérias-primas alimentares.
Na província do Huambo, a perspectiva é beneficiar neste primeiro ano de implementação pelo menos 80 mil e 860 famílias.

Cooperação

Angola e Chile criam comissão bilateral


O Acordo para a Criação de uma Comissão Bilateral entre as repúblicas de Angola e do Chile foi publicado pelo Governo nacional. De acordo com o documento, entretanto divulgado pela Angop, a Comissão Bilateral terá como responsabilidade promover e coordenar a cooperação económica, social, cultural e científica entre os dois países, assegurando a aplicação e o acompanhamento dos acordos já concluídos ou a concluir entre as partes.

A comissão tem ainda como finalidade proceder à avaliação do desenvolvimento da cooperação entre os dois países, propor soluções às dificuldades que possam surgir durante a execução de qualquer projecto estabelecido em virtude do presente acordo, criar as condições favoráveis para a realização dos projectos de cooperação e trocar opiniões em matéria de interesse mútuo, bem como de âmbito internacional.

A equipa pode constituir ainda uma subcomissão encarregue dos assuntos económicos, financeiros e comerciais, bem como outra encarregue pelos assuntos sociais, culturais, científico e técnico e comités ad-hoc para estudo e aprofundamento de questões particulares. O acordo estabelece ainda que a comissão deve reunir-se periodicamente de dois em dois anos, a pedido de uma das partes.

Banca


Banco Millennium lança plano de poupança família


O Banco Millennium Angola lança hoje o Plano Poupança Família (PPF), uma aplicação em Kwanza ou Dólar, sem montante mínimo exclusivo para clientes particulares que permite reforços mensais, automaticamente debitados na conta à ordem associada ao Plano Poupança Família.
De acordo com uma nota de imprensa da instituição financeira a que a Angop teve acesso, a solução de poupança destina-se a clientes particulares que pretendam ter garantia total do capital investido e taxas de remuneração atractivas. "O Plano Poupança Família permite total liberdade e flexibilidade para efectuar uma poupança mensal programada, sendo possível alterar, a qualquer momento, o montante e a data das entregas mensais. Além das entregas programadas são também permitidos reforços adicionais sempre e quando desejado'', refere o documento. O cliente pode ainda escolher várias contas à ordem para, em conjunto, efectuarem de forma automática reforços programados. Os juros são pagos mensalmente, creditados na conta à ordem ou capitalizados no Plano de Poupança. O prazo é de 364 dias, renovável automaticamente.

CAN 2010

Manuel José garante empenho na luta para a qualificação



A menos de 24 horas do jogo com a Argélia, para o encerramento da primeira fase da Taça de África das Nações, o seleccionador nacional, Manuel José, afirmou neste domingo em Luanda, que os Palancas vão jogar para ficar em primeiro ou segundo lugar e garantir a qualificação para os quartos-de-final.

O técnico referiu durante uma conferência de imprensa que “se jogarmos como temos feito até ao momento, temos mais possibilidades de ganhar e terminar na primeira posição do grupo. Apesar das lesões, vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para nos qualificarmos”.

Angola lidera o grupo A, com quatro pontos, seguida do Malawi e Argélia, com três cada, e Mali com um. A 27ª edição da Taça de África das Nações decorre nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Cabinda. A prova conta com 15 selecções, depois da desistência do Togo. O Egipto é o actual detentor do título.