Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sociedade

Instituto trabalha para acabar com violação dos direitos da criança


O responsável do Instituto Nacional da Criança no município do Cazenga, em Luanda, Ananias da Costa, apontou a falta de registo de nascimento, assistência médica e fuga a paternidade, como os casos mais frequentes de violação dos direitos da criança na localidade.
Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, o responsável do INAC fez saber estarem a realizar várias actividades para combater este mal, em conformidade com a Convenção das Nações Unidas de 20 de Novembro de 1989.
Ananias da Costa disse que diariamente são registadas diversas violações, concernentes a falta de apoio a assistência médica-medicamentosa, de inserção no sistema de ensino, registo de nascimento e outros direitos básicos. Precisou que os adultos que violam estes direitos, em caso de acções premeditadas, deveriam ser responsabilizados criminalmente, acrescentando que para alterar este quadro o sector tem realizado palestras com alunos e professores, bem como nas comunidades.
Frisou que a criança tem direito à vida, educação, saúde, lazer e liberdade, aspectos básicos e fundamentais para um crescimento saudável.



Ambiente

Reunião de peritos junta mais de 300 participantes


A reunião técnica dos peritos dos sectores do Ambiente e Saúde junta desde ontem e até hoje, quarta-feira, em Luanda, mais de 300 participantes, incluindo responsáveis governamentais e académicos, bem como representantes de organizações bilaterais e multilaterais. Hoje vão estar em análise questões como a disposição para o recurso da aliança estratégica entre a saúde e o ambiente, posição face as alterações do clima, afectação de recursos e adopção do relatório da reunião ministerial de alto nível.
Quatro apresentações principais constituíram alguns dos destaques do primeiro dia da reunião técnica. A conferência ministerial deverá subscrever as conclusões e as recomendações de um relatório regional sobre o exercício de análise de situação e avaliação das necessidades em todo o continente.
As apresentações principais definem o quadro para uma discussão de fundo sobre estas questões em discussão de grupos paralelas a decorrer.
A Sessão foi aberta pelo o vice-ministro do Ambiente, Syanga Abílio, que exortou os países africanos a conjugarem esforços na elaboração de planos que irão consolidar a verdadeira aliança estratégica entre a saúde e o ambiente no continente. De acordo com a Angop, frisou igualmente a importância de se manter o compromisso para intensificar planos integrados de desenvolvimento nacional, com vista a fazer face aos riscos ambientais com impacto negativo na saúde humana. Por seu turno, o director regional da OMS, Luís Gomes Sambo, fez alusão a distribuição global desproporcionada do fardo de doenças atribuíveis a factores ambientais evitáveis, notando que os países em desenvolvimento, sobretudo os africanos, são os mais fortemente afectados.
Luís Sambo afirmou que a OMS e o Programa das Nações para o Ambiente (PNUA), ambos co-patrocinadores da reunião em Luanda, encaram a implementação da Declaração de Libreville como uma das prioridades e compromete-se a dar apoio as duas agências.
O representante do PNUA, na reunião, afirmou que enquanto o ambiente em África continua a ser degradado, mais pessoas ficarão vulneráveis aos riscos para a saúde.
A conferência inter-ministerial, que deverá ser aberta pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, pretende, entre outras, garantir sustentabilidade do engajamento político assumido pelos ministros em Libreville, em 2008, sobre o aumento das acções intersectoriais e os benefícios daí subjacentes para a saúde humana e ambiente, como parte do seu compromisso para com o desenvolvimento sustentável nos países da região africana.


Cultura

Artista plástico expõe "Vidas na Banda"

O artista plástico luso-angolano Miguel Barros vai expor, pela primeira vez no país, na Galeria Celamar, em Luanda, de 25 de Novembro a 2 de Dezembro, 31 quadros do seu mais recente trabalho. De acordo com a Angop, as obras reflectem a realidade e a singularidade do quotidiano dos angolanos sem, contudo, nunca perder a universalidade. “Vidas na Banda” retrata isso mesmo. O dia-a-dia das pessoas que se cruzam na rua com o Miguel e que se tornam rapidamente parte do imaginário que o acompanha”, relata a nota divulgada pela agência de notícias.
Miguel Barros trabalha em pintura desde 1999, tendo já exposto em vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente, Portugal, Moçambique e Cabo Verde, assim como em Goa, na Índia.
Participou e realizou inúmeras exposições colectivas, das quais se destacam a de 1995, no Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2001 Museu da Mãe-d’água “Um olhar sobre África", Lisboa; 2002 Ministério das Finanças, Terreiro do Paço, Lisboa.
Exposições individuais (1996 "Goa em Lisboa", Fundação Oriente, Pangim, Goa, Índia; 1998 Centro Cultural Português, "Áfricamar", Maputo, Moçambique, 2002 Fundação Calouste Gulbenkian, "50 Pinturas Recentes"; 2003 Galeria Arte Privada, "Um olhar a Oriente", Lisboa; 2010 Fundação Sousa Pedro, “Terras de Angola”, Lisboa; 2010 “Continente Berço” MAC Movimento de Arte Contemporânea, Lisboa…). O artista plástico foi galardoado com os seguintes prémios Mérito de Pintura, MAC, 2007; Concurso de Arte Sacra, Santuário de Fátima, 2000, Centro Cultural de Belém, Menção Honrosa, CCB – Lisboa 1995, Concurso Jovem Artista, Santuário de Fátima, Menção Honrosa, 1990, concurso Design Vista Alegre, Menção Honrosa.

Atletismo

Selecção nacional para São Silvestre2010 foi divulgada

Os fundistas Tiago Baptista (Recreativo do Libolo), Lucas Ukuahamba (1º de Agosto), Felismina Cavela (Ara da Gabela) e Adelaide Machado (Interclube) foram seleccionados, terça-feira, para representar o país na 55ª edição da corrida São Silvestre, agendada para 31 de Dezembro.
O grupo inicia o trabalho no início de Dezembro (dia 3), na cidade do Huambo, sob orientação técnica do etíope Sofonias Bezabh, segundo o presidente da federação de atletismo, Carlos Rosa.
A prova, para a qual estão já inscritos representantes de 14 países, terá um percurso de 10 quilómetros, com início no largo da Mutamba e término no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.