Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ambiente

Reunião de peritos junta mais de 300 participantes


A reunião técnica dos peritos dos sectores do Ambiente e Saúde junta desde ontem e até hoje, quarta-feira, em Luanda, mais de 300 participantes, incluindo responsáveis governamentais e académicos, bem como representantes de organizações bilaterais e multilaterais. Hoje vão estar em análise questões como a disposição para o recurso da aliança estratégica entre a saúde e o ambiente, posição face as alterações do clima, afectação de recursos e adopção do relatório da reunião ministerial de alto nível.
Quatro apresentações principais constituíram alguns dos destaques do primeiro dia da reunião técnica. A conferência ministerial deverá subscrever as conclusões e as recomendações de um relatório regional sobre o exercício de análise de situação e avaliação das necessidades em todo o continente.
As apresentações principais definem o quadro para uma discussão de fundo sobre estas questões em discussão de grupos paralelas a decorrer.
A Sessão foi aberta pelo o vice-ministro do Ambiente, Syanga Abílio, que exortou os países africanos a conjugarem esforços na elaboração de planos que irão consolidar a verdadeira aliança estratégica entre a saúde e o ambiente no continente. De acordo com a Angop, frisou igualmente a importância de se manter o compromisso para intensificar planos integrados de desenvolvimento nacional, com vista a fazer face aos riscos ambientais com impacto negativo na saúde humana. Por seu turno, o director regional da OMS, Luís Gomes Sambo, fez alusão a distribuição global desproporcionada do fardo de doenças atribuíveis a factores ambientais evitáveis, notando que os países em desenvolvimento, sobretudo os africanos, são os mais fortemente afectados.
Luís Sambo afirmou que a OMS e o Programa das Nações para o Ambiente (PNUA), ambos co-patrocinadores da reunião em Luanda, encaram a implementação da Declaração de Libreville como uma das prioridades e compromete-se a dar apoio as duas agências.
O representante do PNUA, na reunião, afirmou que enquanto o ambiente em África continua a ser degradado, mais pessoas ficarão vulneráveis aos riscos para a saúde.
A conferência inter-ministerial, que deverá ser aberta pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, pretende, entre outras, garantir sustentabilidade do engajamento político assumido pelos ministros em Libreville, em 2008, sobre o aumento das acções intersectoriais e os benefícios daí subjacentes para a saúde humana e ambiente, como parte do seu compromisso para com o desenvolvimento sustentável nos países da região africana.


Sem comentários:

Enviar um comentário