Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cooperação

Portugal e Angola assinam novo acordo

As inspecções gerais do ministério do Interior de Angola e da Administração Interna de Portugal rubricaram ontem, quinta-feira, o Programa de Acções de Cooperação para 2010. O documento foi apresentado em Saurimo, Lunda Sul.

O acordo, assinado pelo inspector angolano Eduardo José Sambo e pelo responsável luso Mário Gomes (à margem do Conselho Consultivo Alargado do ministério do Interior), tem como base o Acordo Geral, celebrado pelos ministérios do Interior (Angola) e da Administração Interna (Portugal), em 1990. Agora foi adicionada à parceria inicial um novo protocolo entre as inspecções gerais dos dois organismos. Em declarações à Angop, José Sambo lembrou que, desde 2007, tem sido desenvolvido um conjunto de acções de cooperação com base neste protocolo. "Portanto, o que temos ganho é o facto de quadros angolanos do sector realizarem estágios ao nível da inspecção geral do ministério da Administração Interna de Portugal", esclareceu, adiantando que os referidos estágios estão relacionados com as áreas de fiscalização, controlo financeiro e questões referentes à tramitação processual, inquéritos disciplinares, gestão informática e jurídica.

A cerimónia foi testemunhada pelo ministro do Interior de Angola, Roberto Leal Ramos Monteiro, pela governadora da província da Lunda Sul, Cândida Narciso, responsáveis dos órgãos centrais e delegados do ministério.

Reinserção

Maior apoio aos ex-militares


O vice-ministro da Assistência e Reinserção Social, Mateus Miguel Ângelo, garantiu ontem, em Ondjiva (Cunene), que pretende incrementar o apoio aos ex-militares, no sentido de melhorar as suas condições de vida.
Em declarações à Angop no término da visita de dois dias a região, o responsável explicou que o Governo elaborou um programa de reintegração dos ex-militares, com vista à melhoria da situação sócio-económica.
Mateus Ângelo sublinhou que os desmobilizados vão receber subsídios e kits profissionais para promover o auto emprego, através da criação de negócios próprios. Durante a passagem pelo Cunene, que visou avaliar a execução dos programas de reintegração dos ex-militares financiados pelo Instituto de Reinserção Social, Miguel Ângelo deslocou-se ao local onde serão erguidas as unidades integradas de produção (que vão beneficiar 29 ex-militares), o centro de formação profissional e a escola que vai albergar alunos filhos de pais desmobilizados, em Namacunde.
Constou igualmente na agenda do governante encontros com os membros do grupo técnico da comissão de reintegração social e produtiva, desmobilizados e deslocados, administradores municipais e ex-militares, com quem abordou assuntos ligado o funcionamento sector na região.



Saúde


Governador do Bié oferece clínica móvel e ambulância


O governador do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, entregou ontem, quinta-feira, uma clínica móvel e uma ambulância ao sector de saúde do município de Katabola, província do Bié.
A clínica está equipada com meios médicos da última geração e foi cedida pelo Governo Central no âmbito do programa "Saúde nas comunidades". A ambulância está dotada de meios de assistência médica-medicamentosa e foi adquirida no âmbito do programa do fundo de apoio de gestão municipal.
No cerimónia, Álvaro Manuel de Boavida Neto afirmou à Angop que o governo está a trabalhar na melhoria de assistência sanitária através de aquisição de meios como clínicas móveis, ambulâncias, medicamentos essenciais e material de apoio.
O responsável lembrou que vai continuar a implementar e executar os programas destinados à melhoria da assistência aos doentes das localidades mais longínquas, através da aquisição de equipamentos móveis. "Vamos também trabalhar na melhoria de estradas, para permitir a melhor circulação das clínicas móveis e ambulâncias", disse.
Apelou aos responsáveis do sector da saúde para que apostem na preservação dos referidos meios e na assistência a longo prazo dos doentes.

Apoio externo

EUA gasta dois milhões de dólares em projectos no Moxico


O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Dan Mozena, revelou ontem, quinta-feira, à Angop que o Executivo americano investe anualmente dois milhões de dólares em projectos de luta contra malária e desminagem, na província do Moxico.
O responsável encontra-se na região para uma visita de dois dias, onde pretende inteirar-se da real situação socio-económica e política, estando na agenda encontros com as autoridades locais para abordar os desafios de desenvolvimento da região.
Os projectos financiados pelos EUA na área de desminagem são executados pela organização não-governamental britânica Grupo Consultor de Minas (MAG). No sector da Saúde contam com o auxílio de parceiros sociais da Direcção Provincial da Saúde Pública.
Dan Mozena aproveitou a ocasião para confirmar que governo norte-americano vai colaborar na construção de uma mini-hídrica. Contudo, não adiantou os valores a investir na obra, nem revelou se existem empresários interessados em investir no cultivo e processamento de arroz.
O embaixador reuniu com o governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", e o seu executivo e com a direcção do secretariado provincial do MPLA. Manteve igualmente encontros separados com as direcções da UNITA e do Partido de Renovação Social (PRS).
Hoje é o último dia de visita e estão previstos encontros com representantes da MAG, da Organização Internacional das Migrações (OIM) e do Centro de Apoio a Promoção de Desenvolvimento das Comunidades (CAPDC).

Desporto


Love fora dos convocados



O avançado Love Arsénio Cabungula, do 1º de Agosto, é o principal ausente da primeira convocatória do seleccionador Hervé Renard. A lista de jogadores que vão disputar o primeiro jogo com Renard no comando foi hoje divulgada. A equipa prepara-se para o amigável com a similar do México, que terá lugar em Houston (EUA), no dia 13 de Maio.
Na lista destaca-se a inclusão de Geraldo, do Curitiba do Brasil. O Petro de Luanda, actual campeão nacional, é a equipa que tem mais atletas convocados. No total são oito jogadores a compor o lote de convocados: Lamá, Mabina, Chara, Job, Avex, Santana, Joca e Jamuana. Kaly e Wilson, do 1º de Agosto também foram chamados, bem como Gomito, Machado, Nandinho e Rasca, todos do Libolo. Renard escolheu ainda Kikas e Minguito (Interclube), Amaro (Benfica de Luanda), Miguel (Academia do Soyo), Chora (FC Bravos do Maquis) e Pata (Kabuscorp).