Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Seguros

ENSA abre agência na Lunda Sul



A Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) inaugurou, neste fim-de-semana, a sua primeira agência, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, num acto presidido pela governadora provincial, Cândida Maria Guilherme Narciso.

A governadora afirmou, em declarações da Angop, que a abertura desta primeira agência na Lunda Sul constitui uma iniciativa oportuna, pois contribuirá para o crescimento e desenvolvimento económico da região. Cândida Narciso sublinhou ser importante a contratação do serviço de seguro, porque garante a reparação de danos causados por outrem.

A primeira agência de seguros na província proporcionou quatro novos postos de trabalho.


Educação

Projecto Onjoi aposta na alfabetização de adolescentes




A organização norte-americana Fundo do Cristão para a Criança (CCF), através do projecto Onjoi, vai apostar, de 2010 a 2015, no programa de alfabetização dos adolescentes do município do Bocoio, 102 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela.

A Angop noticia que para colocar o plano em prática decorreu de 20 a 22 do mês em curso, na missão Católica da NJinga", no município do Balombo, província de Benguela, um seminário de recapacitação didáctica-pedagógica de 42 alfabetizadores, oito dos quais mulheres. Durante o seminário, orientado pelo chefe de área de Educação de Adultos, Pedro Belo, os participantes adquiriram conhecimentos sobre a metodologia de ensino de língua portuguesa, matemática, geografia, história, ciências de natureza e a educação moral e cívica.

Em declarações à Angop, Pedro Belo precisou que os formandos poderão leccionar no presente ano lectivo alunos dos 13 aos 17 anos que estão fora do sistema normal de ensino nas localidades longínquas.

O responsável do projecto "ONJOI" da CCF, Milton da Silva, afirmou que, a alfabetização dos adolescentes tem como objectivo fundamental a recuperação do atraso escolar dos adolescentes, principalmente as raparigas.

A administradora municipal do Bocoio, Deolinda Valiangula, considerou a alfabetização dos jovens e adultos do município como a única forma que possibilita o desenvolvimento económico, social e cultural de todos munícipes.

Saúde

Ordem dos Médicos lança apelo






A Ordem dos Médicos de Angola apelou aos profissionais de saúde para que não esqueçam valores como o humanismo e o sentido de solidariedade no exercício das suas actividades.
Numa nota de imprensa enviada à Angop, por ocasião do Dia do Médico em Angola, que se assinala hoje, a Ordem admite ser necessário que os profissionais se interessem pelas organizações onde trabalham, integrando as sociedades científicas sectoriais.
O organismo considera que a medicina, tal como a sociedade angolana, tem sofrido, nas últimas cinco décadas, transformações significativas, motivadas pela evolução tecnológica e científica e pela modificação dos padrões nosológicos. "Não obstante os novos paradigmas evolutivos, marcados pela ramificação da medicina em especialidades médicas e áreas de actuação, não deixa de ser verdade que a profissão de médico, milenar, feita de ciência, arte e técnica, continua baseada num referencial juramento hipocrático - do ponto de vista formal e substancial", lê-se do documento, sustentando que se deve valorizar "a relação médico-doente, na sua dimensão holística e humanista".
Ainda assim, acrescenta a organização, o compromisso que os médicos assumem, graças à sua magnitude humanista, apresenta diversos contornos, de que se destacam a "Responsabilidade conscientizada face aos doentes e às doenças", "Liberdade de prescrição, dentro dos limites impostos pelo código ético-deontológico" e “Verticalidade de procedimentos - não vulnerável a interesses mercantilistas”.
Neste dia do médico, a Ordem defende "solenemente" que devem os profissionais valorizar os novos conceitos que a medicina assume: permanente e actuante profissionalismo, sem ferir os valores baseados no código deontológico.
Segundo o mesmo documento, a Ordem dos Médicos de Angola "defende, preconiza e estimula o papel primordial dos médicos junto das populações e promove, constantemente, uma aproximação às outras associações profissionais.

Desenvolvimento

CAN potencia crescimento de três das quatro províncias

Três, das quatro províncias que albergaram os Jogos do CAN Orange-Angola2010, podem transformar-se em grandes pólos desportivos, contribuindo para a massificação do desporto a nível nacional. A afirmação é do secretário-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Augusto da Silva. O responsável abordou, em declarações à Angop, questões relacionadas com o aproveitamento e os ganhos do desporto nacional. A poucos dias do encerramento do CAN2010, lembrou que a massificação do desporto, nas mais variadas modalidades, ajuda a juventude a se desenvolver e a evitar desvios sociais, tendo como a garantia da saúde dos mesmos.





O dirigente desportivo exemplificou o caso de Benguela que, para além do estádio de Ombaka, assistiu à reabilitação dos vários complexos que serviram de apoio às selecções nacionais e que, caso se faça o aproveitamento dos mesmos, grandes equipas vão surgir e consequentemente mais atletas. “Vai-se fazer um enquadramento da juventude no processo de desenvolvimento desportivo e num período de três a quatro anos teremos outros valores. A par disso, quanto mais jovens estiverem desenvolvidos menor é o risco de desvios sociais, como a delinquência, prostituição e outros”, recordou.

Em relação ao CAN, Álvaro Silva acredita que não houve grandes diferenças entre a selecção de Angola e as demais, pelo que todas as selecções que chegarem até a fase final do CAN estão em condições de jogar de igual para igual entre si. Acrescentou ainda que se observa um crescente nivelamento dos jogos a nível das selecções nacionais, pois já se verifica a contratação de técnicos conceituados e de grandes investimentos por parte dos Estados

"A não passagem de Angola para as meias-finais não foi por falta de qualidade ou de bom futebol, porque a selecção jogou bem e teve as melhores oportunidades de fazer golo e só não fez por intranquilidade dos avançados, como falta de um pouco de sorte", concluiu.



Constituição

Tribunal Constitucional aprecia documento



O Tribunal Constitucional (TC) encontra-se neste momento a fiscalizar preventivamente a Constituição, devendo emitir o seu parecer acerca do documento nos próximos dias.

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, explicou recentemente que caso o TC não encontre nenhuma inconformidade, a Carta Magna volta ao Parlamento para ser assinada. O responsável frisou ainda que a Constituição será remetida ao Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, para a sua promulgação e posterior publicação em Diário da República.

A Constituição da República de Angola foi aprovada pela Assembleia Nacional, nas funções de Assembleia Constituinte, no passado dia 21 do corrente, com 186 votos a favor, duas abstenções e nenhum contra.

No acto de aprovação da Constituição, o MPLA manifestou a sua disposição em continuar a considerar fundamental a satisfação das garantias constitucionais dos cidadãos num mundo cada vez mais globalizado, marcado por rápidas mudanças científicas e tecnológicas e por uma enorme mobilidade de pessoas e bens.