Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Indústria


Empresário investe na cadeia de frio e formação de quadros


Uma fábrica de transformação de pescado será construída, a curto prazo, em Angola, pela companhia portuguesa “Moreira Congelado”, constituída há 33 anos por um angolano.
Em declarações à Angop, no Salão Internacional de Vinho, Pescado e Agro-Alimentar SISAB”-2010, o director comercial da firma, Osvaldo Moreira, referiu que o investimento projectado para Angola inclui a criação de câmaras frigoríficas, de uma frota de camiões, de recrutamento e formação de quadros angolanos. Segundo o gestor, o objectivo da empresa consiste em desenvolver a actividade nas províncias do Namibe e Benguela e aproveitar as potencialidades dos recursos humanos angolanos, com vista a contribuir para a redução do desemprego.
De acordo com Osvaldo Moreira, nesta altura a empresa já estabeleceu contactos com empresários angolanos, interessados em fazer parceria para a criação do negócio de produtos congelados em Angola.
Sobre o SISAB, o responsável referiu que a maior montra de produtos portugueses destinados à exportação é uma excelente oportunidade para dinamizar a internacionalização da empresa com realização de investimentos, sobretudo em Angola. Com uma facturação anual de 10 milhões de euros, a sociedade congelados portuguesa, detida por angolanos, emprega 100 trabalhadores, está em 33 países.

Encontro

Reunião de especialistas da Defesa Antiaérea no Lobito

A reunião metodológica de especialistas da Defesa Antiaérea da Força Aérea Nacional (DAA/FAN) prossegue hoje, quarta-feira, os seus trabalhos na cidade do Lobito, província de Benguela.

Este é segundo dia de reuniões, que arrancaram ontem, onde os especialistas da Defesa Antiaérea vão abordar temas como a elaboração de mapas de sistema de fogo da DAA a baixas alturas e a aprovação do plano de calendário das principais actividades daquele órgão pertencente à Força Aérea Nacional. A apresentação e troca de experiências de cada unidade da Defesa Antiaérea também fazem parte das temáticas a serem abordadas neste segundo e último dia de encontro dos especialistas da DAA.

Na abertura do encontro, os responsáveis que defendem o espaço aéreo nacional aprovaram o relatório de balanço da direcção da DAA/FAN referente ao período de Janeiro de 2009/Janeiro 2010. Na ocasião, o inspector-geral da Força Aérea Nacional FAN, brigadeiro Alcides Canjila Wima, apelou para que os efectivos militares se preocupem com a sua formação académica e profissional. De acordo com o oficial, o Governo tem vindo a proporcionar condições dignas que permitem que cada militar possa aumentar o seu nível cultural e académico.

A reunião metodológica termina hoje com a aprovação dos documentos finais que deverão orientar as acções dos militares da DAA/FAN.

Investimento

Heerema Marine investe USD 180 milhões num estaleiro naval





A empresa “Heerema Marine Contractors” vai investir USD 180 milhões na construção de um estaleiro naval de apoio às actividades da indústria petrolífera, no município do Porto Amboim, província do Kwanza Sul. O projecto, cujo início de execução está previsto para Junho, poderá criar 300 postos de trabalhos.
Em declarações à Angop, a directora executiva da entidade, Patrícia Lopes, destacou que, além da construção do estaleiro naval, será formada uma empresa que vai operar com três navios que se encarregarão do transporte do petróleo. A responsável explicou que o próximo passo será a consulta pública do projecto, a aquisição da licença de instalação e o arranque dos trabalhos.
Na ocasião, a directora do urbanismo e ambiente no Kwanza Sul, Madalena Bernardo, frisou que o projecto representa um importante contributo para o desenvolvimento das actividades petrolíferas em offshore.
O grupo Heerema projecta, fabrica, transporta e constrói instalações para a exploração de petróleo e gás no mar.

SISAB 2010

Qualidade da água mineral angolana em destaque

A qualidade da água mineral produzida e embalada em Angola foi reconhecida e estimada pelo empresário luso, Rui Amaral, um dos expositores do Salão Internacional de Vinho, Pescado e Agro-Alimentar "SISAB" 2010.

Em declarações à Angop, o gestor de vendas e marketing da Central de Cervejas e Bebidas (exportadora para Angola da água luso e cerveja Sagres) realçou que os seus produtos já enfrentam a concorrência das águas de mesa nacionais. O responsável explicou que as águas produzidas nas províncias do Bengo, Huíla, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Huambo e noutras localidades, por terem níveis de qualidade com padrões internacionais, têm tido a aceitação dos consumidores, reduzindo gradualmente a hegemonia das marcas portuguesas no mercado. O aparecimento de águas nacionais no mercado é sinal de relançamento da indústria da água a nível interno. De acordo com o responsável, esta dinâmica é um factor importante para o incremento da concorrência, com vista ao aumento da oferta e a melhoria da qualidade do produto, visando a redução dos preços.

Rui Amaral sustentou que a marca de água da sua firma, mais do que concorrer com os produtos nacionais, quer servir como uma bebida estrangeira interessada em contribuir para o aumento da oferta do produto e a diversidade de marcas.

A feira arrancou na segunda-feira e termina hoje.

Cultura

Huambo é palco de exposição fotográfica





O Banco Espírito Santo Angola (BESA) e a World Press Photo (WPPh) apresentam no Huambo uma exposição fotográfica inédita de cinco artistas africanos. Inserido na campanha "Preservando o Planeta Terra", do Ministério do Ambiente, a exposição, que contém trabalhos de fotógrafos do Gana, Quénia, Zimbabwé, Tanzânia e de Angola, estará aberta até ao dia 8 de Março. O certame apresenta imagens recolhidas em cinco cidades angolanas, abordando temáticas relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente “águas profundas”, “terra e saúde”, “recursos energéticos”, “solos” e “megacidades”.
A inauguração ocorreu durante a cerimónia de lançamento do kit temático de educação ambiental, que decorreu na Casa Ecológica da Cidade do Huambo, local onde se encontra a exposição.
A iniciativa está inserida na política de promoção da sustentabilidade do BESA e do apoio à fotografia, enquanto forma de arte. Os trabalhos já passaram por salas de exposição de Luanda (Angola) e Lisboa (Portugal), nesta última por altura da realização da conferência internacional sobre o planeta terra realizada em Novembro de 2009.
Recorde-se que o Banco Espírito Santo Angola (BESA) foi indicado Banco Oficial do Planeta Terra UNESCO, pelos próximos 10 anos, no seguimento da sua cooperação com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O organismo será um dos parceiros principais na implementação de acções de divulgação e promoção de mensagens sobre a sustentabilidade da UNESCO, através do Instituto do Planeta Terra, uma nova instituição que dará continuidade ao trabalho iniciado pelo Comité Internacional do Planeta Terra.