Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Congresso MPLA

José Eduardo dos Santos reconhece existirem falhas e deficiências

O Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, reconheceu, hoje, segunda-feira, em Luanda, existirem falhas na trajectória política e social do partido, apesar das vitórias alcançadas na últimas décadas.

“Vamos naturalmente encontrar falhas e deficiências, apesar do nosso balanço ser globalmente positivo”, afirmou, quando orientava a cerimónia de abertura do VI Congresso do MPLA. A agência de notícias Angop adianta que o presidente lembrou que o trabalho do homem nem sempre é perfeito, mas que deve haver estudos e empenho na materialização das distintas tarefas. “O estudo atento da realidade e dos factos, com espírito crítico e auto-crítico, é a atitude que se deve assumir para se buscar com objectividade os caminhos e soluções teóricas e práticas para as questões actuais e do futuro”, disse o Chefe de Estado angolano.

Na sua intervenção, falou do papel do político na sociedade e lamentou o facto de haver uma má interpretação acerca do papel “nobre” destes. Assim, sustentou que há necessidade absoluta de se assumir atitudes positivas que desfaçam “essa imagem pálida e inconveniente, por forma a credibilizar-se, valorizar-se e repôr-se a nobreza da função dos dirigentes políticos”.

Para o estadista, no exercício das suas funções, os políticos devem respeitar as regras estabelecidas e as leis, pautando a sua conduta por comportamentos e procedimentos éticos e tendo no centro das suas preocupações o respeito pela pessoa humana e a sua liberdade para o exercício da cidadania.

Investimento


Lojas "Poupa Lá" proliferam em 2010


Dez novas "lojas Poupa Lá" entram em funcionamento a partir do primeiro semestre de 2010, nas províncias do Huambo, Benguela, Bié e Kwanza Sul, no âmbito da expansão do Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População (Presild). O anúncio foi divulgado, ontem, na cidade do Huambo, pelo director geral da Loja Poupa Lá desta província, Pedro Garcia do Nascimento. O responsável garantiu que as obras de construção dos referidos empreendimentos decorrem a bom ritmo.
A Angop refere que dos 10 estabelecimentos, referentes ao subprograma "Nova Rede Comercial de Proximidade", quatro estão a ser erguidos no Huambo (Caála, Bailundo, São João e Benfica), dois em Benguela (Cubal e Ganda), dois no Kwanza Sul (Waku Kungo e Quibala) e os outros na província do Bié (Kuito e Andulo).
Pedro do Nascimento esclarece que o principal objectivo é assegurar a oferta regular e diversificada de produtos alimentares e bens de consumo essenciais de qualidade e a preços acessíveis aos consumidores. As 10 lojas vão empregar 225 cidadãos, que beneficiarão de formação nas áreas de gestão de ponto de venda, comércio a retalho, fidelização de clientes, merchandising, atendimento aos clientes e domínio de informática. O responsável disse existirem no país apenas três lojas Poupa Lá, duas das quais em Luanda e uma no Huambo, que facturou, de Janeiro a Novembro deste ano, 130 milhões de kwanzas, além de ter atendido uma média de 155 mil clientes.

Deporto

Formação de voluntários aberta na cidade de Benguela


O programa de formação dos 500 voluntários seleccionados para apoio à Taça de África das Nações Orange2010 está a decorrer desde sábado, na cidade de Benguela. Recorde-se que esta região será palco do Grupo C, com Egipto, Moçambique, Nigéria e Benin.
O coordenador nacional do programa de voluntários para o CAN2010, Manuel Cafussa, informou a Angop de que os voluntários serão capacitados em administração, tecnologia de informação, comunicação e marketing, interpretação e tradução, assistência jurídica, marketing, media e protocolo. Além disso, a formação vai dotá-los de noções básicas de francês e inglês, bem como de introdução à psicologia, à história e à geografia de Angola.
O assessor e inspector de direcção executiva do CAN2010 referiu que o curso compreende a componente genérica, que contempla palestras e visitas a instituições e outra específica com aulas que vão decorrer até 12 de Dezembro.
Indicou que serão ministradas 12 disciplinas, num total de oito conteúdos virados essencialmente para o atendimento, acrescentando que as cinco centenas de alunos (seleccionados a partir dos municípios de Benguela, da Baia Farta e do Lobito) serão divididas em dez turmas - cinco turnos da manhã e igual número à tarde. O responsável esclareceu que foram contratados docentes das universidades locais para a transmissão dos conhecimentos durante a acção que abrange 22 tempos lectivos, lembrando que o organismo está empenhado para que a presença dos voluntários no campeonato seja um êxito, sublinhando que serão ministradas 12 disciplinas viradas ao atendimento. "O Comité Organizador da Taça de África das Nações Orange Angola-2010 confere importância particular a esses jovens por serem forças complementares ao seu esforço".

Indústria

Ministro quer relançar indústria mineira




O ministro da Economia, Manuel Nunes Júnior, considerou que a indústria mineira angolana deve trabalhar com o objectivo de se posicionar nos lugares cimeiros a nível continental, numa primeira fase, atendendo ao enorme potencial e de recursos de que o país dispõe.
De acordo com Manuel Nunes Júnior, que falava na sessão oficial de tomada de posse do novo Conselho de Administração da Empresa Nacional de Diamantes (Endiama), o país pode voltar a ser uma referência na indústria extractiva. O governante acredita que é preciso que os profissionais do sector trabalhem com base na junção de sinergias, conhecimento profundo, eficiência e responsabilidade para que haja êxitos neste e em outros desafios. “Angola tem imensas potencialidades mineiras. É fundamental que se transformem estes recursos em valores acrescentados para que se reflictam no desenvolvimento económico e social do país”, declarou à Angop, acrescentado que as empresas estatais, tal como as privadas, devem trabalhar para o êxito.
Angola, país com vários recursos minerais tais como o ouro, ferro e cobre, explora de forma ampla o petróleo, com uma produção de cerca de um milhão de barris por dia, e o diamante, com uma produção acima dos nove milhões de quilates.

Comércio


Conselho de Comércio e Investimento Angola/EUA



O Conselho de Comércio e Investimento Angola/EUA foi recentemente instituído. A iniciativa resultou da aprovação, pelo órgão colegial de governo, do Acordo Quadro sobre o Comércio e Investimento entre a República de Angola e os EUA, rubricado em 19 de Maio do ano corrente, anexo ao documento. A Resolução do Conselho de Ministros foi entretanto publicada na I Série do Diário da República, de 19 de Outubro último.
A Angop teve acesso ao documento e publica que no preâmbulo é evocado o desejo recíproco em ver reforçados os laços de amizade e o espírito de cooperação, intensificar as relações económicas e trabalhar para melhorar os vínculos bilaterais.
Esclarece ter merecido consideração o facto de tal mecanismo permitir um continuado diálogo sobre iniciativas direccionadas ao aumento do comércio e o investimento, por meio de uma maior cooperação e através de acordos mais abrangentes.
Pela parte angolana, o Conselho é presidido pelo Ministério do Comércio, integrando representantes das Relações Exteriores, Economia, Indústria, Agricultura, Finanças, Pescas, Transportes, Ciência e Tecnologia e do Ambiente.

O Conselho de Ministros poderá orientar a integração de outros órgãos, sempre que entender útil.


CAN 2010

Abertura oficial inspira-se no passado histórico de Angola

O coordenador do grupo técnico do Ministério da Cultura para o CAN2010, Manuel Sebastião, revelou que as coreografias da cerimónias de abertura e encerramento do evento continental vão retratar o passado histórico do país, o presente e o futuro. Em declarações à Angop, e após os ensaios (que decorreram no estádio nacional da Cidadela), o responsável reiterou que os actos terão como tema central “Angola país de futuro”, em cerimónias com conteúdos genuinamente africanos.

Para garantir a segurança, participam nos ensaios agentes da Polícia Nacional, efectivos dos vários ramos das Forças Armadas e estudantes de institutos médios da capital do país. Manuel Sebastião revelou que, logo que seja possível, os treinos passarão a realizar-se no estádio nacional da Camama, Kilamba Kiaxi, palco principal da Taça de África das Nações Orange-Angola2010, com capacidade para 50 mil espectadores.





Por ocasião da apresentação do projecto pelo presidente do conselho de administração da Cunha Vaz e Associados, empresa portuguesa que venceu os direitos, a actividade da abertura prevê 40 minutos, dispondo de material tecnológico de controlo remoto e recorrendo a combustíveis não poluentes, projecção áudio–visual, luzes e fogo de artifícios.

A Taça das Nações será disputada de 10 a 31 de Janeiro do próximo ano nas cidades de Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango.


Banca

BAI eleito banco do ano em Angola






O Banco Africano de Investimento (SA-BAI) foi recentemente eleito pela revista "The Banker" do Grupo Financial Times como o banco do ano em Angola. A distinção deve-se ao seu crescimento registado em 2009.

De acordo com um documento do BAI a que a Angop teve acesso, o banco registou um crescimento sustentado, medido pela dimensão dos activos, consistência dos fundos próprios e rentabilidade num período em que já se adivinhava o impacto da crise internacional sobre a economia angolana.

Para a atribuição do prémio, pelo segundo ano consecutivo, o The Banker considerou ainda a capacidade estratégica do BAI, que conseguiu manter-se como o primeiro banco de capitais angolanos a figurar no top 20 dos bancos africanos por activos líquidos. Nesta categoria, o BAI é o 13º maior banco do continente africano.

O presidente da comissão executiva do BAI, Lima Massano, afirmou que a força do modelo de negócio se baseia na orientação de necessidades específicas do mercado angolano. "A conquista desta distinção é um reconhecimento a contribuição que o BAI tem dado ao desenvolvimento do sistema financeiro angolano", referiu. No concurso participaram 740 bancos de 150 países.

Política

VI Congresso do MPLA arranca hoje


O VI Congresso do MPLA, que servirá para analisar as actividades desenvolvidas desde 2003, perspectivar outras e eleger os órgãos directivos deste partido, teve início hoje, em Luanda.
A cerimónia de abertura arrancou pelas 10 horas e é orientada pelo Presidente José Eduardo dos Santos, na presença de membros do Bureau Político e do Comité central do MPLA, do corpo diplomático acreditado em Angola, autoridades tradicionais, religiosa, entre outros convidados nacionais e estrangeiros. O Congresso ordinário, cuja preparação incluiu assembleias e conferências de balanço e renovação de mandatos desde as estruturas de base do partido, permitindo a selecção de cerca de dois mil e cem delegados, terminará na próxima quinta-feira (dia 10), coincidindo com o 53º aniversário da fundação do partido.