Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Empreendedorismo

AIP-CE leva delegação de uma centena de empresários a três províncias angolanas


A Associação Industrial Portuguesa-Confederação Empresarial (AIP-CE) organiza, em parceria com a AICEP Portugal Global, a deslocação de uma comitiva empresarial a Angola, de 18 a 25 de Julho.

Cerca de uma centena de empresários de sectores tão diversos como a engenharia, a energia, a agricultura ou a relojoaria viajam na próxima semana para Luanda, Benguela e Lubango, numa missão organizada no âmbito da visita do Presidente da República Portuguesa a Angola.

O Fórum empresarial Angola-Portugal, que decorrerá em Benguela e no Lubango, é destaque no programa desta missão empresarial, em que participam cerca de 100 empresários de mais de 70 pequenas, médias e grandes empresas.

O objectivo do fórum, segundo adiantaram hoje à agência portuguesa Lusa os organizadores, é proporcionar um levantamento das oportunidades locais para as empresas portuguesas e fomentar o contacto e a partilha de experiências entre empresários de ambos os países.

Nesse contexto, vão ser apresentados aos empresários portugueses no decorrer do Fórum dois estudos que a AIP-CE está a desenvolver sobre as províncias angolanas de Benguela e Huíla.

A delegação empresarial integra os presidentes de grandes empresas como a Galp Energia, Murteira Nabo, a Águas de Portugal, Pedro Serra, a COMPTA (informática), Armindo Monteiro, ou da Centralcer, Alberto da Ponte, e administradores da construtora Soares da Costa ou a cimenteira Secil, mas o maior número é de responsáveis de médias e pequenas empresas dos mais diversos sectores.

A Boutique dos Relógios, a DST Pedreiras, o Grupo Casais, a Gelpeixe, a RARI - Construções Metálicas, a Cabelte, a Critical Software, empresas de moldes e de artes gráficas e várias empresas de consultadoria são algumas na longa lista.

Na deslocação à província de Benguela, os empresários terão oportunidade de conhecer o porto do Lobito.

Em Luanda, os empresários vão estabelecer contactos com potenciais parceiros económicos na FILDA, uma Feira multi-sectorial anual que constituiu o maior evento comercial com dimensão internacional em Angola, que será inaugurada no próximo dia 20, pelo Presidente da República Portuguesa.

Sociedade


Unicef destaca os projectos do Bié


A delegação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os respectivos doadores que trabalharam durante três dias no Bié manifestaram, ontem, quinta-feira, no Kuito, a sua satisfação pelos níveis de execução e desenvolvimento dos programas em curso na província.
O chefe do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento da Criança, Saúde Nutricional, Água e Saneamento da Unicef em Angola, Brandão Có, afirmou à Angop que se registaram grandes avanços nos projectos em execução no Bié, consubstanciados na assistência das crianças e mulheres.
Referiu que os progressos resultam do grande empenho do Governo e de outras instituições envolvidas no programa.
Brandão Có admitiu que a Unicef e os doadores vão continuar a apoiar projectos de impacto social, tendentes a melhorar a vida socioeconómica da população, principalmente as crianças e mulheres, com maior realce na saúde, educação, entre outros.
Por sua vez, a vice-governadora para área social, Ana Maria Muvuay, considerou importante a ajuda que o organismo tem prestado para a população, através do financiamento e execução de projectos sociais, especialmente nos ramos da saúde, educação e outras áreas de âmbito social. Lembrou ainda que em função das constatações efectuadas, "o Governo está aberto a receber outros apoios" para a execução de outros projectos, visando o bem estar dos menores e das mulheres.
A delegação trabalhou igualmente no município do Andulo, a norte do Kuito (Bié), com o objectivo de monitorizar os projectos em execução pela referida agência. Visitaram ainda uma escola primária na localidade de Betatela, construída com a participação comunitária, o Centro Materno Infantil e reuniram-se com a Administradora Municipal, Maria Lúcia Chicapa, de quem receberam explicações sobre a vida socioeconómica da vila, bem como as metas para o alcance dos 11 compromissos da criança.

Segurança

Polícia regista redução de criminalidade


O Comando da Polícia Nacional no Cunene registou na última semana 19 crimes de natureza diversa, menos 11 em relação a igual período. O porta-voz da corporação, o superintendente Carlos dos Santos esclareceu à Angop que os delitos foram registados nos municípios de Kwanhama, Ombadja, Namacunde e Cahama. Entre os crimes destacam-se condução ilegal, falsificação de documentos, injúrias, furto e ofensas corporais simples e graves.
Foram detidos 20 cidadãos de origem e ocupação diversa, entre os quais um do sexo feminino e um estrangeiro de nacionalidade namibiana.
Durante o período em referência, a corporação registou três casos de ofensas corporais nos municípios de Namacunde, Kwanhama e Ombadja, cujos autores detidos utilizaram armas brancas e fragmentos de garrafa.
A Polícia notificou igualmente quatro casos de furto de animais nos municípios da Cahama e Kwanhama, tendo sido detidos cinco suspeitos.


Cultura

Lagutrop lança "Palácio Cinzento, Uma peripécia em Benguela"

A escritora Carolina Lagutrop apresentou o conto infantil “Palácio Cinzento, Uma peripécia em Benguela”, ontem, quinta-feira, em Luanda, numa cerimónia que contou figuras conhecidas do mundo literário angolano. Segundo a autora, em declarações à Angop, o projecto surge como uma réplica à pouca produção literária infantil e visa fomentar os hábitos de leitura entre os mais novos, quer se encontrem em frequência escolar ou ainda não.
A autora refere que o livro surge da necessidade de narrar recordações vividas na sua infância, bem como de escrever algo que pudesse persuadir as crianças a adquirir gosto pela leitura.
Na apresentação da obra, a escritora Kanguimbo Ananás disse que a história surpreende o leitor, pois reflecte a relação entre Angola e Portugal e apresenta um universo imaginário e realista dos pequenos que vivem nestes respectivos países.
Kanguimbo Ananás disse à Angop que apreciou o recurso linguístico utilizado pela escritora Carolina Lagutrop, que faz um “jogo” entre a Língua Portuguesa e o Umbundo (idioma falado no centro e sul de Angola).
A mesma satisfação foi mostrada pelos escritores João Pignatelli e Carmo Neto, tendo este último revelado que espera contar com a escritora portuguesa no projecto da União dos Escritores Angolanos (UEA), denominado “Quem Me Dera ser Onda”, que procura implementar nas crianças o gosto pela leitura.

Desporto

FIFA avança com novo sistema de arbitragem em 2014


O Mundial de África do Sul tem gerado alguma controvérsia em relação a alegados erros graves cometidos pelos árbitros auxiliares. De acordo com o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, este campeonato será a última edição com o actual sistema de arbitragem. "Se quatro novos olhos podem ajudar o árbitro principal, por que não utilizá-los?", questionou Valcke em entrevista ao canal britânico "BBC". Actualmente, além do árbitro principal, há os dois auxiliares e um quarto juiz. A ideia é usar mais dois, um atrás de cada baliza. "Diria que é o último Mundial com o actual sistema de arbitragem", concluiu o secretário-geral da FIFA, citado pela Angop.