Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 23 de março de 2010

Política

Assembleia Nacional reúne amanhã


Os deputadas da Assembleia Nacional reúnem, amanhã, quarta-feira, em plenária na sua 10ª sessão para debater o projecto de lei dos Biocombustíveis e a resolução que aprova o acordo de cooperação entre o Executivo angolano e o Governo da República de Moçambique, no âmbito da defesa.
Segundo a Angop, os parlamentares irão igualmente abordar o projecto de resolução que autoriza o Executivo a negociar com o governo da República Democrática do Congo a delimitação da fronteira marítima norte e o Projecto de Resolução que aprova o relatório de contas do provedor de justiça referente ao ano de 2008.
O Projecto de Resolução sobre o preenchimento da vaga de membros na Comissão Permanente da Assembleia Nacional, nas comissões de Trabalho Permanentes e nos Grupos Nacionais e de Amizade e o Projecto de Resolução sobre a atribuição de Menção Honrosa aos membros da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, serão outros dos diplomas em análise pelos deputados.
Está ainda prevista a abordagem dos Projectos de Resolução sobre a atribuição de Menção Honrosa aos membros da Comissão Técnica da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional e aos quadros técnicos e administrativos do órgão que elaborou a carta magna.

Ambiente


Curso de redacção promovido pelo Ministério do Ambiente



O Ministério do Ambiente, através do Comité Nacional Planeta Terra, está a promover desde o início de Março, o lançamento do concurso nacional de redacção e desenho sob tema “Preservando o Planeta Terra”, destinado às escolas do primeiro ciclo.

O concurso, que foi lançado nas províncias do Huambo, Huíla e Luanda durante a apresentação e distribuição do kit temático educacional sobre “Preservando o Planeta Terra”, abrange alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 12, de acordo com o secretário-executivo do referido comité, Nascimento Soares.

O Ministério do Ambiente e seus parceiros pretendem contribuir para uma maior compreensão dos problemas ambientais globais e despertar no seio dos alunos, sobretudo das crianças, a criatividade, iniciativa e interesse pela preservação e conservação do ambiente incluindo os seus recursos naturais, assim como a promoção do desenvolvimento sustentável.

O concurso de redacção e desenho prolonga-se até 15 de Maio, altura que os candidatos aos prémios entregarão os seus trabalhos ao Comité Nacional do planeta Terra, através das direcções províncias do Ambiente, para serem avaliados.

Com duas categorias “Redacção e Desenho”, os trabalhos serão realizados com base nos temas terra e saúde, clima, recursos naturais e energia, megacidades e oceanos. Em declarações à Angop, Nascimento Soares esclareceu ainda que cada aluno poderá participar nas duas categorias, apresentando uma obra para cada (redacção e desenho). A data limite para a entrega das inscrições será a 15 de Abril, enquanto a da divulgação dos vencedores está previsto para “5 de Junho”, Dia Mundial do Ambiente, cuja cerimónia de entrega dos prémios será realizada em Luanda. Computadores pessoais com a respectiva impressora e máquinas fotográficas serão entregues aos vencedores de cada categorias. O juri será constituído por técnicos dos ministérios do Ambiente e Educação.


Construção


Programa de habitação é semelhante a outros países


O Ministro do Urbanismo e Construção, José Ferreira da Silva, defendeu ontem, segunda-feira, no Rio de Janeiro, que o programa do Governo nacional que prevê o acesso à habitação à população não é diferente ao de outros países presentes no 5º Fórum Urbano Mundial.
Em declarações à Angop, o responsável referiu que Angola está a desenvolver um programa de habitação que não foge muito ao que foi apresentado pelos países da América Latina, Índia, China e Rússia. No final do encontro de ministros, ficou definida a necessidade de construção de habitações, de modo a permitir que cada família tenha acesso a uma casa condigna. "Uma das semelhanças nestes programas é o aspecto referente ao apoio necessário para que as pessoas tenham acesso à habitação. O interessante é que enquanto o Brasil tem o apoio da Caixa e o Fundo de Garantia, Angola está a trabalhar com o Fundo de Fomento à Habitação, que recorrendo aos bancos permite que cada cidadão tenha acesso a compra da sua residência", explicou.
Para o ministro José Ferreira, a participação na mesa redonda foi uma experiência interessante, pois cada um dos continentes apresentou a sua experiência, que no fundo não foge muito do que é a perspectiva geral de dar acesso a habitação a toda população em locais que tenham água, energia e saneamento básico. O responsável explicou que durante o encontro foram apresentados os programas de desenvolvimento de vários países.
Estiveram também presentes na abertura do 5º Fórum Urbano Mundial, o presidente do Uganda, Yowery Museveni, a secretária-geral adjunta das Nações Unidas e directora executiva da ONU-Habitat, Anna Tibaijuka, entre outros convidados.

Banca


BNA apresenta pagamento via telemóvel



O Banco Nacional de Angola (BNA) está a estudar a implementação do sistema de pagamento por telemóvel. O subdirector do departamento de sistema de pagamentos e operações bancárias, João Cose, apresentou a novidade em declarações à Angop, após o IV encontro sobre Sistemas de Pagamentos dos Países da CPLP, a decorrer de 22 a 23 de Março, em Luanda. O gestor admitiu que as condições para introdução do novo sistema de pagamentos estão a ser criadas, para que se possa iniciar a regulamentação desta forma de pagamentos e implementá-la.

O BNA pretende criar, ainda este ano, um grupo de trabalho que vai se debruçar sobre a matéria e elaborar a regulamentação para delimitar o campo de actuação dos operadores privados relativamente ao equipamento. Por outro lado, João Cose esclareceu as razões da morosidade na compensação de cheques, referindo que a demora depende do cumprimento das obrigações dos intervenientes (bancos). Adiantou que, com vista a ultrapassar a compensação tradicional dos cheques, está-se a trabalhar no âmbito da Câmara de Compensação Automatizada de Angola, órgão que terá função de permitir a compensação electrónica de cheques.
Neste mecanismo, os cheques serão trocados ou os bancos encaminharão ao BNA informações que ele suporta, mas o papel físico ficará com o banco comercial. “Esta é uma forma de dar resposta também a esta preocupação”, concluiu.
A Câmara de Compensação Automatizada de Angola está a ser desenvolvida e o responsável da sua introdução é a EMIS (Empresa Interbancária de Serviços) – entidade proprietária que vai velar pela gestão. De acordo com o cronograma de acções estabelecido, a Câmara de Compensação entrará apenas em funcionamento em 2011, data indicativa. A prioridade nessa altura será a introdução de transferências a crédito.

Educação

Ministério da Educação promove projecto "Escola amiga da criança"


O ministro da Educação, Pinda Simão, anunciou, em Benguela, que o ministério em colaboração com a Unicef e outros parceiros sociais, está a desenvolver um novo projecto nacional denominado "Escola amiga da criança". Este surgiu no âmbito da reforma educativa, como base integrante das acções dirigidas ao alcance das metas estabelecidas no quinto compromisso para com a criança, assumido pelos órgãos públicos, que visa uma educação primária de qualidade para todos.
De acordo com o responsável, o projecto implica um novo conceito para os directores da escola, professores e encarregados de educação, em prol da educação de qualidade. Para tal, referiu à Angop que é necessário que o processo de ensino e aprendizagem seja eficiente e que a escola seja segura, protectora e respeite os direitos da criança.
Na óptica do governante, o binómio escola-comunidade tem que assumir obrigatoriamente uma relação indissociável, uma vez que a escola é uma instituição que cumpre a sua função social: a de formar e desenvolver os recursos humanos.
Pinda Simão revelou que no âmbito da avaliação contínua do processo da reforma educativa foram aplicados testes de diagnósticos de Matemática e Língua Portuguesa, entrevistas a alunos e questionários a professores e directores de escolas. O ministro fez saber que os resultados revelaram que para além da evolução qualitativa do sistema educativo angolano, o indicador de qualidade de ensino mostra que os alunos que terminaram o ensino primário adquiriram competência satisfatória na ordem dos 90 por cento.