Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Indústria


Inaugurada fábrica de sapatos em Malanje



O ministro da Defesa Nacional, Kundi Paihama, inaugurou ontem uma fábrica de sapatos, denominado “Comandante Kanhangulo”, com capacidade de produção de 250 pares de calçados mês. O empreendimento pertence à Caixa de Segurança Social (CSS) das Forças Armadas Angolanas (FAA) e visa contribuir para o desenvolvimento socio-económico da província e na promoção de emprego à juventude.
Actualmente, a fábrica conta com 30 funcionários angolanos e dois formadores de nacionalidade brasileira, que estão a capacitar os referidos operários no domínio da manufacturarão dos calçados.
Numa primeira fase, o estabelecimento está a produzir botas militares, para servir os efectivos dos órgãos das FAA e da Polícia Nacional e de empresas de protecção física, através de um contrato celebrado com as referidas instituições.
Na ocasião, o ministro da Defesa, Kundi Paihama, considerou importante o estabelecimento, realçando o facto de a mesma contribuir para o desenvolvimento do sector da economia nacional.
Precisou que à Caixa de Segurança Social das FAA tem desenvolvido esforços para contribuir na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através da prestação de serviços nos vários domínios, com destaque para a construção de casas sociais e estabelecimentos económicos no país.
O governante manifestou-se indignado com o comportamento de muitos antigos militares, que aproveitam-se do bom senso da Caixa Social das FAA para apresentarem reclamações relativas a necessidade das suas reformas de trabalho, com objectivos de tirarem rendimentos pessoais, mesmo sem cumprirem o tempo regulamentar de serviço militar.
Por sua vez, o governador em exercício da província de Malanje, Conceição Cristóvão, disse que, com este gesto, às FAA, mais uma Vez, se colocam na linha da frente na contribuição da resolução das necessidades dos cidadãos, em tempo de paz.
Entretanto, o director da Caixa de Segurança Social das FAA, General João Luís Neto “Xieto” defendeu a necessidade de se mobilizar o mercado local e nacional em geral, a aderir aos serviços da referida fábrica.
Fez saber que a fábrica de sumos instalada na província da Huíla pela Caixa de Segurança Social das FAA, não tem dado os resultados esperados, devido a falta de escoamento dos produtos. Precisou que enormes quantidades de produtos, avaliados em milhares de Kwanzas, estragaram-se na Huíla por falta de consumidores, razão pela qual apelou ao Ministério da Defesa no sentido de reforçar o contrato firmado com o “Presild nova rede comercial”, relativo ao fornecimento dos sumos para a comercialização nas lojas “Nosso Super”.

Inicialmente, a fábrica de sapatos de Malanje, a única na província, vai produzir botas militares e posteriormente calçados civis, depois da chegada de outros equipamentos de origem brasileira.

Agricultura


Ambientalista defende agro-sivicultura para melhor preservação do meio



O engenheiro Lucas Miranda, da Direcção Nacional de Gestão do Ambiente, defendeu, em Luanda, a introdução e desenvolvimento da agro-sivicultura em maior escala no país, como forma de preservar melhor o meio e assim evitar-se a emissão de gases que interferem nas mudanças climáticas.
O ambientalista expôs a sua posição quando apresentava o relatório semi-acabado sobre “Vulnerabilidade e Adaptação Sobre as Mudanças Climáticas em Angola” durante o workshop sobre “Previsão Sazonal para a Época Chuvosa 2009-2010, que teve lugar na capital angolana.
De acordo com Lucas Miranda, a realização da agricultura itinerante (de forma tradicional) também afecta negativamente os solos, para além de serem emitidos gases tóxicos para atmosfera com as queimadas efectuadas pelos camponeses nas comunidades rurais.
No entender do responsável, este tipo de agricultura dispersa as populações, porque têm que procurar cada vez mais terrenos férteis, enquanto que com a agro-sivicultura as pessoas ficam no mesmo lugar, pois têm a oportunidade de fazer culturas de pouca duração, criar animais e ter alternativas alimentares na mesma zona.
O responsável do Ministério do Ambiente recomendou ainda que o Governo maximizasse os seus esforços para a diversificação das fontes económicas do país, apontando como prioridade investimentos na área da agricultura, por ser um sector que acolhe muita gente e pode garantir bons rendimentos às famílias.
Referindo-se a questão da emissão de gases que provocam danos à atmosfera, o engenheiro apelou para a criação de um organismo multi-sectorial que ajudaria o pelouro nacional do ambiente a controlar as principais instituições, empresas e comunidades que mais provocam problemas ao ambiente.
Lucas Miranda, que fez grande referência às questões das mudanças climáticas, anunciou ainda que o presente relatório, a ser apresentado em Dezembro do ano em curso numa conferência internacional sobre as mudanças climáticas, a decorrer em Copenhaga, Dinamarca, será ainda enriquecido com as propostas de outras instituições.
Entre elas apontou o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), de Investigação Pesqueira, Meteorologia, Gabinete de Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura, Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, entre outros organismos envolvidos na preservação do meio em Angola.
A agro-silvicultura é um sistema racional e eficiente de uso da terra. Nesse sistema, árvores são cultivadas em consórcio com culturas agrícolas e/ou geração de animais que propicia, entre outras vantagens, a recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas.
Consiste numa prática de manejo na qual as culturas são cultivadas nas ruas entre as fileiras plantadas com espécies arbustivas ou arbóreas, geralmente leguminosas, e na qual as espécies lenhosas são podadas periodicamente durante a quadra de cultivo.

CAN2010

Arquitecto sugere formas de aproveitamento dos novos estádios

O bastonário da Ordem dos Arquitectos de Angola, António Gameiro, defendeu a necessidade de um aproveitamento das infra-estruturas que os novos estádios de futebol vão proporcionar.
O responsável salientou que, do ponto de vista dos benefícios, o país ganhou novas infra-estruturas desportivas, que precisam de ser utilizadas convenientemente com o decorrer do tempo. Explicou que o maior ganho são as infra-estruturas desportivas, que, porém, só serão utilizadas aos sábados e domingos, ou eventualmente a meio da semana. Para o arquitecto é necessário dar um outro aproveitamento aos equipamentos, como a criação de lojas, salas de reuniões, áreas de lazer, entre outras.
Na sua óptica, os estádios devem ser utilizados permanentemente durante os sete dias da semana. António Gameiro exemplificou a existência de vários estádios com um conjunto de actividades que permitem a pessoa ir de manhã e sair a noite, onde a última actividade é assistir o jogo de futebol.

Diplomacia


Angola mantém bom relacionamento com Guiné-Conakry



O primeiro secretário do Consulado Geral da Guiné-Conakry, Camará Mory, considerou excelentes as relações diplomáticas entre Angola e aquele país da África do Oeste, testemunhando que se rompeu o distanciamento verificado, após a independência de Angola a 11 de Novembro de 1975.
Sublinhou que os contactos diplomáticos atravessam um bom momento desde a criação do Consulado Geral da Guiné-Conakry, a 10 de Dezembro de 2006, após uma longa ausência em Luanda, reactivando-se os laços de amizade e de irmandade criados desde a luta de libertação nacional de Angola, nos anos 60 do século XX. “Hoje, quer no lado angolano, quer no da Guiné, há a consciência de se trabalhar conjuntamente para o benefício de ambos os povos, ligados pela história, olhando para o potencial económico de Angola e o da Guiné-Conakry para a criação de sinergias para o desenvolvimento”, sustentou, em declarações à Angop.
Destacou ainda que tem se registado um bom arranque nas relações, nas quais se depositam muitas esperanças, porque ambos os países querem reaver os seus laços históricos para cimentar uma cooperação mutuamente vantajosa. O diplomata saudou o apoio que o consulado tem recebido das autoridades angolanas, bem como a inserção de guineenses na sociedade angolana.
Camará Mory enalteceu também a sabedoria e inteligência do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, pela sua política tendente a unir a África, bem como ao acolhimento fraterno garantido a todos os estrangeiros em Angola.

Desporto

Angola coordena desporto feminino e juvenil olímpico em África






Uma fonte ligada à organização anunciou à Angop que Angola vai coordenar, durante quatro anos, o sector dos desportos feminino e juvenil, ao nível da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ACNOA).
Teresa Quarta, eleita uma das vice-presidentes da Associação em JUlho de 2009, participou de 23 a 24 do corrente mês em Abuja, Nigéria, numa reunião da instituição, que visou, sobretudo, a atribuição das funções e responsabilidades aos quatro vice-presidentes recém-eleitos, assim como foram nomeados as respectivas comissões de trabalho.
Caberá a Teresa Quarta a coordenação dos assuntos ligadas aos aspectos humanitários e jurídicos da instituição, trabalho que vai desenvolver durante os quatro anos do seu mandato. Entretanto, as outras áreas de serviço e responsabilidades foram adjudicadas aos outros três vice-presidentes da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de Africa também indicados para o cargo em Julho último.
O ACNOA tem a sua sede na cidade de Abuja (Nigéria), localidade onde teve lugar o encontro e o seu actual presidente é um responsável olímpico da Costa do Marfim.