Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estratégia


Cooperação política com Estado chinês é positiva



O representante diplomático da China em Angola, Zhang Bolun, referiu, em entrevista à Angop, que a cooperação política entre os dois estados tem sido satisfatória, uma vez que tem existido um apoio mútuo ao nível de distintas questões, sobretudo no plano internacional.
O diplomata, que falava a propósito da realização da IV reunião ministerial do fórum de cooperação Sino-africana que encerra hoje, em Sharm el Sheikh, no Egipto, referiu que por este motivo a cooperação é vantajosa para ambos os países.
As relações entre os dois países são boas, uma vez que se apoiam mutuamente para cooperação em diversos assuntos internacionais. Neste sentido, Angola apoia mais a China por esta candidatar-se para distintos cargos em organismos internacionais.
O diplomata realçou igualmente o facto de haver visitas constantes entre delegações dos dois países para fortalecer cada vez mais as relações, tendo destacado a visita do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, em 2008, à China.
Zhang Bolun manifestou, por este motivo, a esperança de que no decorrer da Expo Xangai, em 2012, Angola se faça representar por altas entidades como já tem sido hábito em eventos no seu país. Por outro lado, destacou a visita efectuada ao país por um dos responsáveis do Banco de Comércio e Indústria da China, que manifestou a intenção em investir no país, o que considerou positivo porque vai contribuir para a diversificação dos créditos para Angola.

Finanças

Ministério moderniza sistema de controlo interno





O Ministério das Finanças está a desenvolver um processo de modernização orgânica e de funcionamento da Inspecção Nacional das Finanças, com vista a garantir um melhor controlo interno financeiro da instituição, informou o ministro Severim de Morais.
A medida foi conhecida durante a cerimónia de encerramento da I Conferência dos Serviços do Sistema de Controlo Interno da Administração Pública, no Palácio dos Congressos. A Angop avança que o governante explicou que os projectos dos “competentes diplomas legais” estão praticamente concluídos. “Em todo esse processo, o homem estará no centro das atenções, porque sem recursos humanos de elevada capacidade técnica não obteremos os resultados pretendidos que tragam valor acrescentado à gestão dos recursos financeiros e materiais do Estado”, frisou.
O programa prevê o recrutamento, selecção criteriosa e formação profissional de inspectores de instituições públicas e privadas disponíveis no país, ou de parcerias com organismos internacionais.
Para Severim de Morais, estas medidas visam tornar mais eficazes as acções de inspecção do seu ministério, privilegiando os actos preventivos, o acompanhamento da implementação das recomendações formuladas pelos inspectores e aprovadas pelo Governo, assim como imputar responsabilidade aos gestores que culposamente causam prejuízos ao erário.
Nos dois dias de trabalho da conferência, os especialistas discutiram temas como "Investimentos públicos e respectivo regime jurídico", "o Orçamento Geral do Estado", "Gestão do património do Estado", "Contabilidade pública", "Moralização da administração pública" e "Papel do Tribunal de Contas na gestão da coisa pública".

Saúde


Van-Dúnem quer mais médicos na Lunda Norte



O Ministro da saúde, José Van-Duném, apelou ao governo da Lunda Norte para que se esforce no sentido de trazer para a província mais médicos, com vista a garantir a assistência e melhoria dos serviços de saúde à população.
Em declarações à Angop e restante imprensa, no município do Cambulo, após uma visita de trabalho de três dias à Lunda Norte, referiu que as autoridades locais devem continuar a atrair mais quadros para os hospitais, à luz do processo de mobilidade interna, para que existam mais profissionais na Lunda Norte, colmatando o actual défice de médicos. José Van-Duném reconheceu ainda que, apesar da insuficiência de quadros e de recursos financeiros, a saúde está a melhorar.
Sugeriu igualmente a necessidade de elaboração de um programa acelerado de treinamento de profissionais do ramo, para a sua adequação às novas tecnologias e desafios do mundo da medicina. "Temos que animar as pessoas que estão a trabalhar aqui na saúde pelo esforço que vêm realizando, muitas vezes em condições adversas," incentivou, exemplificando que no Cambulo foi informado de que não existe malnutrição, embora, realçou, o paludismo continua a ser a principal causa de procura das unidades sanitárias. No entanto, a mortalidade baixou para mais de 50 por cento.
Na Lunda Norte José van-Dunem visitou na cidade do Dundo os hospitais, provincial, municipal do Tchitato, sanatório, bem como as obras de construção do futuro hospital da província, no bairro Samacaca, e a escola básica de saúde. Visitou também os municípios do Cambulo e Lucapa, onde radiografou as suas respectivas unidades sanitárias.

Aviação

TAAG abre rota para a Cidade do Cabo

A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) inaugurou, hoje, uma nova rota, fazendo a ligação entre as cidades de Luanda e Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul. A informação foi avançada pela agência Angop, à qual a directora de comunicação e imagem da companhia, Agnela Barros, revelou que, na primeira fase, os voos serão efectuados por uma aeronave do tipo boeing -737, com capacidade de 120 lugares (12 em classe executiva e 108 passageiros para a económica).

A rota terá duas frequências semanais para complementar a que a TAAG já efectua diariamente para a cidade de Joanesburgo, deixando o aeroporto de Luanda às segundas e sextas-feiras, regressando nos respectivos dias para a capital angolana. Segundo o director comercial da transportadora nacional de bandeira, Jacinto Júnior, a decisão para a abertura desta nova rota foi sugerida por um estudo efectuado pela sua delegação em Joanesburgo, que msotrou haver mercado de negócios para aquela região do sul da África do Sul, devido à procura de serviços para a referida zona.

Dependendo das exigências do mercado, a companhia vai analisar o estado da operação ao longo dos primeiro meses, e se o número de passageiros ultrapassar a capacidade da aeronave, a mesma poderá ser substituída por uma maior ou aumentar as frequências semanais de voos.





Assim, a partir de hoje, a TAAG passa a transportar passageiros e carga, não só para cidade de Joanesburgo, onde efectua frequências regulares diárias, como também para Cape Town, com dois voos por semana.

Actualmente a companhia aérea angolana realiza voos para vários destinos no mundo, entre os quais, as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), Lisboa (Portugal), Dubai (Emiratos Árabes Unidos), Benjing (China), África do Sul, Zâmbia, Zimbabwe, RDCongo e outros países africanos.

Banca

Banco Millennium Angola lança depósito com oferta de telemóvel

O Banco Millennium Angola lança hoje o “Depósito Movicel”, exclusivo para os clientes particulares, com oferta de um telemóvel Alcatel V212 da Movicel ou outro modelo de valor comercial equivalente.

O montante mínimo de subscrição é 40 mil kwanzas ou 500 dólares americanos e tem um prazo de 60 dias, não renovável, bem como uma taxa de juro de oito por cento para kwanzas e de cinco por cento para dólares, indica uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso. Ao cliente é dada a possibilidade de comprar outro modelo de gama superior, pagando a diferença. Esta solução de poupança destina-se a utilizadores particulares que pretendam ter garantia total do capital investido e taxas de remuneração atractivas.

Os clientes que pretendam subscrever o Depósito Movicel terão apenas de se dirigir a qualquer balcão do Banco Millennium, que recentemente lançou o Crédito Nova Vida, um financiamento até 500 mil Kwanzas que pode ser reembolsado até três anos. O montante mínimo de abertura de conta no Banco Millennium Angola é de 200 dólares americanos ou o equivalente em kwanzas.

A instituição abriu há pouco tempo mais um balcão em Luanda, alargando assim a sua rede comercial para 20 balcões, distribuídos pelas províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Zaire, Huíla e Cabinda.