Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Urbanismo

Presidente da República visita projecto no Kilamba Kiaxi


José Eduardo dos Santos, Presidente da República, deslocou-se hoje, sexta-feira, a Luanda para verificar o Projecto Habitacional nova Cidade do Kilamba Kiaxi, que ocupa uma área de 5.200 hectares e vai contemplar 20.002 apartamentos.

A visita tem como objectivo a constatação do grau de execução das obras. O Chefe de Estado faz-se acompanhar do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

A nova cidade, cuja primeira fase das obras arrancou em Setembro de 2008, está localizada junto ao Estádio Nacional 11 de Novembro e contempla 24 creches, nove escolas primarias, oito secundárias, jardins infantis, um hospital, quatro clínicas, doze centros de saúde e três instituições financeiras.

O espaço vai albergar estações de correio, postos de combustíveis, unidades e esquadras policiais, quartéis de bombeiros, parques de estacionamento, igrejas, cemitérios e outras infra-estruturas ligadas aos sectores das Água, Energia e Telecomunicações. Acompanham a visita os ministros da Administração do Território e do Urbanismo e Construção, respectivamente Bornito de Sousa e José Ferreira, a governadora provincial, Francisca do Espírito Santo, e o primeiro secretário do MPLA em Luanda, Bento Bento.

Saúde


85 mil USD para combater o VIH/Sida


A Comunidade Europeia já disponibilizou, desde o início do ano, 85 mil USD, para o incremento dos programas de prevenção e combate ao VIH/Sida nos municípios do Chitembo e Chinguar na província do Bié. O programa conta com o apoio da Cruz Vermelha de Angola e de acordo com o seu delegado, Ângelo Sassongo, estão previstas acções de combate a outras doenças sexualmente transmissíveis.

O responsável esclareceu, em declarações à Angop, que os trabalhos consistem na realização de palestras, teatro e distribuição de panfletos que retratam o perigo das enfermidades e apoiam as pessoas que vivem com o vírus da Sida.

A organização está ainda a sensibilizar a população no sentido de evitar o estigma em relação aos seropositivos e a fornecer o apoio necessário, visando incentivá-los a lutar contra esta pandemia. A distribuição gratuita de preservativos, nomeadamente à camada jovem, decorre ao longo da província, com o intuito de prevenir a transmissão do Sida e outras doenças sexualmente transmissiveis, como sífilis, gonorreia, entre outras.

Segundo o responsável, estão inseridos no programa de luta contra a doença, 360 educadores que trabalham a nível dos municípios do Chitembo, Chinguar e outras localidades da província.

Indústria


Governo e empresários discutem legalização de empresas

O governo da Huíla e a Associação Agropecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL) estão reunidos hoje, sexta-feira, com a finalidade de abordar questões ligadas ao processo de legalização de empresas. O programa urbanístico da província também estará no centro do debate, no âmbito das estratégias de desenvolvimento económico da região. Na abertura do evento, o governador Isaac dos Anjos sublinhou que a reunião surge na sequência das preocupações apresentadas pelos empresários ao governo provincial.

O responsável da Huíla salientou, durante a sua intervenção, que vai apresentar no decorrer da reunião o seu plano de acção, onde pretende ouvir as preocupações e sugestões. dos empresários locais. O encontro, que termina ainda hoje, está a abordar igualmente o orçamento da província para 2010, a renda do património não habitacional da AAPCIL, a legalização de empresas nos próprios municípios por uma delegação multi-sectorial, o Guichet Único de Empresas, a formação profissional de agentes económicos e a criação de um pólo industrial.

Reconstrução

Nova refinaria no Porto de Lobito


O director-geral do porto comercial do Lobito, José Carlos Gomes, anunciou que a unidade portuária que dirige vai albergar a refinaria petrolífera na região, pelo que estará atento ao acréscimo do volume de trabalho.
O responsável, que falava à Angop, referiu que o Porto Comercial do Lobito possui meios materiais e humanos capazes de corresponder os desafios do relançamento da economia nacional e da África Austral. José Carlos Gomes adiantou que os oito anos da paz permitiram aumentar a produção da empresa e a consequente obtenção de rendimentos, que têm permitido a modernização de todos os equipamentos e a aposta na formação profissional dos colaboradores.
O novo rebocador, entregue ontem à unidade e orçado em mais de sete milhões de euros, possui 30 metros de comprimento, dez de largura e uma capacidade de tracção de navios com mais de 300 metros de comprimento. Baptizado com o nome "Calai", o rebocador possui uma velocidade de 14 nós, rápida capacidade de manobra operacional e diversos sistemas para comunicações a longas distancias.


CPLP

Indicados representantes de Angola na Federação de Deficientes da CPLP


Os representantes de Angola na Federação das Associações de Portadores de Deficiência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foram conhecidos ontem, quinta-feira, em Luanda.
A Angop noticia que Lourenço Humba, secretário-geral da Federação das Associações de Portadores de Deficiência (FAPED), foi escolhido para ocupar uma das vice-presidências da organização lusófona. A vice-presidente para deficiência motora da mesma federação, Graciete Cortez, será vogal do conselho fiscal. Segundo o presidente da FAPED, Silva Lopes Etiambulo, esta indicação da organização baseia-se nas orientações da última assembleia-geral da Federação das Associações de Portadores de Deficiência da CPLP, que decorreu entre 7 a 9 de Março, em Maputo, Moçambique. Os participantes tomaram conhecimento da entrada em funcionamento da escola de condução para portadores de deficiência.
A FAPED é constituída por 21 associações reconhecidas pelo Estado angolano, tendo sido fundada em Dezembro de 2000.