Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diplomacia

Ministro russo dos Recursos Naturais de visita ao país


O ministro dos Recursos Naturais e Ecologia da Federação Russa, Yuri Trutnev, chegou na manhã de hoje, quarta-feira, à capital angolana, onde durante 24 horas efectuará uma visita de trabalho, visando o reforço da cooperação bilateral.
De acordo com uma fonte da embaixada russa, durante a sua permanência no país, Yuri Trutnev, igualmente co-presidente da Comissão Bilateral Intergovernamental entre dois países, vai reunir-se com o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, que encabeça a parte angolana neste organismo.
As partes vão avaliar o estado da cooperação e definir mecanismos conducentes a imprimir maior dinâmica na implementação de determinados projectos. O governante russo tem também encontros agendados com o ministro de Estado e chefe da Casa Civil da Presidência da República, Carlos Feijó, com os titulares das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, José da Rocha, do Ambiente, Fátima Jardim, e da Indústria e Geologia e Minas, Joaquim David.
A criação do sistema angolano de telecomunicações por satélite (Anglosat), a formação de quadros nas diversas áreas, cooperação técnico-militar, dentre outros, são aspectos que estarão em análise durante os encontros que o ministro russo vai manter com governantes angolanos, segundo notícia a Angop.
A República de Angola e a Federação Russa mantêm relações de amizade e de cooperação desde os primórdios da independência do Estado africano. Durante esse período, milhares de angolanos foram formados em estabelecimentos de ensino e academias militares daquele país europeu.



Desarmamento

Governo sensibiliza para entrega voluntária de armas


A nona reunião ordinária dos membros do governo provincial do Bié, realizada ontem, terça feira, na cidade do Kuito, recomendou o envolvimento das administrações municipais e parceiros sociais do governo no sentido de dar continuidade ao trabalho de sensibilização da população ainda em posse ilegal de armas de fogo, no sentido de procederem a sua entrega.
A medida segundo o documento tem como finalidade contribuir no processo de escolha de armamento em posse ilegal, de forma a garantir a segurança, ordem e tranquilidade nas comunidades.
De acordo a referida nota, a reunião sugere a denuncia por parte da população, bem como da sociedade às autoridades locais da existência de paióis, visando a remoção do material que supostamente pode existir.

Ambiente

Aefca apresenta palestras sobre desertificação

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Agrárias (Aefca) vai realizar nos dias 14 e 15 deste mês, na província do Bié, uma palestra sobre causas e consequências da desertificação.

Em declarações à Angop, o presidente da associação, António Kamutali, deu a conhecer que os temas serão orientados por docentes da instituição, com o objectivo de expandir a informação sobre a prevenção da desertificação e conservação das florestas. Referiu ainda que a participação dos estudantes da província do Huambo nas palestras visa estabelecer parcerias com outros para o reforço da sensibilização e educação sobre os perigos da desertificação. Outro dos temas de discussão são os requisitos necessários para o ingresso à Universidade.

António Kamutali salientou que as palestras vão ser dirigidas aos estudantes do Instituto Superior Politécnico do Bié, dos Institutos Médio Agrário (IMA) e de Educação, além do Pré-Universitário do município do Andulo, na mesma província.

Durante os dois dias, a delegação do Huambo, composta por 40 estudantes do curso de engenharia florestal e três docentes, vão visitar áreas ligadas à agricultura e participarão em jogos amistosos de futebol onze e basquetebol. Aefca vai distribuir aos participantes algum material de apoio cedido pelo projecto Elisa-Uso Sustentável da Terra. O responsável manifestou-se preocupado com o índice de degradação dos solos, através das queimadas, e cortes anárquicos de árvores. "Somos estudantes do sector florestal e, por isso, sentimos a obrigação de lutar contra as práticas inadequadas de exploração de inertes para a satisfação das necessidades humanas, o abate indiscriminado de árvores, queimadas, entre outras práticas", continuou. Explicou que essas acções promovem a redução das áreas de cultivo, destrói a fauna, flora e recursos hídricos.



Ensino Superior

Bié terá formação superior em Contabilidade e Administração em 2011

A província do Bié vai contar, a partir do ano lectivo de 2011, com o curso superior de Contabilidade e Administração, visando oferecer maior oportunidade aos jovens que estejam interessados.

A informação vem expressa no comunicado final da nona sessão ordinária do governo, que analisou aspectos ligados à situação socio-económica e política da região, que decorreu ontem, na cidade do Kuito (Bié). Com a abertura do referido curso, o Instituto Superior Politécnico terá dois cursos, pois já ministra o curso superior de enfermagem, com 60 estudantes.

O Bié possui duas instituições de formação superior: o Instituto Superior Politécnico, com o curso de enfermagem, e a Escola Superior Pedagógica, com as especialidades de matemática, geografia, pedagogia e psicologia.