Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Diplomacia

Vice-presidente chinês iniciou visita oficial


O vice-Presidente da China, Xi Jinping, chegou hoje, segunda-feira, a Angola para uma visita oficial que termina no sábado, com o objectivo de reforçar os laços que unem Pequim ao seu principal parceiro comercial em África.
Sem prestar declarações à chegada, Jinping foi recebido no aeroporto de Luanda pelo seu homólogo, Fernando dos Santos, com honras militares, tendo de seguida iniciado um encontro com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no palácio presidencial, na Cidade Alta. Xi Jinping chega a Luanda oriundo da África do Sul, tendo a imprensa chinesa citado o vice-Presidente chinês, que defendeu o esforço dos dois governos para que as relações bilaterais "caminhem até um nível mais elevado" do que aquele que se regista actualmente. Colocando o ênfase nas vantagens mútuas deste relacionamento, Jinping afirmou ainda à imprensa chinesa que esta visita vai "consolidar a tradicional amizade" entre Luanda e Pequim, bem como "aprofundar a confiança" e elevar a cooperação bilateral, sendo hoje Angola o maior fornecedor de petróleo ao gigante.

Saúde

Ministros da Saúde debatem estratégia para combater doenças ligadas ao ambiente


Luanda acolhe terça-feira uma conferência interministerial sobre Saúde em África para debater e analisar estratégias de combate às doenças relacionadas com o meio ambiente. Para a conferência (segunda do género depois da do Gabão, em 2008) são esperados ministros da Saúde de 46 países do continente africano.
Na reunião de Luanda, os responsáveis pela Saúde dos países africanos vão analisar o resultado da aplicação das medidas definidas em 2008, em Libreville, e aprovar um documento que prevê uma aliança estratégica alargada no continente para fazer face aos problemas do sector da saúde em África. O encontro de quatro dias será organizado pelo Governo de Angola com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
O vice-presidente da República de Angola, Fernando dos Santos, em conjunto com a directora mundial da Organização Mundial de Saúde, Elizabeth Chan e Luís Gomes Sambo, director regional da OMS em África.

Negócios


Empresas lusas à descoberta de Cabinda
Uma dezena de empresas portuguesas de diversos sectores de actividade parte hoje para uma missão empresarial a Luanda e Cabinda, organizada pela Associação Industrial Portuguesa - Confederação Empresarial (AIP-CE) e a Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS). "Além das oportunidades de negócio em Luanda, abrem-se a cada dia inúmeras oportunidades nas restantes províncias angolanas", assegurou a organização que indica que a aposta na província de Cabinda se deve ao seu "papel de relevo nas relações internacionais, reconhecido pelas autoridades angolanas que encetam esforços no sentido da recuperação do seu estatuto de Zona Franca, como atesta a aprovação do regime aduaneiro especial de Cabinda". "Esta nova realidade exige mais estrutura e conhecimento das pequenas e médias empresas portuguesas", alega. Na apresentação da missão empresarial a Angola, destaca-se ainda o facto de Cabinda, rica em petróleo e recursos naturais, continuar "muito dependente das importações, nomeadamente de produtos alimentares,bebidas, materiais de construção, electrodomésticos e matérias-primas", que representam oportunidades para as empresas portuguesas. A Zagope, Paranhocarnes, Sobralgurtes, Eurostand, Stands e Decorações de Interiores, EStiplano Estudos e Projectos, Coperol, Cabelte, Azeol, Arnaud, Probaixa e Agenda Setting são as empresas que embarcaram nesta aventura.

Censos

Angola realiza censo da população em 2013


O Governo angolano prevê que estejam criadas condições para a realização do censo geral da população e habitação em 2013. O anúncio foi feito pelo técnico para área de recenseamento do Instituto Nacional de Estatística (INE), Pio Lucas, no encontro que assinalou o Dia Africano da Estatística. O técnico afirmou que tem grande parte dos instrumentos de recolha e cronogramas elaborados e todas as actividades subsequentes planificadas, para que o censo aconteça na data prevista.
Pio Lucas acrescentou que todos os documentos legais necessários para a realização do censo já estão aprovados para o processo que deve ter pelo menos dez anos de preparação. Angola tem ainda quatro anos pela frente.
As Nações Unidas regulam que todos os países devem realizar um registo geral da população pelo menos de dez em dez anos. Angola não realiza censo populacional desde 1970, por isso, adiantou, o país é chamado a realizar o mesmo na ronda 2010, que termina já em 2014.