Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Tecnologia

Infrasat lança TV Satélite





O primeiro serviço de televisão por assinatura via satélite operado por uma empresa angolana foi lançado no fim-de-semana em Luanda pela empresa de telecomunicações Infrasat. O serviço denomina-se de UAU TV e é composto por 12 canais, todos eles em língua portuguesa e criteriosamente seleccionados para atender as exigências de um público heterogéneo. Na grelha de canais destacam-se a TPA 1 e 2, TV Zimbo, Tv Record, RTP internacional, BAND News, RTP-África, Kidsco, Woohoo, Afro Music, UAU TV PROMO (CANAL DO ASSINANTE) e MGM.
A UAU TV é um serviço de televisão por satélite, que pressupõe a sua disponibilidade para cobrir todo país privilegiando para o efeito as regiões mais longínquas onde não se faz sentir serviços de género.
Para o director executivo da Infrasat, em entrevista hoje à Angop, na capital angolana, Eduardo Continentino, a UAU é uma marca forte, jovem e dinâmica, que convida os telespectadores a um mundo de surpresas onde a informação, entretenimento, lazer, educação e cultura fazem parte da sua grelha de atracções.
O responsável assegurou igualmente que, para além da UAU TV ser um serviço diferente e inovador no mercado angolano, é também uma iniciativa que se propõe oferecer um produto de elevada qualidade tecnológica ao alcance do cidadão angolano, que a partir de 1.700,00 kwanzas pode habilitar-se a um pacote básico mensal. “Uma vez adquirido o kit completo (19.500,00kz.), que inclui instalação e três meses grátis, a grande novidade tem a ver com a possibilidade do assinante poder efectuar um recarregamento opcional mediante as suas disponibilidades financeiras”, explicou.
Para Eduardo Continentino, o objectivo da Infrasat é fazer da TV UAU uma opção para milhares de angolanos enquanto veículo de difusão de informação, já que “o lançamento da UAU TV coincide com a realização do CAN 2010 e, desta forma, a Infrasat associa-se aos esforços das entidades desportivas do país, no sentido de contribuir para uma maior divulgação do evento e permitir que os angolanos de zonas recônditas possam assistir as partidas de futebol que serão realizadas nas quatros províncias do país”.
Para além de uma equipa técnica móvel, a gerência do novo canal conta com um serviço de chamada (call center) que funcionará de plantão a fim de atender eventuais situações do interesse do usuário.
Surgida há cerca de um ano, a Infrasat conta com dois produtos no mercado, o serviço de telefonia universal Liga-Liga e os serviços corporativos de transmissão e acesso a redes de voz e dados denominados TrankSat e NetSat.


Direitos Humanos

Bento Bembe discursa na abertura da conferência


"A divulgação criteriosa dos princípios que concorrem para o conhecimento dos direitos humanos contribui significativamente para mudança de atitudes, o seu respeito e, desse modo, a consolidação do processo democrático". Foi com esta convicção que o ministro Sem Pasta, António Bento Bembe, deu início ao seu discurso na abertura da Conferência Nacional sobre Direitos Humanos, que arranca hoje, quinta-feira, em Luanda. O evento dura dois dias e pretende discutir o estado de divulgação dos direitos humanos no país.
Bento Bembe acredita que sem o alargamento contínuo do suporte "informação" será impossível definir políticas sólidas e eficazes, que se adaptem à dimensão de tão essencial princípio de cidadania. De acordo com o governante, a defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia continua a ser um dos mais importantes compromissos políticos e morais do Governo da República de Angola. “O governo tem vindo a adoptar, em diversos sectores, políticas próprias e a incentivar o desenvolvimento de experiências que mostrem, de forma pedagógica, estratégias e rumos concretos a seguir”, revelou.
Para Bento Bembe, “a educação, em matéria de direitos humanos, deve continuar a abranger actividades de formação, divulgação e informação, destinadas a fomentar uma cultura universal, através da difusão de conhecimentos, competências e a mudança de atitudes". Considerou ainda que a educação no domínio dos direitos humanos é muito mais do que uma simples lição de escola ou o tema de um dia, constituindo um processo através do qual as pessoas obtêm instrumentos de que precisam para viver em segurança.

Petróleo

Sonangalp constrói posto de abastecimento em cinco municípios






Cinco postos de abastecimento de combustíveis serão construídos, a partir do próximo ano, em cinco municípios da província do Zaire. O projecto está a ser desenvolvido pela sociedade de comercialização e distribuição de combustíveis de Angola (Sonangalp).
O assistente para a área de construção e projectos da empresa, Helmer Manuel Diogo, adiantou hoje, em declarações à Angop, que para a implementação do projecto nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Kuimba, Nzeto e Tomboco, a empresa espera celebrar, em Fevereiro próximo, um acordo com o governo provincial do Zaire.
De acordo com o responsável, para além da construção de bombas de combustíveis nas cinco sedes municipais da região, a Sonangalp vai instalar postos de abastecimento de derivados de petróleo nos principais eixos rodoviários da província. A medida enquadra-se num projecto de construção de 22 postos de abastecimento de combustíveis, que a Sonangalp pretende instalar em todo território nacional até 2012. "Em princípio, o projecto seria para os seis municípios da província do Zaire. Mas, nesta primeira fase, o município do Nóqui não foi contemplado por dificuldades de acesso em termos da estrada", sublinhou.
Sem revelar os montantes a investir nesses projectos, Helmer Diogo garantiu que as obras de construção destes empreendimentos económicos terão a duração de dois anos, devendo ser concluídos em finais de 2011. "Esperamos construir nas sedes municipais da província, bombas de combustíveis com capacidade razoável. Para a estrada nacional e intermunicipais, a Sonangalp espera instalar postos de combustíveis do tipo pousada equipados com outros serviços", asseverou.
A materialização deste projecto na província do Zaire vai proporcionar à juventude local, dezenas de postos de trabalho directo, contribuindo desta forma, para o combate ao desemprego. A sonangalp é uma empresa mista, que provém duma pareceria entre a Sonangol (Angola) e a Galp Genérique (Portugal), onde a primeira detém acções na ordem de monopólio de 51 por cento de acções e 49 para a Galp. A Sonangalp está no mercado nacional há mais de 15 anos.


Parceria

Roménia assina em 2010 com Angola acordos nas áreas do petróleo e Minas

Três acordos de cooperação económica serão rubricados em Janeiro de 2010, entre os governos da Roménia e de Angola, nos domìnios petrolífero, energia, geologia e minas, na perspectiva do relançamento e reforço das Relações bilaterais entre os dois países.

A notícia foi divulgada pelo embaixador da Roménia em Angola, Iacob Prada, em declarações à Angop, por ocasião do dia Nacional daquele pais, assinalado a 1 de Dezembro. O presidente José Eduardo dos Santos foi convidado a deslocar-se à Roménia, em Janeiro de 2010 para uma visita oficial e para proceder à assinatura dos referidos acordos de cooperação bilateral. Lembrou ainda que uma delegação angolana dos ministérios dos petróleos e da geologia e minas deverá deslocar-se à Roménia para "negociações in situ", missão que será precedida de uma deslocação do ministro angolano das Relações Exteriores, nos próximos, para preparar a visita presidencial.

O diplomata romeno em Angola, há mais de três anos, garantiu que após os acordos e tendo em conta a experiência nesse dominio, o seu país fará investimentos consideraveis na exploração e processamento mineiro de ferro, cobre, diamante e urânio, assim como nos sectores da energia e petróleo. Nesta última área, o diplomata adiantou que a sociedade Nacional de combustíveis de Angola, (Sonangol) vai colocar no mercado romeno, produtos derivados de petróleo para consumo interno, no âmbito do processo de internacionalização.





Na óptica do responsável, nos últimos quatro anos, as relações de cooperação entre os dois países têm registado incrementos, com a deslocação, periodiamente, de quadros angolanos para formação nas áreas das ciências, petróleo, tecnlogia de informação, entre outras.

Na sua estratégia de parceria com Angola, a Romenia prevê ainda, em 2010, alargar a sua cooperação, no ramo da construção civil, participando na criação de um milhão de (focos) casas, estando cada vez mais envolvida no processo de reconstrução e desenvolvimento do país.

CAN 2010

Estradas inter-provinciais reabilitadas para facilitar circulação automóvel



A melhoria das estradas do país vai permitir uma maior movimentação de adeptos do futebol entre as quatro províncias que acolhem as fases do CAN2010. A mais-valia reside nos baixos custos financeiros destas obras.
Interpelados pela reportagem da Angop, os automobilistas destacaram a importância da recuperação das vias inter-provinciais, um processo que decorre há mais de quatro anos e que se adapta ao momento actual em que o país vai realizar o Campeonato Africano das Nações. Em declarações à agência angolana, os condutores manifestaram-se satisfeitos com o estado da via, com destaque para o troço Luanda-Sumbe-Benguela-Huíla. Para quem utiliza regularmente a via para a transportação de pessoas e mercadoria, o conforto, a segurança, bem como a redução do tempo de viagem vão incentivar a população a percorrer as diversas cidades do CAN2010 por estrada.
Zeca Horácio reconheceu os esforços do governo e salientou que a reabilitação das estradas, em particular da via Luanda-Benguela, num percurso de 530 quilómetros, contribuiu para a redução do tempo de viagem de 18 para sete, contando com as paragens feitas pelo caminho.
Salomão Bazilo, motorista de um mini-autocarro que faz a rota Luanda-Benguela-Huíla, há mais de cinco anos, considerou que a recuperação das estradas contribui ainda para a longevidade dos veículos. O motorista perspectiva o aumento de número de passageiros durante a realização do CAN, que já se mostram ansiosos por ver os jogos nos novos estádios.
Por outro lado, os motoristas apontaram as vantagens da ponte “4 de Abril” sobre o rio Catumbela (Benguela) que tem permitido uma maior fluidez na circulação rodoviária da localidade. Segundo Isaías Amadeu, com a ponte, inaugurada este ano pelo Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, o tempo de circulação entre Lobito-Benguela ficou seduzido e contribuiu para o aumento do número de viagens para as referidas localidades.

Legislação

Inadec defende protecção constitucional do consumidor


O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) defendeu ontem, em Luanda, a protecção constitucional do consumidor, no quadro da discussão pública temática das três matrizes de projectos da lei magna em curso no país.
Em declarações à Angop, à margem do debate promovido pela Comissão Constitucional, Ministério da Economia e Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, a directora-geral do Inadec, Elsa Barber, realçou que a protecção constitucional dos direitos do consumidor justifica-se pelos interesses que envolve. A responsável alega que no ramo de defesa do consumidor os fornecedores lesam quase que sistematicamente os interesses do comprador, embora exista a Lei Geral de Defesa do Consumidor. “Pensamos que a introdução do direito do consumidor na constituição poderá trazer maior protecção a quem consome”, argumenta.




Para a directora geral do Inadec, a tutela do consumidor demonstra a preocupação do Estado para o despertar da consciência do comprador. Apontou a experiência com associações e órgãos do Estado como factor que levou a instituição a apresentar tal proposta. O encontro, promovido em parceria pela Comissão Constitucional, Ministério da Economia e Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN) contou com a participação de técnicos da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, representantes das associações de Economistas, Fiscal e de bancos, empresários e economistas singulares.
Com 368 artigos, o projecto de Constituição de matriz Presidencialista consagra um sistema de governo no qual o presidente detém o poder executivo. O sistema de matriz Semi-Presidencialista, composto por 196 artigos, consagra o primeiro-ministro como chefe do governo e estabelece o princípio de Estado unitário e laico, propondo ainda como alternativa uma República federativa.
O projecto de Constituição Presidencialista Parlamentar, composto por 221 artigos, estabelece o princípio de estado de direito laico, determina a separação de poderes e confere a chefia do governo ao Presidente da República.