Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mediatismo


CNN garante cobertura do CAN-2010


O Campeonato Africano das Nações (CAN), que Angola acolhe em Janeiro de 2010, terá cobertura da rede de televisão norte-americana CNN. A garantia foi dada, ontem, por Kim Norgaard, delegado da CNN em África, durante um encontro com responsáveis de órgãos públicos de comunicação social angolanos, em Joanesburgo, África do Sul.
Kim Norgaard disse ser do interesse da CNN divulgar não apenas a competição desportiva em si, mas as várias envolventes do evento e do país organizador, no campo da política, sociedade e economia, a exemplo do que este colosso da televisão mundial tem feito em torno da Taça das Confederações e do Campeonato do Mundo, na África do Sul. 
CNN é a sigla de Cable News Network, uma rede de televisão norte-americana pertencente ao grupo Time Warner, especializada na transmissão de notícias vinte e quatro horas por dia.



Pintura

Álvaro Macieira e Horst Poppe selecionados para o NordArt 2009


O artista angolano Álvaro Macieira e o seu colega africanista alemão Horst Poppe, do Grupo Conexão Cultural, foram seleccionados pelo júri do “Nord Art 2009“, para mostrarem três das suas obras de grandes dimensões, representando o seu labor de sete anos de pesquisas realizadas em Angola. Tratam-se das pinturas “Macumatano”, ”Nzila-giadi” e “Ngamubanda-Ngamutuluka” produzidas em Luanda no atelier de Álvaro Macieira, durante as visitas de estudo do africanista alemão Horst Poppe, que conhece e pesquisa Angola desde 1988. As obras aprovadas para o Nord Arte têm cores quentes, com predominância do amarelo, pelo que encantaram e convenceram os curadores da exposição multimédia, que abarca ainda instalações, esculturas, objectos gráficos, fotografias, filmes, vídeos, literatura, dança e música. As obras dos dois artistas foram aceites ainda por representarem uma síntese do que melhor produziram em conjunto, durante o seu “fecundo e criativo diálogo pictórico inciado em Angola no ano de 2002”. O júri do Nord Art 2009 trabalhou arduamente para seleccionar 200 artistas dos 1900 candidatos ao certame, que se realiza anualmente na cidade de Rendesburg, no Norte da Alemanha. Os artistas selecionados vão representar 34 países do mundo, com o domínio da Alemanha, Rússia, Itália, Finlândia, Dinamarca, Itália, Espanha e Turquia. A China lidera entre os artistas asiáticos, com a presença ainda da Coreia e do Japão. Nota de realce para a presença do México, Perú e Chile, mostrando o melhor da arte contemporânea da América Central e do Sul. Do continente africano, marcam presença apenas dois artistas: o angolano Álvaro Macieira, no “conexão cultural Angola/Alemanha “com o africanista Horst Poppe, e o egípcio Mohamed Elmasry. A exposição estará patente até dia 27de Setembro.

União


Administrações municipais juntas em prol das crianças


O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, apela às administrações municipais para que estas se reúnam e desenvolvam actividades e serviços básicos de saúde, educação e protecção das crianças, de modo a garantir as condições necessárias para o pleno exercício das suas competências. Segundo este responsável, só desta forma se pode continuar a desenvolver todo o esforço e sapiência no cumprimento das normas constitucionais e demais dispositivos legais de protecção e salvaguarda dos direitos das crianças. A presença e participação dos administradores municipais a este nível representa a visão atenta, responsabilidade e engajamento do Estado em resolver a situação da criança angolana. A tarefa exige de todos os angolanos responsabilidades sem limites, espírito de sacerdócio e o redobrar de esforços, para colocar o país no concerto das nações, com índices mais elevados de sobrevivência e crescimento harmonioso da criança. Importa cumprir os 11 compromissos assumidos. Para o efeito, o Governo apela à mobilização da sociedade civil para uma intervenção mais actuante em relação aos programas executivos para a protecção integral da criança no quadriénio 2009-2012.

Cooperação


Angola no corredor Norte-Sul


A Grã Bretanha está interessada na participação de Angola no projecto corredor Norte-Sul através da ligação com os Caminhos de Ferro de Benguela (CFB). A intenção foi divulgada numa reunião de concertação sobre o projecto, que decorreu na Zâmbia já este ano e em que o principal financiador é o Reino Unido com 100 milhões de libras. A iniciativa está projectada, em princípio, para a zona Este de África e o objectivo é que os CFB façam a ligação entre o Oceano Atlântico e o interior transportando mercadorias. O projecto irá permitir o aumento das trocas comerciais entre os países da região, o que poderá contribuir para que estes enfrentem melhor as situações de crise como a que se vive actualmente. As razões para que o mesmo avance são várias, sendo que a principal prende-se com o facto das economias da maior parte dos países africanos ser baseado na importação de bens e serviços. Nessa lógica, o desenvolvimento desta relação comercial vai tornar a economia africana mais forte, uma vez que com isso acaba por criar-se uma certa protecção. A participação dos CFB no projecto é encarada como de grande contributo às economias da 
região. De momento, não existe ainda nenhum acordo com as autoridades angolanas, uma vez que estão ainda em discussão.

Investimento

Alemanha intensifica relações económicas com Angola



O chefe da Divisão de Fomentos de Investimento Exterior da Alemanha, Volker Berresheim, anunciou em Luanda o objectivo dos empreendedores alemães intensificarem os investimentos em Angola. A estratégia passa por estreitar as relações económicas bilaterais, de forma a desenvolver e modernizar as novas infra-estruturas do país, bem como apoiar a diversificação da economia. Os alemães detectaram necessidades em áreas como as novas tecnologias e formação de quadros, sectores específicos em que esperam vir a ser úteis. O ministro para as Relações Exteriores do Reino Unido, Malloch Brown, defende que o investimento estrangeiro é uma das chaves para o desenvolvimento do potencial económico de Angola, para a 
diversificação da economia, criação de riqueza e trabalho.