Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Obras Públicas


Presidente lança primeira pedra da Mediateca


O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, procedeu hoje, quinta-feira, em Luanda, ao lançamento da primeira pedra para construção do edifício-sede da Mediateca de Luanda, no âmbito dos 35 anos de Independência.
O chefe de Estado, acompanhado da primeira dama da República, Ana Paula dos Santos, ficou a conhecer no local a maquete do projecto, avaliado em nove milhões de dólares norte-americanos (incluindo o equipamento).
Localizado ao Largo das Escolas, entre as Avenidas Deolinda Rodrigues e Ho Chi Minh, e a rua 1º de Agosto, a Mediateca é definida como biblioteca informatizada e multimédia, que tem por objectivo fundamental proporcionar a consulta de vasta gama de serviços e suportes de informação de carácter técnico especializado e de cultural geral.
A Angop noticia ainda que as obras do edifício, que ocupará uma dimensão de 2.900 metros quadrados, estão a cargo de uma empresa chinesa e terão a duração de 14 meses. A Rede de Mediatecas de Angola, um projecto do governo angolano para construção de edifícios afins, será extensivo as provincias de Benguela, Huambo, Huíla Zaire e Lunda Sul.
As Mediatecas vão facilitar o acesso à informação e ao conhecimento necessários ao desenvolvimento socioeconómico, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento do capital humano, ao mesmo tempo que alarga o acesso à cultura e à utilização de novas tecnologias de informação gratuitamente. Além dos espaços físicos em que se inserem, as Mediatecas englobam equipamentos diversos, onde são recolhidos, tratados e disponibilizados vários tipos de documentos e suportes de informação, constituindo recursos pedagógicos, para actividades quotidianas de ensino, curriculares não lectivas e a ocupação de tempos livres e de laser.
Estiveram presentes na cerimónia o presidente do Tribunal de Contas, Julião António, ministros, deputados da Assembleia Nacional, e altos funcionários do gabinete da Presidência da República.

Sociedade

Faustino Muteka promete mais apoios para juventude

O governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, prometeu ontem, quarta-feira, mais apoios do executivo local para a juventude, como forma de incentivo e reconhecimento do trabalho desenvolvido na divulgação e valorização da cultura na região.
Fernando Faustino Muteka, que discursava durante o jantar conferência, promovido pela JMPLA, no âmbito dos 35 anos de Independência Nacional, considerou que este apoio surge na sequência do aumento do número de jovens na região e em função da qualidade do trabalho que têm prestado as comunidades.
“É um incentivo que eu espero que sirva para que os nossos jovens dêem cada vez mais o melhor de si em prol do desenvolvimento da província”, defendeu, reconhecendo o esforço da juventude na libertação do país. “Foram jovens organizados, treinados com grandes estratégias militares e que criaram caminhos amplos e conseguiram conquistar a independência no dia 11 de Novembro de 1975”, realçou.

O secretário provincial da Jmpla, Julho Cabral Paulo, agradeceu o facto do governador da província ter manifestado a intenção do executivo local apoiar a juventude na resolução dos seus problemas. “Muitos de nós não gostamos de decorar datas, existe uma data que toca o coração de todos os angolanas, quer sejam homens ou mulheres, jovens ou adultos, esta data deve servir de reflexão para todos nós”, contou. A cerimónia foi animada pelos músicos Man Jancy, Zinha, Carlos África, João Afonso, Dos Passos.

Infra-estruturas

Governador admite crescimento económico com reabertura de ponte no Kwanza Sul


O governador do Kwanza Sul, Serafim do Prado, admitiu que se verifica uma forte possibilidade de crescimento dos sectores económico e agro-pecuário de algumas regiões do país, devido à reabertura da ponte sobre o rio Kwanza, no município de Kangandala (Malanje).
Em declarações por ocasião da reinauguração da ponte pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, o governador afirmou que, depois de dezoito anos separados, devido a destruição da ponte, a população de Malanje, Kwanza Sul, Bié e Huambo poderão actualmente interligar-se e fomentar as trocas comerciais. Daí as projecções de crescimento da economia nestas regiões. “A ponte vai permitir aos investidores expandir os seus negócios, sobretudo nos sectores agro-pecuário, hoteleiro e turístico, porque ela vem jogar um papel importante na económica do país”, esclareceu.
No que toca às trocas comerciais, Serafim do Prado sustentou que a província poderá fornecer para Malanje produtos do campo, tendo em conta as suas capacidades no domínio da agricultura. Recordou que o executivo provincial está a trabalhar no sentido de abertura de novas vias rodoviárias, para permitir o escoamento do excedente de produção agrícola, com destaque para o município do Mussende, uma das regiões essencialmente fértil do Kwanza Sul. Lembrou igualmente que alguns projectos, como “Aldeia Nova”, dão provas de que a província do Kwanza Sul tem potencialidades agrícolas, tendo em conta que o mesmo está a apoiar cinco mil famílias de ex-militares das FPLA e da Unita, com acções de desenvolvimento da agricultura.
A ponte sobre o rio Kwanza dá acesso às províncias do Kwanza Sul, Bié e Huambo.


Desporto


Benfica vence selecção nacional


O Benfica derrotou ontem, quarta-feira, a selecção angolana, por 2-0, num jogo particular. Os golos foram apontados por Jara e Aimar, numa partida em que Jorge Jesus utilizou todos os atletas disponíveis.

Ainda na ressaca do jogo do Dragão, Jesus deu a titularidade a apenas quatro elementos que tinham iniciado o encontro com o F. C. Porto (Sidnei, David Luiz, Salvio e Aimar). Fábio Faria jogou pela primeira vez desde a pré-temporada.

Num ambiente de grande emoção nas bancadas, os 90 minutos ficaram marcados pelo baixo ritmo. Os encarnados não foram de grandes correrias e limitaram-se a exibir alguns pormenores. O resultado ficou estabelecido antes do intervalo, fruto de um bom cabeceamento de Jara e de um bom golo de Aimar, após triangulação com Saviola. Na segunda parte, os palancas estiveram várias vezes perto de reduzir a desvantagem, mas o não conseguiram, principalmente devido a uma boa exibição de Moreira. Pedro Mantorras, que tinha entrado a seguir ao intervalo, actuou 25 minutos.

Turismo

Palanca: Novo hotel gera 40 empregos directos

A nova unidade hoteleira denominada "Top Chela Lodge", localizada na comuna da Palanca, município da Humpata (Huíla), que foi inaugurada ontem, quarta-feira, pelo governador Isaac dos Anjos, criou 40 postos de trabalho directos.
Com 40 quartos, seis dos quais suites, o espaço está orçado em cerca de quatro milhões de dólares americanos, tem uma piscina, restaurante, sala de conferências, salão de festas, loja de conveniência e dispõe de serviço de Internet em banda larga. No acto de inauguração (inserido nas comemorações da Independência), o governador Isaac dos Anjos elogiou os empreendedores que investiram na Huíla e numa área (Hotelaria e Turismo), que na sua óptica se enquadra na vertente do desenvolvimento e incentivo à prática do turismo. O proprietário do empreendimento, Rosário Ima Panz, explicou que escolheu a Huíla por se tratar de uma área de grande potencialidade económica e turística. Quanto aos preços, estes vão dos cinco aos 14 mil kwanzas.
Acrescentou ainda que apesar de ter levado quatro anos a ser erguido, valeu esperar e é o país que ganha mais um empreendimento com qualidade e que vem responder ao exigente mercado da Hotelaria. O Top Chela Lodge é o segundo hotel a nascer na comuna da Palanca (12 quilómetros do Lubango), depois da inauguração de um hotel com o mesmo nome, em 2007.