Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ensino

Encarregados de educação destacam melhorias no ensino público

Alguns encarregados de educação destacaram hoje, em Luanda, registar-se melhorias singnificativas no sector educativo no país, com realce para a capital do país.

Para o encarregado de educação Mário Pedro, em declarações à agência Angop, o ensino nacional tem apresentado melhorias nos 34 anos de independência, no que concerne a construção de infra-estruturas escolares e na formação de alunos e professores. Mário Pedro louva o esforço do Governo na construção de novas escolas, que têm vindo a reduzir o número de pessoas fora do ensino escolar. Quanto à formação de professores, o mesmo considerou que o Instituto de Ciência de Educação (ISCED) e o Instituto Normal de Educação "INE Garcia Neto" têm desempenhado o seu papel na formação de docentes para o país. “O sistema de ensino em Angola tem melhorado, mas ainda não atingimos o nível desejado”, reconheceu.

Já o encarregado Marcos Gomes considerou haver ainda carência no ensino em Angola, principalmente na estrutura de base. O educador referiu que a estrutura de base é o suporte do ensino de qualquer país. "Se tivermos um ensino de base deficiente então o resto da formação do homem estará comprometida", atalhou.

Quanto ao ensino superior, considerou haver carência de docentes, visto que existem professores que aparecem no primeiro dia de aulas e voltam apenas para fazer as avaliações, pois,segundo os pais, os docentes, que leccionam nas Faculdades públicas, também ensinam nas privadas, pelo que apelam à revisão dessa situação.


Saúde


Hospital municipal do Huambo custou mais de oito milhões



Oito milhões de dólares norte americanos foram utilizados na construção do hospital municipal do Huambo, revelou, hoje, à Angop, o director provincial de saúde, Elias Finde.
O responsável considerou que a construção do estabelecimento sanitário visa descongestionar o hospital provincial que também recebeu obras de recuperação, avaliadas em 33 milhões de dólares. De acordo com Elias Finde, serão prestados no novo hospital, com capacidade para internamento de 75 pacientes de ambos os sexos, vários serviços à população, com destaque para o de radiologia, análises clínicas, bloco operatório, pediatria e medicina geral. O espaço é inaugurado amanhã e conta com equipamento de ponta, estando a ser ministrados cursos profissionais nas áreas de radiologia e análise clínicas para o devido manuseamento dos aparelhos.
O responsável salientou que ainda este ano serão graduados 40 profissionais básicos. No futuro, o hospital contará com técnicos superiores, que serão formados na Universidade José Eduardo dos Santos, a ser implantada na região, a qual irá ministrar quatro especialidades no ramo da saúde.
Realçou que com o intuito de melhorar as condições sociais dos funcionários, o projecto do hospital municipal incluiu a construção de residências para os 20 funcionários que irão assegurar o funcionamento da instituição.
O hospital provincial restaurado foi alargado, recebendo uma morgue e um reservatório de água, estando ainda em curso a reabilitação da psiquiatria e a residência dos médicos.

Ambiente


Ministério e Chevron assinam protocolo de cooperação



O Ministério do Ambiente e a empresa petrolífera Chevron assinam quinta-feira, em Luanda, um protocolo de cooperação, no âmbito do lançamento do comité Nacional do Planeta Terra. O documento será rubricado pela ministra do Ambiente, Maria Fátima Jardim, e por um responsável da Chevron e vai permitir o envolvimento da empresa petrolífera no desenvolvimento das acções de defesa do planeta terra.
De acordo com o programa da cerimónia oficial do lançamento do Comité Nacional do Planeta Terra a que Angop teve acesso, durante o evento será apresentado o livro intitulado “ O Planeta Terra”, cuja publicação contou com o apoio exclusivo do Banco Espírito Santo (BESA), considerado pela UNESCO o banco do Planeta 2009, pelos contributos prestados na conservação do globo.
Panfletos e folhetos com conteúdos de sensibilização da sociedade civil (no que concerne a protecção do planeta terra) vão ser distribuídos à população e apresentados na cerimónia, agendada para esta semana.
Recorde-se que Angola é membro do Comité Internacional do Planeta Terra desde Fevereiro de 2009, que integra 80 países. O evento do lançamento do comité nacional vai decorrer no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, onde se prevê a presença de alguns membros do Governo, representantes das Agências das Nações Unidas, de Universidades Pública, Privadas, ONG ambientais e sociedade civil.

Indústria

Relançamento do sector avaliado em mais de Usd oito biliões





O vice-ministro da Indústria, Kiala Gabriel, estima que os subprogramas do sector destinados à construção de mais pólos de desenvolvimento industrial e novas indústrias de transformação de matérias-primas no país, com vista ao relançamento do sector, está avaliado em oito biliões e 600 milhões de dólares norte-americanos.
O governante angolano anunciou estes valores durante um encontro negocial com uma delegação de empresários brasileiros, chefiado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Segundo Kiala Gabriel, o Ministério da Indústria necessita de um financiamento externo de seis biliões de dólares norte-americanos e de um crédito interno de Usd dois mil milhões. A Angop avança que o vice-ministro da Indústria aproveitou a ocasião para solicitar ao ministro brasileiro a sua intervenção junto do Governo do Brasil para aumentar as linhas de crédito e, assim, incrementar a cooperação entre os dois países.
Os subprogramas fazem parte do Programa Executivo 2009/2012, do Governo angolano, para o sector da Indústria, que define a construção de 12 pólos de desenvolvimento industrial, uma Zona Económica Especial (ZEE) e 33 projectos de construção de indústrias agro-pecuária. Os subprogramas integram igualmente 71 projectos de indústria de material de construção, 27 projectos de indústria de papel e gráficas, 18 de metalomecânica, dez de indústria de moagem, sete de indústria têxtil, seis projectos de indústria alimentar, igual número de apoio à agricultura e cinco projectos de indústria de rações.
O ministro brasileiro do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, trouxe para Angola 90 empresários que, de 9 a 12 deste mês, efectuará visitas de negócios a Moçambique e África do Sul. Os empreendedores brasileiros representam, entre outros, sectores de produção alimentos e bebidas, agro-negócio, construção, energia, máquinas, cosméticos, materiais electrónicos, calçados, infra-estrutura e têxtil.
Com esta deslocação a alguns países africanos, os responsáveis brasileiros pretendem promover o aumento do comércio e dos investimentos bilaterais e explorar possibilidades de cooperação entre os sectores produtivos do Brasil com as referidas nações africanas.
O evento contou com a presença do coordenador da comissão de reestruturação da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime, do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), de directores nacionais, do institutos da Indústria, bem como de técnicos e assessores.

CAN2010

Bilhetes começam a ser vendidos no final do mês


Os bilhetes para a taça de África das nações em futebol Orange-Angola2010 começam a ser comercializados no final deste mês.
A informação foi prestada hoje, em Luanda, pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, no final de um encontro com o corpo diplomático acreditado em Angola, dedicado ao estado de preparação do campeonato, avançou a Angop.
"A nossa grande preocupação neste momento prende-se com questões organizativas, ou seja, de pormenor. Portanto, até finais deste mês os bilhetes serão colocados à venda ao público", esclareceu.
O titular da pasta da Juventude e Desportos referiu que o corpo diplomático acreditado em Angola foi informado sobre os preparativos do CAN2010, nomeadamente sobre questões técnicas, logísticas, segurança e organização. "O CAN é uma participação de vários países africanos e é justo e correcto que os seus representantes sejam bem informados das condições que estão a ser criadas para o sucesso do maior evento desportivo africano", anunciou.
Os diplomatas receberam igualmente informações sobre os hotéis, clínicas e hospitais escolhidos para atender os atletas, dirigentes, jornalistas, árbitros, entre outros durante a prova. A comissão organizadora da taça de África das nações Orange-Angola 2010 tranquilizou também os diplomatas sobre as questões dos vistos, tendo sido esclarecidos sobre as modalidades para a sua obtenção.
Angola vai organizar a Taça de África das Nações Orange-Angola 2010, de 10 a 31 de Janeiro nas cidades de Luanda, Lubango, Cabinda e Benguela