Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Urbanismo

Saurimo ganha duas mil residências


A cidade de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, vai contar com duas mil novas residências, que serão construídas à luz do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, que prevê a construção de milhão de fogos habitacionais em todo o país até 2012.
O director provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente da Lunda Norte, Francisco Txinquendja, revelou à Angop que a decisão foi tomada durante a última reunião da Comissão Nacional de Urbanismo e Habitação, realizada em Luanda, sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Segundo o responsável, o início da construção das casas está para breve e depende da resolução de algumas questões burocráticas e administrativas. Acrescentou que estão disponíveis duas reservas fundiárias, uma com 150 hectares na via Saurimo/Luena e outra com 80 hectares na via Saurimo/Malange, ambas com estudo de impacto ambiental e topográfico feito.
Francisco Txinquendja revelou que serão construídas casas do tipo T2 e T3, que não deverão custar mais do que 60 mil dólares.

Ensino

Universidade Óscar Ribas reúne com Departamento de Estado dos EUA


Uma delegação da Universidade Óscar Ribas (UOR) de Angola vai deslocar-se, no princípio de Setembro, aos Estados Unidos da América (EUA), para junto do Departamento de Estado tratar de questões relacionadas com a cooperação institucional no ensino superior, informou hoje o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Pitabel, Abel Segunda, em declarações à Angop. O responsável explicou que a cooperação institucional que será efectuada com as universidades americanas incidirá especialmente nas vertentes da pós-graduação, ensino da língua inglesa e formação profissional.
A instituição que dirige doou à Biblioteca do Senado Americano, no ano passado, uma obra completa do escritor e etnógrafo angolano Óscar Ribas.


Agricultura

Programa de produção de açúcar avança

O ministro da Indústria e Geologia e Minas, Joaquim David, reiterou ontem, quinta-feira, no município o Soyo, Zaire, a intenção do Executivo em desenvolver a produção de açúcar, sumos e cerâmica, no âmbito do programa de implementação do pólo industrial na província.

O responsável reuniu-se com os membros do Governo do Zaire, aos quais explicou que os projectos estão na fase de concepção, projecção e de busca de financiamentos. Joaquim David referiu que a província tem um potencial agrícola e de minérios que deve ser explorado, cumprindo com o programa do Governo que prevê diversificar a economia nacional.

Quanto à implementação das fábricas de amónio e fertilizantes, o ministro da Indústria e Geologia e Minas orientou um encontro com os responsáveis do projecto “Angola LNG”, para aprofundar os métodos e vias do aproveitamento dos derivados do gás liquefeito. Garantiu que os problemas logísticos e de financiamento já estão quase assegurados, uma vez encontrar-se já no Canadá uma delegação do Executivo, com a finalidade de ultimar as questões nessa matéria.

Joaquim David visitou ainda o Porto Comercial e a zona onde será implementado o pólo industrial local.



Cultura


R.Kelly actua amanhã em Luanda

O músico norte-americano R. Kelly chegou hoje a Luanda. O cantor tem agendado um espectáculo para a noite de amanhã, sábado, no Estádio Municipal dos Coqueiros. A actuação é promovida pela operadora de móvel Unitel, em apoio à selecção nacional de basquetebol, que participa no mundial da modalidade, a realizar-se na Turquia, a partir de amanhã.

À chegada ao Aereporto Internacional "4 de Fevereiro", R.Kelly, que trouxe uma banda de oito pessoas, foi recebido pelo director geral da Unitel, Amilcar Safeca e pela directora da Step Models (empresa produtora do espectáculo), Karina Barbosa.

Em declarações à Angop, R. Kelly agradeceu o convite feito pela Unitel/Step Models e afirmou estar muito satisfeito por estar em África. “Sinto-me honrado ao receber convites de países que demonstram um enorme carinho por mim e pelo meu trabalho e sinto-me bem onde sou muito desejado e apreciado”, explicou, anunciando que “para o concerto de sábado terei uma actuação muito forte, tanto em termos de energia como também de espiritualmente". "Tenho uma excelente banda e tocaremos ao vivo. Eles são meus fãs e eu sou fã deles, por isso temos uma excelente química em palco”, contou, adiantanto que tem algumas surpresas para os Coqueiros.

Por seu turno, o director geral da Unitel informou que as receitas do concerto “Unitel Força Angola” reverterão a favor do Comité Para-Olímpico de Angola e que serão utilizadas para adquirir vários equipamentos e meios para os jogadores e equipas, possibilitando-lhes melhores condições de competição nas provas em que irão participar.

Os ingressos para o concerto “Unitel Força Angola” estão à venda em postos móveis no Bellas Shopping e Largo do Pelourinho até às 19 horas do dia 28 de Agosto,e ainda na Step, Miami Beach, Sony Music, Stromp, Discoteca Valódia e Discoteca Made In Angola, sendo 5.000 Kz para a relva e 6.000 Kz para as bancadas.

Desporto


Renard confiante na campanha para o CAN2012


O seleccionador nacional de futebol, Hervé Renard afirmou hoje à Angop, em Luanda, que é muito importante que a equipa vença fora de casa o Uganda. O jogo, agendado para 4 de Setembro marca o arranque das eliminatórias de acesso ao CAN de 2012, que será organizado pelo Gabão e pela Guiné Equatorial.
Em declarações à imprensa, à margem da audiência que o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muanduamba, concedeu à direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) e equipa técnica nacional, o técnico francês reiterou que uma vitória no primeiro jogo será o tónico para dar confiança à equipa que pretende apurar-se para a maior competição futebolística do continente africano.

Hervé Renard explicou que o encontro com o ministro serviu para analisar o trabalho que realizou desde a sua contratação em Abril de 2010, o qual considerou bom e tende melhorar em função da assimilação dos seus métodos por parte dos jogadores. Em relação à convocatória do jogo contra o Uganda, o treinador reiterou que mantém o projecto de renovação paulatina da selecção, justificando-se a integração do guarda-redes Aldo Geraldo Monteiro “Kadu”, de 15 anos, que faz parte da equipa júnior do FC do Porto (Portugal).