Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Legislação

Bastonário da OAA advoga Lei do Trabalho



O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Inglês Pinto, defendeu hoje a actualização da Lei Geral de Trabalho, de modo a adequar-se à nova realidade político-social e económica do país. O dirigente anunciou que, neste momento, estão a decorrer os trabalhos de adequação da matéria de processo laboral. No entanto, apesar de reconhecer que existem questões desactualizadas, esclarece que é determinante que se cumpram as decisões do tribunal correspondente, enquanto instituição autónoma e soberana.
"Uma vez passadas em julgado, as decisões devem ser acatadas e cumpridas", frisou. Para Inglês Pinto, quando se conclui que a norma não se adapta a realidade, existem mecanismos democráticos e legais para alterar a legislação, aconselhando os lesados a recorrer a esses meios e não desobedecendo as ordens das instâncias de direito.

FILDA

Evento encerra com saldo positivo




A 26ª edição Feira Internacional de Luanda (FILDA) encerrou domingo e o resultado foi considerado positivo pela organização do evento, uma vez que foram cimentadas parcerias, contactos de negócios e trocas de experiências importantes entre expositores e visitantes.
O certame contou com a participação de 680 empresas de 28 países, mais 130 do que na edição anterior. O evento assumiu-se como um instrumento de promoção e captação de investimento para o país e de divulgação para o exterior do ambiente macro-económico estável que se regista actualmente em Angola.
Nesta edição, os galardões foram entregues sábado aos expositores que mais de destacaram, ficando o dia de ontem reservado ao primeiro leilão de gado no evento. A direcção da FILDA distinguiu pela sua excelência na exposição de âmbito internacional as empresas Sonangol (petróleos), Unitel categoria (sistemas de tecnologia), o Banco de Comércio e Indústria (serviços de finanças e banca), Agritrade (máquinas e equipamentos). Espanha e Portugal também foram galardoados.
Tendo em conta o tema da 26ª edição, o agro-negócio, os organizadores da feira, liderados pelo administrador Matos Cardoso, decidiram premiar os expositores e visitantes com um leilão de gado. A iniciativa permitiu aos criadores de gado do sul de Angola arrecadar mais de 500 mil dólares norte-americanos, resultantes da arrematação de 150 cabeças de gado bovino. Para o presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (Ccgsa), Álvaro Fernandes, o evento foi concorrido devido ao interesse que este tipo de actividade tem despertado. Entre os compradores estiveram os empresários Fernando Teles, presidente do Banco BIC e Adérito Areia, da província de Benguela.
Para 2010, a FIL-empresa gestora do espaço e promotora de feiras planeia construir novas instalações e infra-estruturas no Pólo Industrial de Viana, de modo a melhorar as condições de exposição. O projecto estará incluído no próximo Orçamento Geral de Estado.
A 26ª edição da FILDA/2009 contou, entre outros, com a participação países como África do Sul, Portugal, Brasil, Espanha, Suécia e China.


Idioma

Unificação da ortografia vai facilitar afirmação da Língua Portuguesa


Daniel Mingas, decano do Instituto Superior de Ciências de Educação (Isced) de Luanda, defendeu que a unificação da ortografia da Língua Portuguesa permitirá uma maior afirmação do idioma, ao nível do contexto internacional e facilitará o processo de ensino e aprendizagem.
À saída da reunião sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promovida pelo Isced, o responsável explicou que o debate teve como objectivo analisar as principais alterações em termos de grafia, vantagens e desvantagens apresentadas em torno da discussão, bem como contribuir para que o estado angolano tome uma posição.


De acordo com Daniel Mingas, a unificação deste idioma, que é partilhado por oito estados geograficamente distantes, vem colmatar a necessidade de adaptação do idioma às novas exigências de integração. A uniformização, explicou, será vantajosa para Angola, pois a maior parte da bibliografia utilizada no país é de origem brasileira e portuguesa, o que facilitará o processo de ensino e aprendizagem da própria língua.
Para o decano, a etapa mais difícil deste processo é a da implementação, pois implicará gastos avultados, a elaboração de novos programas de Língua Portuguesa a todos os níveis e a mudança de manuais, o que afectará o próprio mercado de produção de livros. Daniel Mingas entende que a existência de uma dupla grafia limita a dinâmica do idioma e as diferenças criam obstáculos em todos os planos onde a forma escrita é utilizada, desde a difusão cultural (literatura, cinema, teatro) e de informações às relações comerciais (textos de contratos).
O debate foi moderado pelo docente António Costa, que deu a conhecer aos presentes as principais características do acordo, bem como os argumentos a favor e contra a sua implementação entre os países da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
As mudanças incidem sobre o alfabeto que passa a ser constituído por 26 letras contra as actuais 23 (introdução do k, w e y), o uso do hífen, de maiúsculas e minúsculas, o uso facultativo de maiúsculas e minúsculas, a supressão gráfica das consoantes mudas, a grafia das palavras agudas ou oxítonas, graves e esdrúxulas.
Actualmente, apenas Portugal, Brasil, Cabo Verde e São Tomé assinaram o protocolo modificativo.

Saúde


Mais de 200 recém-nascidos beneficiam de registo


Duzentos e 31 recém-nascidos A Maternidade do Hospital Central de Ondjiva, no Cunene, registou gratuitamente 231 recém-nascidos, durante o primeiro semestre deste ano. As parturientes beneficiaram do posto instalado na unidade de saúde, sendo que, segundo Almerinda Kaupuelepo, responsável do hospital, a maioria dos registos corresponde a bebés do sexo feminino.
A dirigente explicou que o registo de menores tem decorrido da melhor forma, "graças" à adesão dos pais, que quando chegam à maternidade já levam a documentação necessária para o processo. Acrescentou ainda que o registo abrange apenas as crianças recém-nascidas na Maternidade do Hospital Central de Ondjiva.
Almerinda Kaupuelepo anunciou que se verificou um aumento considerável de menores registados em relação a igual período de 2008, devido ao número de partos assistidos nesta unidade sanitária. Contudo, não quis adiantar dados concretos.
A responsável referiu que o processo de registo civil dos recém-nascidos ocorre após o parto, mediante a apresentação, por parte dos pais, dos seus Bilhetes de Identidade. O processo não tem qualquer custo monetário.
A Maternidade do Hospital Central de Ondjiva possui capacidade para internar 41 pacientes, tendo assistido no último semestre seis mil e 348 partos, que resultaram em 991 nados vivos e 25 em nados mortos.


Desporto: Jogos da Lusofonia


Bronze para Angola


Os atletas nacionais alcançaram o terceiro lugar na classificação geral dos II Jogos da Lusofonia, obtendo quatro medalhas de ouro, duas de prata e oito de bronze. Angola conseguiu desta forma melhorar o seu desempenho na competição, uma vez que em 2006 se ficou pela sétima posição. O país esteve representado nas modalidades de futebol, futsal, basquetebol, voleibol de praia, desporto para deficientes, taekwan-dó, judo, atletismo e ténis de mesa. Aliás, esta última foi a única que não alcançou medalhas na prova.
Inicialmente, a organização não incluiu o desporto adaptado no grupo das competições medalhadas. Este facto levou Gustavo da Conceição, presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), a solicitar uma reunião de emergência para a discussão do assunto, numa altura em que Angola já tinha conquistado três medalhas na referida classe (duas de ouro e uma de bronze).
O Brasil apresentou-se com a maior delegação e foi o grande vencedor, com 75 medalhas, superando Portugal (71), enquanto a Guiné Bissau, Guiné Equatorial e o Timor Leste não conquistaram medalhas.