Evento encerra com saldo positivo
A 26ª edição Feira Internacional de Luanda (FILDA) encerrou domingo e o resultado foi considerado positivo pela organização do evento, uma vez que foram cimentadas parcerias, contactos de negócios e trocas de experiências importantes entre expositores e visitantes.
O certame contou com a participação de 680 empresas de 28 países, mais 130 do que na edição anterior. O evento assumiu-se como um instrumento de promoção e captação de investimento para o país e de divulgação para o exterior do ambiente macro-económico estável que se regista actualmente em Angola.
Nesta edição, os galardões foram entregues sábado aos expositores que mais de destacaram, ficando o dia de ontem reservado ao primeiro leilão de gado no evento. A direcção da FILDA distinguiu pela sua excelência na exposição de âmbito internacional as empresas Sonangol (petróleos), Unitel categoria (sistemas de tecnologia), o Banco de Comércio e Indústria (serviços de finanças e banca), Agritrade (máquinas e equipamentos). Espanha e Portugal também foram galardoados.
Tendo em conta o tema da 26ª edição, o agro-negócio, os organizadores da feira, liderados pelo administrador Matos Cardoso, decidiram premiar os expositores e visitantes com um leilão de gado. A iniciativa permitiu aos criadores de gado do sul de Angola arrecadar mais de 500 mil dólares norte-americanos, resultantes da arrematação de 150 cabeças de gado bovino. Para o presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (Ccgsa), Álvaro Fernandes, o evento foi concorrido devido ao interesse que este tipo de actividade tem despertado. Entre os compradores estiveram os empresários Fernando Teles, presidente do Banco BIC e Adérito Areia, da província de Benguela.
Para 2010, a FIL-empresa gestora do espaço e promotora de feiras planeia construir novas instalações e infra-estruturas no Pólo Industrial de Viana, de modo a melhorar as condições de exposição. O projecto estará incluído no próximo Orçamento Geral de Estado.
A 26ª edição da FILDA/2009 contou, entre outros, com a participação países como África do Sul, Portugal, Brasil, Espanha, Suécia e China.
Sem comentários:
Enviar um comentário