Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Investimento

Vice-ministro anuncia criação de centros de juventude






Yaba Alberto, vice-ministro da Juventude, revelou que ainda este ano serão construídos 36 centros para os jovens, distribuídos por todo o território nacional. O anuncio foi feito aquando a sua visita ao município da Baía Farta, em Benguela.
O projecto conta com uma verba de 300 mil dólares e destina-se à criação de dois centros em cada província, explicando que na região que visitou os espaços vão nascer na Baía Farta e no Cubal. Na primeira localidade, o centro de juventude ocupará uma área de três hectares e vai dispor de sala de leitura e de informática, de campo polivalente e outras infra-estruturas, destinadas à ocupação dos mais novos. No Cubal, o local escolhido foi o bairro da Camunda, junto ao ex-hospital do CFB. O centro será dotado com sala de aconselhamento, de Internet, biblioteca, campo polivalente e salão de beleza.
O vice-ministro considerou importante a criação de centros para a juventude, já que são essenciais para a ocupação dos tempos livres e consequente combate à delinquência juvenil. O responsável passou pelo Cubal, onde visitou a reserva fundiária de 150 hectares, que se destina à construção de residências para jovens e a outros projectos governamentais, inseridos no programa habitacional.

Prevenção


Aeroporto de Luanda preparado para situações de crise


Vitoriano Joaquim, comandante da unidade dos Serviços de Bombeiros no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, garantiu que a corporação se encontra em condições para responder com prontidão e eficácia a eventuais casos de sinistralidade naquele espaço. O dirigente afirmou hoje que a unidade está estruturada para prevenir e proceder a missões de salvamento, em casos de acidentes de viação ou outras emergências. Por outro lado, a corporação tem capacidade para intervir imediatamente, uma vez que em caso de algum problema no avião, o comandante pode entrar em contacto com a torre de controlo, que emite logo de seguida o alerta.
“Somos informados sobre o número de passageiros que a aeronave transporta, tipo de combustível e se há alguma anomalia na pista, assim como qual será a pista a ser utilizada pelo avião para uma aterragem de emergência, e de imediato actuamos”, ressalvou.
O comandante revelou que a unidade de bombeiros do aeroporto dispõe de três viaturas para extinção de incêndios, duas ambulâncias para casos de emergência e um efectivo composto por 83 pessoas (bombeiros, mecânicos, entre outros). “Os nossos turnos são sub-divididos, com 12 ou 13 efectivos cada, e caso houver algum acidente ou incidente podemos reforçar o efectivo com o pessoal da manutenção, pois também recebem formação para agirem nestas circunstâncias”, finalizou.

Reconstrução

Lobito disponibiliza terrenos para construção


Amaro Segunda Ricardo, administrador local do município de Lobito, anunciou que as autoridades reservaram e apresentaram 150 hectares dos 300 concebidos para a província de Benguela, destinados para a construção de casas. O responsável defendeu que a intervenção directa do Governo Central neste projecto é benéfica para a resolução da problemática habitacional. Contudo, não adiantou números relativamente à quantidade de residências sociais a serem edificadas.
Por outro lado, Amaro Ricardo revelou que já existem planos avançados de residências construídas, que serão colocadas à disposição dos cidadãos em curto período de tempo, nomeadamente duas centenas de casas na povoação do Lwongo (Catumbela) e 90 moradias, a erguer na zona alta da cidade.
Além dos 150 hectares anunciados, o administrador explicou que existem mais duas reservas fundiárias, uma na zona do Lwongo e outra na área da praia dos Bebés e Cabaia (local mais baixo da cidade), onde serão igualmente construídas mais casas sociais.


Ensino

Ministério aplica lei de cobrança de propinas





O Ministério da Educação divulgou um documento em que determina que nenhum colégio pode cobrar propinas pelas actividades curriculares, por períodos superiores aos correspondentes ao ano lectivo. A medida surge no seguimento da aprovação de um despacho, em 17 de Junho, por parte do ministro António Burity da Silva.
Na nota divulgada pode ler-se que "os proprietários e/ ou Direcções de Colégios que pretendam alterar o valor mensal da propina a cobrar, devem dirigir propostas fundamentadas ao Ministério da Educação, através de requerimento, a entregar junto das Direcções Provinciais de Educação, que emitirão um parecer, após análise, e remeterão ao órgão de tutela para tratamento nos termos do disposto no artigo 57ºnº4 do Decreto nº43/02, de 3 de Setembro". Além de proibir o aumento do valor mensal da propina no decurso do ano lectivo, a entidade estabelece que os requerimentos para alteração das propinas devem dar entrada no organismo competente até ao final de Fevereiro do ano lectivo anterior ao que pretende aplicar. O desrespeito desta medida é considerado infracção grave e punível.
O órgão máximo responsável pela pasta da Educação determinou ainda o encerramento de 15 instituições de ensino privado de nível não superior, em Luanda, a pedido dos respectivos proprietários.

Média


Simpsons chegam a Angola


O slogan "Os Simpsons em Angola" é o mote para a introdução dos famosos bonecos americanos na televisão nacional. A agência publicitária encarregada de promover a chegada da série de animação adaptou os personagens ao país africano e transformou a conhecida família amarela num clã tipicamente angolano, com o intuito de promover o formato. A maior diferença da família de Springfield à chegada a Luanda está na cor de pele. Os personagens surgem castanhos, em que a cabeleira azul de Marge deu lugar a uma enorme 'afro', a Lisa e Maggie fizeram rastas e o Bart tem uma carapinha alisada. O chefe do clã, Hommer também sofreu alterações, pois ao invés da conhecida cerveja Duff, o boneco bebe agora uma Cuca angolana. O vestuário também foi adaptado, pelo que a família enverga chinelos típicos e roupas com motivos africanos.
Em declarações à Reuters, o director criativo da empresa responsável pela promoção publicitária, António Páscoa, argumenta que o objectivo desta campanha consiste em "adaptar a paródia satírica da típica família de classe norte-americana para Angola". Em relação às críticas que o cartaz tem surtido, o responsável pelo Luanda Executive Center defende que "se as pessoas não gostarem" é porque "não têm sentido de humor grande o suficiente para gostar de ver 'Os Simpsons'".
Porém, esta nova imagem destina-se apenas a promover a série, uma vez que quando for transmitida por satélite DStv, os episódios mantêm o formato original de Matt Groening.
"Os Simpsons" nasceram em 1989 e chegaram a cerca de 90 países. Foram dobrados em 20 idiomas e o seu êxito internacional tem mais de 20 anos.