Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Inauguração

Centro de Conferências de Belas gera empregos



O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, considerou ontem, em Luanda, que o Centro de Conferências de Belas pela sua extensão irá criar mais postos de emprego para cidadãos nacionais.

Paulo Kassoma falou à Angop depois da inauguração do empreendimento por parte do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, referindo que Angola ganha mais um espaço para debater as suas ideias.

Localizado no Futungo II, comuna do Benfica, município da Samba, o empreendimento ocupa uma área de construção de 10 mil e 194 metros quadrados e comporta quatro pavimentos, sendo o último um terraço acessível. O edifício tem uma área administrativa, gabinetes de trabalho, salas de imprensa, de tradução e duas de reuniões com divisória amovível. De arquitectura moderna, o espaço está equipado com serviços de combate a incêndios.

Orçado em 24 milhões de dólares, as obras do empreendimento duraram 24 meses e foram executadas por uma empresa chinesa, com fiscalização de técnicos angolanos.


Desminagem

Removidas mais de 64 mil minas em quatro províncias





Pelo menos 64 mil e 380 minas foram já removidas, de Janeiro de 1995 a Outubro deste ano, pela ONG The Halo Trust nas províncias do Bié, Huambo, Benguela e Kuando Kubango. A notícia é adiantada pela Angop, que refere que o chefe de operações da ONG, Valdemar Fernandes, admitiu que do conjunto de minas removidas constam 52.561 anti-pessoais e 11.819 anti-tanques.
O responsável apontou ainda que foram desactivados 73 mil e 68 engenhos explosivos diversos não detonados, que colocavam em risco a circulação das pessoas.
Valdemar Fernandes esclareceu que de 1995 até ao presente momento a The Halo Trust clarificou onze milhões, 992 mil e 543 metros quadrados de superfície onde estavam implantadas as minas e os engenhos não detonados. Durante este mesmo período, acrescentou, foram pesquisados 47 milhões, 942 mil e 970 metros quadrados de área, em que se suspeitava haver minas.
Valdemar Fernandes, que considera satisfatório o trabalho que está a ser desenvolvido pela sua ONG, realçou que nas províncias em que a mesma opera foram realizados trabalhos de desminagem em 39.255 quilómetros de estrada. Realçou que a The Halo Trust, através das palestras que tem estado a realizar, já sensibilizou nas quatro províncias 410.782 pessoas sobre os perigos das minas.

Ambiente

Chevron disponibiliza USD 1,5 milhões para apoiar programa ambiental




A empresa petrolífera americana Chevron disponibilizou 1,5 milhões de dólares ao Ministério do Ambiente para apoiar as acções do programa nacional de gestão ambiental, no âmbito das estratégias de preservação do planeta terra. O valor da doação foi divulgado ontem, após a assinatura de um protocolo de cooperação pela ministra do Ambiente, Fátima Jardim, e pela directora geral da Chevron para a África Austral, Wkelly Hartshorn. A verba destina-se a apoiar os projectos sobre educação ambiental, o banco de dados de indicadores ambientais e as acções de formação e de capacitação ambiental.
Válido para um período de dois anos, este montante vai também reforçar as acções de formação de quadros do Ministério do Ambiente, em técnicas de análises de ruído e gases de efeito estufa, bem como na aquisição de material e kits diversos sobre educação ambiental.
Na ocasião, segundo a Angop, Fátima Jardim agradeceu o contributo e o empenho prestado pela direcção da Chevron, o que na sua opinião vai ajudar a realização de vários projectos do sector que dirige. "Estamos a exercer um compromisso político e social, e esperamos que seja exemplarmente seguido por todos nós, porque esta acção dá prova de que há empresas que pretendem contribuir para a preservação e conservação do ambiente em Angola e do mundo no geral", defendeu.
Considerou igualmente de "extremamente" importante o memorando assinado, visto que vai dinamizar vários projectos do seu sector. "Vamos constituir um projecto comum para todos nós, que é o comité nacional do planeta terra", anunciou.
A responsável da Chevron, Wkelly Hartshorn, referiu que a companhia dá uma especial atenção à protecção do ambiente, à educação e a outros sectores sociais. Apontou que o desenvolvimento sustentável constitui um dos objectivos que a Chevron pretende alcançar nos vários países onde opera.

Efeméride


Realizada marcha de solidariedade contra o VIH/Sida



Para assinalar o Dia Mundial de Luta contra a Sida, a província do Kwanza Norte, Ndalatando, organizou ontem uma marcha de solidariedade contra a pandemia. O evento foi promovido pelas autoridades sanitárias da província, em parceria com a rede provincial de pessoas que vivem com HIV/Sida. O público percorreu várias artérias da cidade culminando com um acto político, realizado no largo 1º de Maio, defronte à sede do governo local.
A actividade foi encabeçada pelo vice-governador da província, José Quipungo, e contou ainda com a participação de pessoas portadoras do VIH/Sida, efectivos das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional, entidades do governo da província, estudantes e outras figuras da sociedade local. Durante o acto foi distribuído material informativo (preservativos, camisolas e chapéus), bem como a possibilidade de fazer testes voluntários de VIH/Sida.
Na ocasião, o vice-governador da província para a organização e serviços técnicos, José Quipungo, considerou o acto como símbolo da preocupação das autoridades relativamente aos efeitos nefastos que a propagação desta pandemia traz para o desenvolvimento e prosperidade futura da nação.
Acrescentou ainda que esta preocupação aumenta com o facto de se registar entre os jovens a maior taxa de seroprevalência, significando, por isso, uma séria ameaça para a estabilidade do país, por constituírem a força motora do desenvolvimento.
O responsável apelou para que os angolanos desenvolvam uma corrente positiva para quebrar a cadeia de transmissão da pandemia e melhorar o acesso universal e os direitos das pessoas vivendo com HIV.






Ondjiva: Vice-governador aconselha população a fazer o teste


O vice-governador para organização e serviço técnico, Cristino Mário Ndeitunga, aconselhou ontem, em Ondjiva, a população local a aderir ao teste voluntário, de modo a conhecer o seu estado serológico sobre VIH/Sida e poder fazer uma melhor prevenção da doença. O governante frisou que só deste modo é possível ter uma vida positiva.
O responsável sublinhou que este procedimento contribui para o combate do estigma e descriminação para com os seropositivos, porque, estando infectado ou não a luta, contra esta pandemia (VIH/Sida) é uma tarefa da sociedade, uma vez qualquer pessoa está propensa a contrair o vírus da Sida.

A Angop revela que Cristino Mário Ndeitunga pediu a todos os seropositivos a não abandonarem a terapia sendo grátis, pelo que o Governo angolano tem vindo a propiciar as condições necessárias para devida assistência sanitária desde unidades hospitalares, fármacos e corpo clínico especializado no cuidado destes doentes.

Educação

Centros de formação pedem espaços de estágios

Os directores de institutos médios e de centros de formação profissional das províncias de Benguela, Luanda e Bié estão a mostrar-se preocupados com a fraca abertura por parte das direcções de certas empresas, onde os alunos finalistas deveriam realizar estágios.

Os responsáveis manifestaram-se durante a feira de emprego, que decorreu ontem no Lobito, e informaram que os formandos têm encontrado dificuldades em efectuar estágios nas empresas, situação que dificulta a consolidação dos conhecimentos teoricos.

Em declarações à Angop, a directora provincial da Administração Pública, Emprego Segurança Social em exercício, Maria Francisca Gonçalves, defendeu a necessidade de se estreitar as relações entre as instituições de formação com os responsáveis de empresas empregadoras, de modo a serem criados mecanismos que facilitem os jovens formandos a ganharem prática.

De acordo com a responsável, do Mapess em Benguela é necessário que os programas que o Governo leva acabo para a formação profissional de jovens sejam correspondidos por todos sectores que almejam terem uma mão-de-obra qualificada nas suas empresas. Maria Francisca Gonçalves informou que a província conta actualmente com mais de 60 instituições de formação profissional entre institutos médios, centros de formação básica, artes e ofícios, itinerantes e escolas móveis que ministram vários cursos.





Os participantes ao evento estão a abordar temas como O Emprego como Ferramenta para inclusão social dos colectivos vulneráveis, Exemplos Práticos de Inserção no Mercado Laboral e o Papel Pessoal Técnico.

Participam no evento, que termina hoje, quadros 150 para área de formação técnica e profissional das províncias de Luanda, Benguela e Bié.

Constituição

Aspectos económico-sociais em debate



Arranca hoje o debate dos aspectos económico-sociais, que poderão ser incorporados na futura Constituição angolana. A discussão está agendada para Luanda e insere-se no âmbito da discussão pública temática das três matrizes de projectos do referido diploma.
O encontro será promovido em parceria pela Comissão Constitucional, Ministério da Economia e Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN) e terá como moderadores deputados e técnicos da Comissão Constitucional, de acordo com o plano previamente distribuído pelo órgão responsável pela Assembleia Nacional de elaborar a "Carta Mãe".
Serão chamados a participar representantes das associações de Economistas, Fiscal e de bancos, empresários e economistas singulares. Do mesmo modo, estão igualmente previstas sessões dedicadas aos Princípios Fundamentais da Constituição e Direitos Fundamentais, assim como aos capítulos referentes as forças armadas.
De acordo com a informação da Angop, deverão participar, no primeiro caso, membros de partidos políticos, associações cívicas, professores e estudantes, enquanto o segundo destina-se aos efectivos militares.