Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Defesa


Angola e Guiné-Bissau são parceiros


Angola e a Guiné-Bissau assinaram, ontem, quinta-feira, em Luanda, um acordo de cooperação no âmbito da Defesa e das Forças Armadas, que se insere no quadro da cooperação bilateral entre os dois países. O documento impõe a promoção de acções de treino e formação de militares guineenses. O ministro da Defesa Nacional angolana, Cândido Pereira Van-Dúnem e o seu homólogo, Aristides Ocante da Silva rubricaram o acordo. As delegações dos dois países aproveitaram a ocasião para analisarem as premissas para uma parceria estratégica na área da defesa e das forças armadas. As conversações decorreram no Ministério da Defesa Nacional e foram acompanhadas pela participação dos vice-ministros da Defesa, do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Francisco Furtado, e dos altos funcionários do Ministério da Defesa Nacional.

Aristides da Silva visita hoje, sexta-feira, a Escola Superior de Guerra e o Instituto Superior Técnico Militar (ISTM), os estabelecimentos de ensino das FAA, localizados no Campo Militar do Grafanil, em Luanda. A comitiva regressa à Guiné-Bissau amanhã.


Cultura

Dois monumentos candidatos a património mundial



O chefe de departamento dos Monumentos e Sítios da direcção provincial da Cultura, João Afonso, defendeu hoje, sexta-feira, a inclusão da Estação Meteorológica de Feti e das Pinturas Rupestres de Kaninguili na lista do património mundial classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Em declarações à Angop, o responsável justificou que estes dois monumentos histórico-culturais reúnem todos os requisitos exigidos pela UNESCO para que possam ser considerados patrimónios da humanidade. O único entrave, segundo a fonte, está relacionado com a falta de maior divulgação internacional e de estudos arqueológicos e antropológicos profundos.
Afirmou, a título de exemplo, que as Pinturas Rupestres de Kaninguili, localizadas no município do Mungo, 150 quilómetros da cidade do Huambo, existem desde o século IV e provam que aquele território já era habitado por pessoas há milhares de anos. Quanto à localidade de Feti, situada no sector de Ngove, 120 quilómetros da cidade do Huambo, João Afonso explicou que ali surgiram os primeiros povos umbundos e nganguelas, que mais tarde viriam a dispersar-se pelo centro do país e pelo sudoeste de Angola.
Em relação ao estado de conservação e protecção dos dois locais, o chefe de departamento dos Monumentos e Sítios da Direcção da Cultura disse ser razoável, embora estejam em risco de desaparecimento caso não forem tomadas medidas cautelares.

Hotelaria


Falta de hotéis preocupa responsáveis

Samuel Sebastião, chefe de repartição municipal do comércio, indústria, hotelaria e turismo da circunscrição, mostrou-se preocupado com a ausência de uma unidade hoteleira e com o défice de espaços comerciais no município de Caculama, a 55 quilómetros a leste da cidade Malanje.
O responsável admitiu à Angop que o município não dispõe de infra-estruturas para alojamento dos turistas que visitam a região. Quanto à vertente comercial, o dirigente lamentou a existência de apenas 41 lojas comerciais distribuídas na sede municipal e nas duas comunas (Muquixe e Caxinga), pelo que diz ser urgente a aposta no crescimento da rede comercial. “O arroz, feijão, massa e o óleo alimentar, peixe e carne congelada são os produtos mais comercializados no município, cuja importação é feita a partir da cidade de Malanje”, frisou.
Simão Sebastião dirigiu-se aos agentes bancários para que disponibilizem créditos aos comerciantes, de forma a contribuir para o desenvolvimento da actividade comercial na sua área de jurisdição. O chefe de repartição de comércio e hotelaria de Caculama lamentou o facto de paralisarem as obras de construção do super mercado “Nosso Super”, afecto ao Presild, cujos motivos são desconhecidos.

Desarmamento


Duas mil armas de fogo entregues voluntariamente


A população da província de Malanje devolveu voluntariamente 2.616 armas de fogo de diversos calibres, desde o início do processo em Abril de 2008 até ao primeiro trimestre do ano em curso. O coordenador adjunto da subcomissão provincial técnica para o desarmamento da população civil em Malanje, superintendente chefe Carlos Issaca, revelou à Angop os números da actividade e considerou positivo a participação da população no referido processo.
O responsável acrescentou que o armamento entregue em estado obsoleto tem sido destruído por uma empresa vocacionada para o efeito. O oficial apontou os municípios de Malanje, Caculama e Quela, como sendo os que mais aderiram à campanha de devolução voluntária de armas de fogo.
Recorde-se que durante os últimos dois anos foram encontrados 24 esconderijos de diversos materiais bélico, nos municípios de Marimba, Malanje, Cahombo, Luquembo, Kambundi-katembo e Kiwaba N’zoje. O processo tem envolvido acções de sensibilização para a entrega voluntária das armas.


Formação

Seminário para empresários


Cinquenta empresários das 18 províncias do país reúnem-se na próxima segunda-feira, na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, num seminário nacional de formação de formadores e de consolidação das câmaras provinciais. O curso decorre até 23 de Abril e terá como oradores
representantes da federação de empresários da Noruega “NHO” e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que vão abordar questões ligadas à actividade empresarial e à consolidação interna das câmaras. “Pretende-se, com esta acção, tornar os empresários e as câmaras mais actuantes, de modo a defenderem os interesses da classe”, esclarece a organização, numa nota divulgada pela Angop.