Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Estratégia


Grupo Gema e Governo de Malanje assinam protocolo de cooperação


Um protocolo de cooperação entre o governo provincial de Malanje e o Grupo Gema, que visa o desenvolvimento socio-económico da região, foi assinado ontem nesta cidade.

O documento foi firmado pelo governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso, e pelo presidente do conselho de administração da empresa privada “Grupo Gema”, José Leitão da Costa Silva. O memorando estabelece a regularização de projectos imobiliários, planeamento, desenvolvimento rural, agro-industrial, agricultura, obras públicas, energia e águas, hotelaria e turismo, comércio, formação profissional, saúde e prestação de serviços, num prazo de dois anos.

Acções como a construção de mini-hídricas, de infra-estruturas de fornecimento de energia e águas, de saneamento básico e de arruamento nas reservas fundiárias do Estado, suburbanas e rurais, através da realização de concursos públicos constam igualmente nesta parceria.

Os projectos serão financiados pelo Programa de Investimentos Públicos (PIP) e incluídos na elaboração de planos directores municipais e sectoriais.

O “Grupo Gema” responsabiliza-se pelos projectos de realojamento dos moradores dos edifícios inacabados e em mau estado de conservação situados no centro da cidade, com vista ao cumprimento do plano de requalificação da urbe. O organismo é uma empresa privada de carácter social que já se encontra representada nas províncias de Benguela, Huambo e Malanje, com parcerias de outras instituições singulares.



Economia

África é mercado promissor



O presidente executivo do Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agro-Alimentar (SISAB), Carlos Morais, afirmou ontem, em Lisboa (Portugal), que o continente africano irá registar um maior crescimento económico no futuro, que se traduzirá num crescente poder de compra.

“Acreditamos que os dois mercados são, sem dúvida, os que mais vão crescer e que seguramente vão ter maior poder de compra”, esclareceu o responsável.

Carlos Morais indicou que participam no certame 1.200 pessoas, todas compradoras de produtos portugueses, dos quais 200 são africanas e pelo menos 80 são importadores angolanos.

Segundo o gestor, este ano a feira é exclusiva a profissionais portugueses dos sectores do vinho, pescado e agro-alimentar, destinando-se só para exportação, permitindo apenas a presença dos expositores e dos compradores.

A pensar nas fortes chuvas que atingiram a região da Madeira no último fim-de-semana e que vitimaram 42 pessoas, o responsável sugeriu à maior parte dos compradores presentes para que comprem vinhos da Madeira, a fim de apoiar de modo indirecto na reconstrução da região. Hoje, o ministro da Agricultura de Portugal, António Serrano, visita o evento, cujo programa reserva uma bolsa de negócios, apresentação e prova de produtos.


Agricultura

Angola importa mais de 20 por cento dos produtos agro-alimentares lusos






Portugal exporta para o mercado angolano 23 por cento dos seus produtos agro-alimentares. A conclusão foi divulgada ontem pelo secretário português das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro.
Em declarações à imprensa, após a inauguração do XV Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agro-Alimentar, o governante considerou que a percentagem demonstra o peso específico que Angola tem para o mercado português. Sem precisar números, Rui Barreiro indicou que este ano Portugal tenciona aumentar o volume de investimentos e de negócios em Angola. Questionado acerca da concorrência em Angola nesta fase de relançamento do seu tecido produtivo, o responsável afirmou que o desenvolvimento do país não se baseia apenas nas relações com Portugal.
Confrontado com o facto de empresários portugueses cada vez mais investirem em Angola e poucos angolanos o fazerem em Portugal, o responsável indicou que o país tem uma forte presença da economia lusa.
A nação africana participa no SISAB com quatro representantes importadores de produtos portugueses. Além de Angola, pela Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Cplp) participam também no evento (a decorrer até amanhã, quarta-feira) Cabo Verde e Brasil.
Organizada pela Comissão Vitivinícola de Lisboa (CRVL), em parceria com outros organismos, a abertura da exposição foi antecedida por dois dias de visitas às sete produtoras de vinhos da zona lisboeta, associadas a CRVL.

Construção

Terrenos disponíveis para projectos habitacionais


A implementação do programa nacional de habitação, que inclui a construção de um milhão de casas em todo o país até 2012, conta com 100 mil hectares de terreno prontos a acolher o referido plano.
Em declarações à Angop em Luanda, o director do Instituto Nacional de Habitação, Eugénio Correia, assegurou que todas as províncias têm as suas reservas constituídas e registadas, estando a executar-se o plano de urbanização para a criação de zonas integradas para uma harmonia habitacional. O responsável acrescentou que a ideia é agregar a estas áreas os serviços básicos mais indispensáveis, daí a importância dos planos directores e urbanísticos.
Eugénio Correia referiu que, em Luanda, os municípios do Cazenga, Sambizanga, Viana e Cacuaco possuem zonas definidas, salientando que em algumas áreas será feita uma requalificação, enquanto noutras serão construídas novas zonas habitacionais
O Programa Nacional de Habitação prevê a criação de 115 mil casas por parte do Governo Angolano, 120 mil pelo sector privado, 80 mil a cargo das cooperativas e 685 mil por meio da auto-construção dirigida.

Andebol

Deca campeãs recebidas em ambiente de festa





A selecção nacional sénior feminina de Andebol chegou ontem a Luanda, onde foi recebida em clima de grande animação, após ter conquistado no último sábado último o décimo campeonato africano da categoria, que decorreu no Egipto. A equipa consagrou-se campeã ao vencer a final, batendo a sua congénere da Tunísia por 31-30.

No Aeroporto internacional 4 de Fevereiro, além do apoio da população, a selecção foi recebida pela governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, pelo vice-ministro para o Desportos, Albino da Conceição e por outras figuras ligadas ao desporto. Uma multidão entusiasta agitou-se assim que as campeãs desembarcaram no aeroporto de Luanda. Com as “meninas de ouro” chegou também a selecção sénior masculina, que ocupou o quinto lugar da sua classe no referido campeonato. A comitiva desportiva percorreu ainda algumas artérias da cidade capital até chegar ao Pavilhão da Cidadela Desportiva, onde distribuiu autógrafos pelos adeptos.