Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Cidadania

Registo gratuito abrange mais de quatrocentas crianças no município de Ombadja

Quatrocentas e três crianças, dos zero aos cinco anos, foram abrangidas pelo registo de nascimento gratuito no município de Ombadja, província do Cunene, durante o ano de 2009, informou, ontem, o administrador local, Manuel Domingos Taby. De acordo com as afirmações do responsável à Angop, deste registo beneficiaram as crianças das comunas de Xangongo, Ombala-yo-Mungo, Naulila, Humbe e Mukope, sendo notória a adesão dos pais e encarregados de educação em garantir o direito de cidadania aos seus petizes. Explicou ainda que no período em referência o sector da Justiça, na região, procedeu ao acento de nascimento de 1.413 cidadãos. Entretanto, informou que frutos do pagamento destes emolumentos o sector arrecadou, para os cofres do Estado, dois milhões, 982.083 kwanzas e 84 cêntimos. Manuel Domingos Taby frisou ainda que graças à implementação do Programa de Modernização e Descentralização do sector da Justiça na região foi possível a criação de novas infra-estruturas e a descentralização dos serviços a nível do município, levando os serviços de Justiça junto dos cidadãos, foi possível melhorar a qualidade de trabalho.


Aviação


Aeroporto Internacional da Mukanka vai receber mais de 500 mil passageiros/ano



O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, afirmou recentemente que o novo Aeroporto Internacional da Mukanka, vai atender mais de 500 mil passageiros/ano, contra os 120 mil do antigo recinto, que tinha apenas carácter doméstico. O responsável explicou tratar-se de um aeroporto moderno, amplo e funcional, tornando-se na principal portal de entrada, não só para a província da Huíla, mas também para a região sul de Angola.

O títular da pasta admitiu que a construção do aeroporto foi de certo modo acelerada, devido ao compromisso assumido pelo Governo angolano em albergar em Janeiro o CAN'2010, maior evento desportivo do continente africano. Informou que foi concebido para atender o tráfego doméstico e internacional, ocupando cerca de sete mil metros quadrados com instalações e sistemas tecnológicos avançados. Possui uma pista principal dotada de equipamento para pouso de precisão e todos os meios necessários exigidos pelas estruturas internacionais no domínio aeroportuário.

O ministro dos Transportes reiterou o compromisso do Governo, que quer apostar numa maior qualidade e segurança aérea e nos aeroportos. A Angop revela que o dirigente considerou que no âmbito do desenvolvimento da economia regional, a infra-estrutura vai permitir a redefinição e a reorientação das ligações aéreas entre Angola e os países vizinhos, assim como a região sul e outros destinos internacionais. A seu ver, o aeroporto vai de encontro à materialização do programa do Governo, que visa a desconcentração e descentralização, criando novos pólos de desenvolvimento, gerando empregos e contribuindo para dinamização da economia da região, incrementando a mobilidade de pessoas e facilitando a movimentação de carga na região e de outras origens.

Pesca


Porto seco de Lobito em fase final de construção



A construção do porto seco do Lobito, na província de Benguela, com uma área de 90 mil metros quadrados, encontra-se em fase de conclusão. O coordenador da empreitada, Miguel Marques, referiu, em declarações à Angop, que os trabalhos decorrem a um ritmo acelerado, pelo que o recinto para o armazenamento de 15 mil contentores de 20 a 40 pés já se encontra pavimentado. O responsável afiançou que as obras terminam no início deste ano, visto que já decorrem as obras de edificação das infra-estruturas administrativas que servirão de apoio ao processo de manuseamento de mercadoria e controlo do espaço.

De acordo com Miguel Marques, a construção da infra-estrutura, localizada no bairro da Luz, teve início em 2008 e vai servir de interposto com o Caminho-de-ferro de Benguela e atenuar a descarga de mercadoria no Porto do Lobito. A empreitada faz parte do projecto de ampliação e modernização do Porto do Lobito, que inclui a construção de uma nova ponte cais de 310 metros de comprimento, mais de dez de largura e 50 metros cravados na terra. A nova estrutura vai permitir a atracagem simultânea de quatro navios de pequeno porte, três de médio ou dois de grande capacidade, além de estar concebido para suportar camiões com contentores de 20 a 40 pés carregados.


CAN2010


Estádio de Luanda com lugares para deficientes



O estádio de futebol "11 de Novembro", que vai albergar em Luanda os jogos do grupo A da Taça Africana das Nações Orange-Angola2010, possui 150 lugares reservados para pessoas portadora de deficiência física. Recorde-se que o recinto dispõe na totalidade de 50 mil cadeiras.

A informação, avançada pela Angop, foi adiantada pelo ministro das Obras Pública, Higino Carneiro, durante o acto de inauguração oficial do empreendimento, que conta com dois anéis, tendo 28 mil lugares no primeiro, 20 mil no segundo e os restantes assentos reservados para as áreas VIP. Localizado na comuna do Camama, município do Kilamba Kiaxi, o estádio 11 de Novembro foi construído numa zona de 82 quilómetros quadrados e as obras estiveram a cargo de uma construtora chinesa. Em Novembro de 2009, o Governo Provincial de Luanda (GPL) publicou um edital onde orienta a eliminação progressiva de barreiras arquitectónicas e urbanísticas para universalizar o acesso de todos aos locais publicos, facilitando a circulação às pessoas com deficiência. O espaço compreende os itinerários e as passagens para pedestres, os percursos de entrada e de saída de veículos, assim como escadas e rampas.


Cultura

Grupo teatral promove maratona cultural pelo CAN2010

O grupo teatral "Amor a Arte" promove, no próximo sábado, no Largo do Antigo Controlo, no município da Samba (Luanda), uma maratona cultural em saudação ao Campeonato Africano das Nações de Futebol (CAN/2010). O evento, que arranca às 9h e decorre até as 22 horas, conta com o apoio da Jmpla da Samba.
A associação anunciou que vai apresentar estátuas vestidas com trajes das 18 províncias do país e exibir diversas cenas teatrais, que incentivem os munícipes para participar activamente no CAN. Os músicos Dre Jo, DJ 300 e Man Kata já confirmaram a sua presença, bem como o grupo de dança Imbondeiro.
Em declarações à Angop, a encenadora do "Amor a Arte", Mariza Júlio afirmou ser importante que todos se empenhem na competição desportiva, uma vez que esta vai elevar o nome de Angola em África e no mundo. “Devemos mostrar a nossa alegria, hospitalidade e cultura nacional aos visitantes de modo que, terminado o CAN, os visitantes possam sair daqui com uma boa imagem de Angola”, corroborou.
Composto por 18 actores e 12 actrizes, o "Amor a Arte" tornou-se conhecido entre o público através das peças “Bela e o Monstro”, “ Escrava da Cama”, “Duas Horas”, “ Quem é que não Chora”, “ Entre a Justiça e o Coração”, “ Suave Pecado” e “ Cenas Marcantes”. O grupo venceu o prémio de teatro municipal da Samba em 2009 e ficou classificado em terceiro lugar no Festival Provincial de Teatro de Luanda. O grupo "Amor a Arte" foi fundado a 2 de Agosto de 2007.