Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 7 de julho de 2009

Cimeira do G8



Convite a Angola confere maior visibilidade externa e responsabilidade interna


Analistas angolanos destacam que as consequências imediatas da participação de José Eduardo dos Santos na Cimeira do G8 implicam uma maior visibilidade internacional e mais responsabilidade interna. Os especialistas, ouvidos pela agência Lusa, salientam que o convite endereçado ao Chefe de Estado angolano pelo primeiro ministro italiano, Sílvio Berlusconi, para estar presente na reunião de amanhã, em L´Aquila (Itália), deve-se ao crescente papel de Luanda na política mundial . Tal está relacionado com a sua condição de grande produtor de petróleo e o seu papel decisivo no jogo diplomático africano, especialmente na África Austral.

Segundo Justino Pinto de Andrade, docente universitário, sendo Angola actualmente "um parceiro internacional interessante" no que diz respeito ao petróleo, detendo a actual presidência rotativa da Organização de Países Produtores de Petróleo (OPEP), releva ainda mais a sua importância nessa parceria.

"Angola não pode ficar de fora na discussão de problemas internacionais, como a crise económica e financeira mundial, por onde passam também os problemas energéticos", prosseguiu o analista, sublinhando, porém, que este convite não pode ser visto na perspectiva pessoal, mas sim "no que ele representa".

Por sua vez, Alcides Sakala, dirigente da UNITA (oposição), acredita que a participação na reunião do G8 vai requerer "maior responsabilidade na política interna, no que diz respeito aos direitos humanos, a necessidade de combate à corrupção, maior transparência nos actos de gestão dos recursos do país, combate à pobreza...".

O analista político Sebastião Isata, antigo vice-ministro das Relações Exteriores, também é de opinião que o papel importante de Angola na geopolítica africana, a presidência da OPEP e a consolidação da democracia angolana, vincada no ano passado com a realização de eleições, constituíram pontos essenciais para o convite.

Para o ministro da Economia de Angola, Manuel Nunes Júnior, o convite surge porque o país possuiu "uma das economias que mais crescem em África" e é, por isso, um importante pólo de atracção para os grandes investidores internacionais. O ministro considerou ainda que se trata de uma oportunidade para Angola manifestar as suas preocupações.

Além de Angola, foram convidados a participar na cimeira outros países africanos, nomeadamente a África do Sul, Argélia, Egipto, Nigéria e Senegal.

Hotelaria

Sector pode contribuir para o OGE




O vice-ministro da Hotelaria e Turismo, Paulino Baptista, defende que o sector necessita de mais investimentos, de forma a ser possível contribuir em maior escala com receitas para o Orçamento Geral de Estado (OGE).

“Com a paz, tem havido uma maior expansão do turismo. Precisamos de mais apoio para que possamos criar mais receitas e condições para o turismo”, apelou o vice-ministro, durante a Assembleia Nacional.

O responsável prosseguiu, referindo que o seu ministério tem apoiado os eventos que se realizam no país, à luz do quadro da programação das actividades do Campeonato Africano das Nações (CAN). No âmbito da organização da competição, o organismo tem efectuado inspecções às unidades hoteleiras e participado em acções nas províncias onde serão disputados jogos, designadamente Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla.

O vice-ministro afirmou ainda que o Ministério da Hotelaria e Turismo tem tido um “papel de facilitador” aos agentes que querem construir unidades hoteleiras no país. Em relação à formação de quadros, comentou que o Governo tem projectos de construção de institutos regionais. Porém, devido à crise internacional, optou por desenvolver acções de formação nas províncias onde decorrerão os jogos.


Saúde

OMS visita hospitais do Namibe e da Huíla




O Representante da Organização Mundial da Saúde em Angola, Diosdado Nsue-Milang, iniciou uma visita às unidades hospitalares das províncias do Namibe e da Huíla. Durante cinco dias o dirigente percorre o sul de Angola, com o intuito de conhecer a realidade sanitária local e aproveitar a ocasião para falar sobre o papel da OMS, enquanto conselheiro do governo e coordenador da saúde internacional.
Diosdado Nsue-Milang garantiu que a OMS vai continuar a fortalecer a sua assistência aos Estados Membros para que estes obtenham um nível óptimo de saúde, desde a fase de controlo de doenças à criação de mecanismos de coordenação de políticas e de programas para a melhoria da saúde dos habitantes locais.
O chefe do Departamento de Saúde Pública, o Director Provincial da Saúde em exercício, Franco Mufinda, e os chefes dos programas de saúde pública estiveram em reunião. No final do encontro, o Nsue-Milang esclareceu que o apoio da sua organização vai cobrir todas as áreas que o governo angolano considera como prioritárias, conferindo destaque para a formação e reforço dos recursos humanos para a saúde, e saúde materna e infantil.
Durante a reunião, o representante da OMS inteirou-se da situação sócio-sanitária no Namibe, nomeadamente os dados demográficos e epidemiológicos, a rede sanitária e as principais intervenções em curso.

Energia



Cidade de Tombwa, Namibe, tem nova central térmica


A cidade de Tombwa, na província do Namíbe, vai receber energia eléctrica a partir de uma nova central térmica, construída através de uma parceria com a empresa portuguesa FINERTEC-Energia, anunciou hoje o consórcio construtor.

O novo equipamento vai produzir cerca de 50 GWh e servirá as fábricas de farinha e conserva de peixe, existentes na zona de Tombwa, cidade que no tempo colonial constituía um dos mais importantes pólos industriais de produção dos referidos produtos.

A central pretende assumir um contributo importante para a "eficiência energética e fiabilidade do fornecimento de energia eléctrica", de modo a permitir "a melhoria das condições de vida das populações e o desenvolvimento económico do tecido empresarial da região".

A sua construção esteve ao cargo da ENE (Empresa Nacional de Electricidade de Angola), da ERA (Energias Renováveis de Angola) e da FINERTEC-Energia. O equipamento agrupa as recentes soluções técnicas e operacionais, permitindo a implantação de uma unidade de produção eficiente e segura, cujo modelo pode ser aplicado a outras regiões. O consórcio não adiantou informações sobre o investimento realizado.

CAN2010

Tudo a postos para o CAN


O Executivo de José Eduardo dos Santos afirmou que estão a ser criadas todas as condições para que o CAN seja um sucesso. A garantia foi dada, após o encontro entre o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, o primeiro-ministro angolano, Paulo Kassoma e o ministro da Juventude e dos Desportos, Gonçalves Muandumba. A CAF manifestou algumas preocupações relacionadas com a organização do evento, nomeadamente no que respeita à questão dos voos nocturnos nos aeroportos das quatro cidades e dos vistos para os milhares de adeptos que vão deslocar-se ao país durante o campeonato.

"Tem-se evidenciado uma forte preocupação por parte da CAF, que se relaciona com os vistos de entrada para o nosso país. Vamos saber combinar a defesa dos interesses e da soberania nacional com o CAN. Não vai faltar visto para ninguém que queira vir de forma organizada e previamente comunicada para assistir a competição", assegurou Gonçalves Muandumba.

O responsável esclareceu que "todos os participantes, atletas e dirigentes vão ter os seus vistos, ainda que partam de cidades onde não há embaixadas angolanas". "Tudo está a ser feito para que isso não falte", frisou, contrapondo que se encontram numa zona "onde há algumas dificuldades nos países vizinhos". "Há conflitos, estamos a viver momentos graves a nível do continente, sobretudo do tráfico de droga e tudo isso tem que ser acautelado de modo a que não perturbe o normal funcionamento e a segurança do nosso país", finalizou.



A visita do alto dirigente da CAF serviu igualmente para ultimar pormenores relacionados com a segurança, alojamentos, transportes e protocolos.

Até 30 de Outubro serão entregues os quatro estádios e os campos de treino. A 11 de Novembro será inaugurado o estádio de Luanda e até Dezembro serão inaugurados os restantes localizados nas províncias de Benguela, Huíla e Cabinda.

O Comité Organizador do Campeonato Africano das Nações (COCAN) assina hoje o contrato com a Sport Five, que vai permitir que a organização inicie a sua campanha de marketing internacional.