Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Feiras

Feira Alimentícia de Luanda arranca hoje


A Feira Alimentícia de Luanda arranca hoje na capital angolana e Portugal participa com 23 empresas, a maior participação estrangeira, do total das 32 participações.

Em declarações à agência Lusa, a porta-voz da Feira Internacional de Luanda (FIL), Hélia Dias, disse que a quinta edição da Feira Alimentícia está revestida de grande importância, porque tem como objectivo relançar fornecedores e empresas deste setor no mercado angolano.

A feira que decorrerá de 23 a 26 de Setembro é uma organização da FIL em parceria com a Arenas Direct e a Feira Internacional de Lisboa.

As empresas portuguesas participantes na feira são detentoras de um espaço próprio para exporem os seus equipamentos, produtos e serviços para o sector agrícola e alimentar.

A exposição será feita num espaço total de sete mil metros quadrados, divididos em dois pavilhões, que albergarão 60 stands nacionais e 32 stands estrangeiros, representados por Portugal e a Turquia.

O total de empresas que participam de forma directa e indirecta é de 120.

A abertura da feira será feita pelo Secretário de Estado angolano da Agricultura José Amaro Tati, que contará com a presença ainda do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas de Portugal, Rui Pedro Barreiro.

Paralelamente à feira, estão previstas outras actividades como a análise de três grandes casos de sucesso e um programa de acção na relação com Portugal, que serão analisadas e debatidas em conferências e workshops, além da apresentação e degustação de produtos alimentares.

No programa paralelo, destacam-se as conferências Parceiras entre Angola e Portugal -- Ensino, Investigação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo, realizada hoje e uma segunda prevista para o dia 25, denominada "Parcerias entre Angola e Portugal -- Cooperação, Projectos e Joint-Ventures nos Sectores Agrícola, Agro-Industrial e Alimentar".

Economia

Créditos chineses a Angola atingem os seis biliões de dólares


Os créditos do governo chinês ao Estado angolano para os esforços de reconstrução nacional atingem, nesta altura, cerca de seis biliões de dólares norte-americanos, revelou, hoje quinta-feira, em Shanghai, o embaixador de Angola na República Popular da China, João Manuel Bernardo.
Em entrevista à Angop, o diplomata referiu que o primeiro pacote, concedido em 2004, foi de dois biliões de dólares norte-americanos e está já foi praticamente utilizado na totalidade, em programas previamente acordados.
Neste sentido, o embaixador informou que diversos encontros ocorreram o ano passado entre delegações dos dois países, visando o reforço destes valores que, no total, rondam seis biliões, e que deverão ser postos à disposição do Governo angolano, através dos bancos Exibank, Banco Nacional e Banco de Comércio e Indústria da China. “Estamos na parte burocrática desta negociação para que, ainda ao longo deste quarto trimestre, possamos já ter alguns destes valores postos à disposição do Governo de Angola para a priorização de vários outros programas, sobretudo relativos à agricultura, requalificação de algumas áreas da cidade capital e reforço do financiamento para o projecto de construção de habitações que é outro grande desafio do executivo”, sublinhou João Manuel Bernardo.

De acordo com o interlocutor, as áreas prioritárias de intervenção da primeira linha de crédito da China são a reconstrução de infra-estruturas rodoviárias (construção e reabilitação de estradas), educação (construção de escolas), saúde e telecomunicações.

Tecnologia

CEPPE lança brigada móvel para cobertura da orla marítima



A Comissão Executiva Provincial para o Processo Eleitoral (CEPPE) no Namibe, lançou quarta-feira, nesta cidade, uma brigada móvel na comuna da Lucira para a cobertura da orla marítima do município do Namibe, no âmbito do processo de actualização do registo eleitoral. De igual modo, no município no Tombwa, a CEPPE tem criada uma brigada móvel com o objectivo de fazer a cobertura das áreas mais distantes da
sede.

Segundo dados da CEPPE, a província do Namibe ultrapassou a meta inicial que era a do registo de 2.300 eleitores, tendo até ao momento cerca de 4.051 registos, com a média diária de 105.

Face aos objectivos iniciais, todos os municípios ultrapassaram as previsões sendo que o Namibe possui actualmente 2.148 eleitores registados (contra uma cifra inicial prevista de 1.265), a Bibala 602 (414), Camucuio 381 (253), Tômbwa 657 (253) e Virei 263 (115).

Dez brigadas, com 62 funcionários, trabalham para o processo de actualização eleitoral que teve o seu início a 30 Julho e termina a 30 Setembro do corrente ano.






Telecomunicações


Unitel expande serviços no Uíge até Dezembro


Os serviços da operadora de telefonia móvel Unitel vão chegar aos 16 municípios da província do Uíge até Dezembro. O objectivo passa por facilitar as comunicações na região. De acordo com o director provincial dos transportes e telecomunicações, Altamiro Benjamim, em declarações à Angop, uma delegação da Unitel já reuniu na terça-feira com o governo local e agentes económicos com o propósito de estender os serviços aos restantes quatro municípios, uma vez que já opera em 12.

Salientou que a extensão dos serviços da operadora vai contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região. Noutra vertente, convidou as outras operadoras de telefonia a empenharem-se em projectos que visam desenvolver a rede de telecomunicações. Disse ter recebido garantias da Unitel que em cada município e comuna onde for criada uma loja, haverá também todos serviços disponíveis da operadora, como telefones e Internet.



Política

Jean Ping reconhece contributo de Angola para a paz em África

O presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, reconheceu o contributo de Angola ao nível do esforço empreendidos pela organização continental a favor da paz e estabilidade em África.

Este reconhecimento foi feito no final de um encontro com o secretário de Estado angolano para as Relações Exteriores, George Chicoty, decorrido em Nova Iorque, à margem da cimeira de avaliação da implementação dos objectivos do milénio, durante o qual frisou que Angola respondeu prontamente a uma recente solicitação da União Africana para ajudar a encontrar uma solução para a crise na Guiné-Bissau.

Segundo a Angop, explicou que o seu encontro com o governante angolano se insere no quadro das "muito boas relações com Angola" que vão "desde o presidente José Eduardo dos Santos, até ao nível de ministros e embaixadores". "Temos cooperado profundamente com Angola e nestes encontros falamos de todas as questões africanas", explicou, realçando que África se confronta neste momento com varias questões de paz e segurança, nomeadamente na Somália, no Sudão, na Guiné-Bissau e na Côte d' Ivoire.

Assistiram ao encontro os embaixadores de Angola nas Nações Unidas e junto da União Africana, Ismael Martins e Manuel Augusto, respectivamente, e o representante da União Africana junto da ONU, o angolano Tete António.