Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sociedade

Vice-presidente inaugura escola rural em Icolo e Bengo

O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, inaugurou hoje, sexta-feira, uma escola rural na comuna de Cabiri, município de Icolo e Bengo, província do Bengo. O acto insere-se no programa das festividades do dia da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 próximo.
A instituição, denominada Cidadela Jovens de Sucesso, destina-se a adolescentes com idades entre 14 e 15 anos, considerados em condição de risco, abrangendo órfãos, descendentes de famílias com dificuldades financeiras, tóxico-dependentes, entre outros.
Construída numa área de 30 hectares, compreende pavilhões multi-funcionais, dormitórios, para alunos e professores, bem como áreas para prática agrícola e actos recreativo-desportivos.
Os beneficiários estarão em regime de internato, por três anos, constando do currículo académico as disciplinas de Português, Matemática, Ciadadania, Meio Ambiente e História, enquanto a formação técnico-profissional inscreve especialidades em agricultura, pecuária, serralharia, carpintaria, eletricidade e secretariado. Sete professores são responsáveis por leccionar as disciplinas. A administração do projecto estará a cargo da Igreja Católica, através da congregação dos Salesianos de Dom Bosco.
Testemunharam o acto inaugural os ministros da Administração Pública e Segurança Social, da Reinserção Social e da Juventude e Desportos, respectivamente, Pitra Neto, João Baptista Kussumua e Gonçalves Manduma, o governador provincial, João Bernardo de Miranda, entre representantes da sociedade civil.
O município de Icolo e Bengo, administrativamente integrado pelas comunas de Bom Jesus, Cabiri, Cassoneca, Caculo Cahango e Catete, conta com uma população estimada em 20 mil habitantes, que se dedica essencialmente à agricultura de subsistência e à pesca artesanal.


Efeméride

Embaixada na Tanzânia assinala 11 de Novembro com quadrangular

A Embaixada de Angola na República Unida da Tanzânia promove sábado e domingo, em Dar es Salaam, um quadrangular de futebol alusivo ao 35º aniversário da Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro. O embaixador Ambrósio Lukoki deverá dar o "pontapé de saída" do torneio que vai envolver uma equipa de estudantes angolanos e três constituídas por tanzanianos, todas da categoria sub-18.
O torneio será realizado em sistema cruzado, devendo os vencedores disputar a conquista do troféu, enquanto os vencidos lutarão pelo terceiro e quarto lugares no último dia da competição, domingo.
Ao vencedor será entregue um troféu, enquanto a todas equipas participantes serão distribuídas lembranças de participação. A intenção da organização é promover anualmente esse quadrangular como forma de incentivar os jovens angolanos para a prática do desporto, conjugada com os estudos.



Desporto


Mais de 30 pilotos confirmados para rally da Huíla

Representantes das províncias de Luanda, Benguela, Namibe e Huíla disputam sábado e domingo o troféu do primeiro rally da região sul, a decorrer nos municípios do Lubango e Humpata, no âmbito dos 35 anos da independência nacional
Em entrevista hoje à Angop, o presidente da associação provincial para os desportos motorizados, Augusto Diogo, disse que estão já na cidade do Lubango mais de 90 por cento dos 37 concorrentes que vão disputar a prova numa percurso de 125 quilómetros.
A prova será em duas classes, uma em automóveis e outra em moto-4 Deste modo. Disse que vão participar no certame desportivo, o primeiro do género organizado na Huíla, automóveis ligeiros e motas de quatro e duas rodas, respectivamente.

Afirmou estarem garantidos os troféus para os vencedores desta primeira edição. Augusto Diogo sublinhou, por outro lado, que estão a finalizar os preparativos da demarcação da pista para que os concorrentes possam realizar uma boa disputa. Para tal, apelou a sociedade em geral no sentido de afluir em massa, participando activamente nesta actividade desportiva, visando homenagear condignamente a festa da “Dipanda”.

Ambiente

Portugal e Angola cooperam para minimizar alterações climáticas

Portugal e Angola concordaram em trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios decorrentes das alterações climáticas através do desenvolvimento de projectos, troca de informação e de conhecimentos, ou do acesso a tecnologias.

Num memorando de entendimento, concretizado hoje em Lisboa pelas ministras do Ambiente de Portugal e de Angola, Dulce Pássaro e Maria de Fátima Jardim, respectivamente, é definido o objectivo de "estabelecer cooperação a curto e médio prazo no domínio das alterações climáticas".

Para vigorar até 31 de Dezembro de 2012, o documento aponta para actividades como a formação e capacitação de técnicos angolanos em várias áreas, elaboração de projectos de adaptação e mitigação que possam concorrer a financiamentos internacionais, visitas de intercâmbio de cientistas e de peritos ambientais ou organização de seminários.

Uma fonte do Ministério do Ambiente disse à agência Lusa que o memorando de entendimento representa "um importante reforço nas relações bilaterais entre Portugal e Angola no que diz respeito à cooperação para o combate às alterações climáticas". O apoio à capacitação institucional dos principais agentes envolvidos no desenvolvimento de medidas com incidência nas políticas climáticas de mitigação e adaptação foi realçado pelo Ministério, tal como a identificação de projectos geradores de créditos de carbono e a "mobilização de investimento privado ou de outras fontes de cofinanciamento".

Os projectos a realizar em conjunto vão contribuir para o acesso a água potável e energia limpa, recuperação de zonas áridas, aumento da capacidade de gestão das bacias hidrográficas, protecção da orla costeira e das florestas nativas e sua biomassa, além de tentar que a consciência ambiental e a participação pública nestas áreas sejam maiores. O financiamento das actividades definidas será da responsabilidade dos dois países.

O documento especifica que o financiamento rápido para o apoio à concretização de programas, projectos e acções para adaptação e mitigação, desenvolvimento e transferência de tecnologias e capacitação institucional em Angola irá envolver recursos até três milhões de euros por ano, até 2012.

Os dois países são Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, concordaram com o Protocolo de Quioto e reconhecem que a cooperação em programas e projectos pode ser um instrumento de mitigação e de adaptação aos impactos negativos decorrentes das mudanças no clima.

Os países desenvolvidos assumiram na Conferência das Partes da Convenção, em Copenhaga, em Dezembro do ano passado, o compromisso de financiamento rápido que visa iniciar acções para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos países em desenvolvimento e aplicar medidas de adaptação às alterações climáticas.

Banca

BAI abre duas agências e dois centros de atendimento para empresas



Duas agências e dois centros de atendimento a empresas serão inauguradas, na próxima terça-feira, em Luanda, pelo Banco Africano de Investimentos (BAI). De acordo um comunicado de imprensa do BAI a que a Angop teve acesso, a abertura dos referidos postos de atendimento vem dar resposta ao plano estratégico de expansão da rede de balcões do banco e às necessidades específicas de atendimento ao empresariado, em função do crescimento económico do país.
“As agências localizam-se nas avenidas Revolução de Outubro e Comandante Che Guevara, respectivamente, enquanto os centros de empresas estão situados no edifício da SGEP, na Boavista, e no edifício sede do BAI, na rua Major Kanhangulo”, lê-se no documento.
Com a abertura dos referidos postos de atendimento, o Banco Africano de Investimentos contará com 78 balcões e três centros de atendimento de empresas no país. Com uma força de trabalho acima de 1.300 funcionários, a instituição financeira conta com mais de 300 mil clientes.