Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Petróleo


Novas concessões serão atribuídas para exploração



O ministro angolano dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, anunciou no Recife, Estado de Pernambuco (Brasil), que num futuro próximo novas concessões petrolíferas serão licitadas e atribuídas para exploração.

De acordo com a Angop. o governante angolano fez este anúncio por ocasião da realização na cidade do Recife de um seminário sobre Petróleo e Gás, organizado pelo Estado de Pernambuco e para o qual foi convidado a proferir o discurso de abertura.

Na sua intervenção, o ministro dos Petróleos explicou que não seria descabido afirmar que as oportunidades de investimentos e negócios se afiguram imensas, tendo em conta que novos campos foram descobertos em águas profundas e ultra profundas.

Botelho de Vasconcelos enfatizou que a previsão de investimentos nos diversos domínios do sector petrolífero angolano para os anos de 2010 e 2011 é de cerca de 16 mil milhões de dólares americanos e 18 mil milhões de dólares americanos, respectivamente.

Este seminário, considerado como o melhor evento de negócios do ano da indústria do Petróleo, tem como objectivo a inserção do Estado de Pernambuco no contexto da indústria petrolífera e naval mundial. Representa uma soberana oportunidade para revelar o seu potencial económico e as oportunidades de negócios que se oferecem aos investidores nos sectores de petróleo e da indústria naval.

Os trabalhos, iniciados ontem, terminam hoje (quarta-feira), por volta das 17 horas locais (21 horas de Angola). No arranque da conferência foram abordados temas como "Novas iniciativas no Sector Petróleo, Gás, offshore e Naval", "Incentivos Governamentais para a Instalação de Pólos Industriais" e o "Desenvolvimento Tecnológico e Capacitação de Mão de Obra em Pólos Globais". Hoje, o dia está reservado para uma abordagem dos temas "Logística como Factor de Competividade", "Mecanismos de Financiamentos", "Projecção da marca SUAPE - Casos de Sucesso" e a "Sustentabilidade da Integração do Pólo Industrial e de Turismo do Estado".

Segundo os organizadores, o evento tem como público-alvo empresas de bens e serviços especializados no fornecimento para a indústria de óleo, gás natural, offshore e naval, Instituições de financiamento e demais fundos de investimentos e Associações Nacionais e Internacionais relacionadas com o sector.



Economia

Governo aprova propostas de plano de Governo e OGE


O Conselho de Ministros aprovou hoje, em sessão ordinária, as propostas de Plano Nacional de Governo e de Orçamento Geral do Estado para 2010, revelou a Angop.

Na reunião, orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o governo foi informado sobre o estado de preparação da Taça de África das Nações Orange-Angola 2010.

Em análise estão ainda os contratos de arrelvamento de 15 campos de futebol para o CAN/2010 das cidades de Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango, e de prestação de serviços de estudo e desenhos do estádio de futebol da província de Luanda. Durante o encontro, o órgão colegial do governo deverá debruçar-se ainda sobre o programa de relançamento do projecto Nova Vida, segunda fase, e sobre o relatório final do júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes/2009.

Reconstrução

Governo projecta requalificação de zonas urbanas




O Governo da Província do Kwanza Norte encontra-se a trabalhar na avaliação das construções desordenadas erguidas nas imeadiações das zonas urbanas, visando a requalificação destas áreas e a criação de novos bairros.

Em entrevista hoje à Angop, o director provincial local do Urbanismo e Habitação, Erlindo Lidador, revelou que o sector está engajado no mapeamento das zonas abrangidas no plano, que vai abarcar a quantificação do número de habitações erguidas de forma desordenadas para uma posterior requalificação.

Segundo o responsável, o plano resulta da necessidade de melhoria da imagem das zonas urbanas, pelo facto de se constatar o surgimento de construções que degradam a estrutura arquitectónica das cidades.

Erlindo Lidador advogou que o sector está também a proceder estudos, com vista o reassentamento das populações que habitam nas áreas abrangidas pelo plano.

O responsável revelou que as zonas da província com construções erguidas de forma desordenada e abrangidas no plano de requalificação estão cadastradas como reservas fundiárias do Estado.

No quadro do mesmo programa, acrescentou, o governo provincial do Kwanza Norte tem um plano de auto-construção dirigida, em que cada cidadão interessado poderá requerer uma parcela de terreno para a construção da sua habitação dentro das políticas urbanísticas exigidas.

Energia

Luanda terá programa emergencial de energia eléctrica


Um programa de emergência para reforço da capacidade termoeléctrica de Luanda vai ser implementado entre Dezembro deste ano e Abril de 2010, proporcionando 200 megawatts de energia, com a entrada em funcionamento de quatro novas centrais, que poderão operar em regimes isolados.

A informação foi avançada segunda-feira, em Luanda, pela Ministra da Energia, Emanuela Lopes, durante um encontro com deputados da 7ª Comissão da Assembleia Nacional, acrescentando que os estudos para a materialização da iniciativa estarão concluídos e disponíveis ainda no final deste ano.





De acordo com a responsável, o plano prevê ainda reabilitar e modernizar a Central Hidroeléctrica de Cambambe, incluindo o alteamento da barragem, obra já em curso, para garantir maior fiabilidade e disponibilidade do empreendimento, assim como maximizar a sua capacidade de produção e viabilizar a construção da segunda central.

Segundo a Angop, está em estudo também um plano de reabilitação e reacondicionamento da Central Termoeléctrica do Cazenga, composta por cinco grupos de turbinas a gás, com objectivo de garantir maior rentabilidade daquele empreendimento energético, com cerca de 128 Mega watts de capacidade instalada.

O responsável informou que o Ministério da Energia tem projectos de construção do Sistema de Transporte de Energia Eléctrica a 400 kilovolts, Capanda/Lucala/Luanda, incluindo a ampliação da subestação de Viana e a construção da Subestação de Cacuaco, em Dezembro próximo.

No domínio da distribuição da energia eléctrica, a titular da pasta do sector explicou que o pelouro conta com planos de reabilitação e extensão das redes de Média Tensão e Baixa Tensão e a construção de 60/15 kilovolts.

A construção das novas redes de Baixa Tensão e Média Tensão vão abranger as zonas de Viana, Caop, Morro Bento, Boavista, Zango, Ramiros e Benfica. Já as subestações serão edificadas no Kinaxixe, Chicala (onde já opera uma subestação móvel provisória) e na Filda, assim como será ampliada a Subestação de Belas.

A 7ª Comissão da Assembleia Nacional aborda os assuntos inerentes à saúde, ambiente, acção social, emprego, antigos combatentes, família, infância e promoção da mulher.


Iniciativa

Camionistas promovem acção de sensibilização



A Associação dos Camionistas e Operadores de Máquinas de Angola (ACOMA) vai promover, em todo país, de Novembro a Dezembro, uma campanha de educação, prevenção e combate aos acidentes de viação.
Em declarações hoje à Angop, António Martins, presidente da organização, disse que durante a campanha, que arranca sexta-feira, em Luanda, serão distribuídos panfletos de aconselhamento a serem distribuídos na via pública ao longo das principais vias de comunicação rodoviários e locais de maior concentração de cidadãos.

Está ainda prevista a realização de palestras sobre "educação e prevenção de acidentes de viação", em empresas estatais e privadas, estabelecimentos de ensino académico, igrejas, mercados de entre outros locais. Durante o primeiro semestre deste ano, os acidentes de viação causaram, em todo país, cerca de 1.400 mortes.