Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Infra-estruturas


Porto do Lobito poderá manusear mais de 12 mil toneladas de mercadorias


O porto comercial do Lobito está a ser reabilitado do ponto de vista de equipamentos, espaço e recursos humanos, com o intuito de permitir o manuseamento de mais de 12 mil toneladas de carga por ano. A informação foi avançada pelo director-geral da instituição, José Carlos Gomes.
De acordo com o responsável, que recebeu a visita do primeiro-ministro do Governo regional do Kuazulu Natal, Zweli Mkhze, estão em curso vários projectos com destaque para a ampliação da ponte cais, construção do porto seco e da zona de descarga de minério.
José Gomes informou que está também em curso a pavimentação do recinto e a colocação da nova linha férrea para o escoamento de mercadoria junto do recinto portuário, de modo a fazer face às exigências do crescimento económico do país e da região Austral.
Os novos investimentos, de acordo com o director-geral José Carlos Gomes, permitiram que 20 navios de longo curso atraquem e sejam descarregados em simultâneo na ponte cais. O responsável acredita que com a circulação de comboios no Caminho-de-ferro de Benguela aumentará o fluxo de mercadorias de países vizinhos como a Zâmbia, República Democrática do Congo e outras regiões.
As instalações actuais do porto permite a atracagem e descarga em simultâneo de oito navios.

Cultura


Moda Luanda em Fevereiro



Trinta manequins femininos e 15 masculinos estarão envolvidos na execução da 13ª edição do concurso Moda Luanda, a ter lugar no dia 6 de Fevereiro, num espaço a ser montado na área desportiva do INE Marista, na capital angolana.

A Moda Luanda, que acontece habitualmente em Janeiro, arranca este ano a 6 de Fevereiro. O espaço que será montado na área desportiva do INE Marista, na capital angolana, vai contar com a participação de 30 manequins femininos e 15 masculinos. A 13ª edição da semana da moda apresentará na passerelle as colecções dos mais conceituados criadores de moda angolanos como Tekassala, Ginga Neto, Lucrécia Moreira e Elisabeth Santos, entre outros.

Dos modelos a serem apresentados, constam ainda colecções de algumas promessas do mundo da moda que vão despontando no panorama nacional, num conjunto de 14 desfiles. Karina Barbosa, membro da organização, confirmou a informação à Angop, adiantando que para este ano está prevista a homenagem ao universo da Robotic, estando a ser preparado um ambiente futurista e sofisticado, que envolverá o design do evento, levando a que os convidados se sintam mergulhados no futuro e a viver uma experiência única de moda e modernidade.

Como é já habitual, durante o evento serão atribuídos os troféus a profissionais da televisão, moda e música que mais se destacaram durante o ano de 2009, fruto de uma eleição pública através no website do eventowww.modaluanda.com que ocorrerá durante às duas semanas que antecedem o evento.

A organização espera levar ao espaço, uma tenda de 2.000 m2 a ser montada no local e 1.500 pessoas, entre convidados, público e membros da impresa nacional e internacional.



Constituição


Protecção do Consumidor é facto inédito



A directora do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), Elsa Bárber, considerou hoje (quinta-feira), em Luanda, que a integração na futura constituição angolana do artigo que expressa claramente a defesa do consumidor como um princípio fundamental é um marco histórico.
Em declarações à Angop, a responsável lembrou que é a primeira vez que uma constituição angolana prevê de forma expressa a defesa do consumidor como um princípio fundamental, e espera, deste modo, haver mais respeito e responsabilidade da parte dos agentes económicos pelos consumidores.
Na futura Constituição, o texto sobre defesa do consumidor está na alínea H do artigo 81º e, segundo a titular do Inadec, essa protecção consagrada na constituição justifica-se e corresponde às pretensões da instituição, defendida durante a fase de discussão pública das três matrizes de projectos da lei magna.
De acordo com Elsa Bárber, no ramo da defesa do consumidor, os fornecedores e comerciantes lesam quase que sistematicamente os interesses do comprador, embora exista uma Lei de Defesa do Consumidor (Lei 15/03).
Entretanto, disse que a tutela do consumidor demonstra a preocupação do estado angolano para despertar a consciência do comprador. Em função dessa novidade constitucional, a directora do Inadec anunciou que serão realizadas campanhas de informação e sensibilização junto dos consumidores sobre a actual realidade.

Aviação


Taag quer aumentar passageiros em até 2012



A Taag, Linhas Aéreas de Angola, tem a intenção de transportar, a partir de 2012, 1.700 mil passageiros/ano, contra os actuais 1.100 mil, anunciou ontem, em Luanda, o coordenador da Comissão de Gestão da companhia, Pimentel de Araújo.
Ao presidir ao encontro anual entre a administração da Taag e os delegados da companhia no exterior, o gestor referiu que a intenção se enquadra nas metas delineadas pela empresa, noticia a Angop. Para a concretização dos objectivos de excelência, em termos de receitas, a Taag prevê obter, a partir de 2012, uma arrecadação anual de 53 por cento, o correspondente a 896 milhões de dólares norte-americanos/ano, em relação aos USD 585 milhões obtidos em 2009.
Em termos de resultado líquido, a direcção da companhia aérea angolana perspectiva obter ganhos avaliados em 60 milhões dólares norte americanos positivos, a partir de 2012, contra os USD 72 milhões de dólares norte americanos negativos, registados em 2009.




Em relação aos voos atrasados, Pimentel Araújo referiu ser intenção da companhia reduzir para menos 66 por cento o índice de atraso, diminuindo os incumprimentos nos horários de 58 para 20 por cento, a contar do ano 2012. Quanto aos objectivos de excelência comercial e de serviço ao cliente, a empresa criou para a sua concretização três alavancas - desenvolver um serviço de excelência, concretizar o plano de crescimento agressivo e reforçar os processos comerciais.
Sublinhou que a primeira alavanca destina-se a melhorar de modo significativo os níveis de serviço ao cliente, com particular foco na pontualidade, atendimento e gestão de reclamações.
Constam igualmente das acções a realizar para o alcance da excelência comercial e de atendimento ao passageiro, o desenvolvimento dos novos canais Website e Call Center da Taag, de estratégias de migração destes canais e o segmento Corporate, assim como lançar um programa de passageiros frequente.
Com duração de dois dias, a reunião visa tornar mais regular os encontros entre os responsáveis da empresa e criar um canal de comunicação em termos de venda, operacionalidade técnica e de voos, financeira, comercial e de atendimento ao cliente.
Para hoje, sexta-feira, consta do programa da reunião a apresentação do novo paradigma de relação com as áreas centrais e dissertações sobre esforços de redução de custos variáveis, com a intervenção dos directores de Planificação e Finanças e de Carga e Correio.

Desporto

CAF reúne em assembleia geral



A 32ª Assembleia geral ordinária anual da Confederação Africana de Futebol (CAF) arrancou hoje de manhã com os discursos das principais entidades desportivas, entre elas o Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

A reunião, assistida pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, conta com a presença das associações nacionais filiadas, vai analisar e discutir questões relativas ao futebol Africano durante o ano de 2009. Os relatórios financeiros e de actividades 2009 constam da agenda. Na primeira parte deste evento, iniciado por volta das 10h, tomaram a palavra o presidente da Federação Angolana de Futebol e director-geral do comité organizador da taça das nações, Justino Fernandes, os presidentes da CAF e da FIFA, e por fim o Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Após um intervalo, a actividade vai prosseguir em sessã plenária, em cumprimeno da agenda.

CAN 2010

Prova deverá contribuir para o desenvolvimento do futebol mundial



O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Justino Fernandes, afirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, que o país está empenhado para que a 27ª edição da Taça de África das Nações signifique um contributo para o desenvolvimento do futebol africano e mundial, adianta a Angop.

Falando na abertura do 32ª assembleia geral ordinária da Confederação Africana de Futebol (CAF), que decorre no Centro de Convenções Talatona, em Luanda, Justino Fernandes reiterou também a intenção das autoridades angolanas em organizar um CAN exemplar, realçando que a decisão de organizar a prova teve todo apoio do governo angolano.

O acto, que decorre à margem da prova continental, cuja final será disputada domingo (31), no estádio 11 de Novembro, entre as selecções do Ghana e do Egipto, conta com a presença do presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Joseph Blatter, do presidente da CAF, Issa Hayatou, e entidades governamentais angolanas. A 27ª edição do CAN decorre também nas províncias da Huíla e Cabinda, além de Luanda e Benguela, que vão albergar a final e a disputa das classificativas ao terceiro lugar, respectivamente.