
Porto do Lobito poderá manusear mais de 12 mil toneladas de mercadorias
O porto comercial do Lobito está a ser reabilitado do ponto de vista de equipamentos, espaço e recursos humanos, com o intuito de permitir o manuseamento de mais de 12 mil toneladas de carga por ano. A informação foi avançada pelo director-geral da instituição, José Carlos Gomes.
De acordo com o responsável, que recebeu a visita do primeiro-ministro do Governo regional do Kuazulu Natal, Zweli Mkhze, estão em curso vários projectos com destaque para a ampliação da ponte cais, construção do porto seco e da zona de descarga de minério.
José Gomes informou que está também em curso a pavimentação do recinto e a colocação da nova linha férrea para o escoamento de mercadoria junto do recinto portuário, de modo a fazer face às exigências do crescimento económico do país e da região Austral.
Os novos investimentos, de acordo com o director-geral José Carlos Gomes, permitiram que 20 navios de longo curso atraquem e sejam descarregados em simultâneo na ponte cais. O responsável acredita que com a circulação de comboios no Caminho-de-ferro de Benguela aumentará o fluxo de mercadorias de países vizinhos como a Zâmbia, República Democrática do Congo e outras regiões.
As instalações actuais do porto permite a atracagem e descarga em simultâneo de oito navios.
Sem comentários:
Enviar um comentário