Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Política

Presidente reafirma compromissos


O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, reafirmou que o objectivo principal do Executivo é a constante melhoria da qualidade de vida do povo angolano. O estadista discursou na abertura da sessão solene do terceiro ano da segunda legislatura da Assembleia Nacional, assistida por representantes da sociedade nacional, além de outros convidados.
O Chefe do Executivo mostrou-se determinado em aumentar, de modo sistemático, os meios financeiros para os programas sociais, por forma a superar a actual meta mínima de 30 por cento dos recursos previstos no Orçamento Geral do Estado.
José Eduardo dos Santos reconheceu que já foram obtidos, nos últimos anos, importantes progressos e melhorias, como o demonstram alguns dos principais resultados do recente inquérito integrado sobre o bem-estar da população.
Deste modo, indicou que no âmbito da Saúde, a expectativa de vida subiu de 44 anos, em 2000, para 47 em 2008. A taxa de mortalidade infantil diminuiu cerca de 60 por cento em oito anos, passando de 150 mortes em mil nascidos vivos para 116, tendo a mortalidade dos menores de cinco anos baixado de 250 para 194.
De acordo com o presidente, no mesmo período, a percentagem de partos assistidos por profissionais formados aumentou de 22 para 49 por cento e a taxa de mortalidade materna foi reduzida para menos de metade.
Acrescentou que também a taxa de imunização de crianças, entre 12 e 23 meses, subiu de 41 por cento, em 2000, para 79 por cento, em 2008, e a de prevalência de morbilidades por febres ou malária baixou de 15 por cento em 2006, para 10,7 em 2008. Além destes resultados, disse importar o reforço da protecção concedida à criança e ao idoso, os mais vulneráveis e por isso mesmo aqueles que merecem maior atenção da sociedade, e melhorar o controlo das grandes endemias como a malária, o VIH/Sida, a tuberculose e a tripanossomíase.

Educação

Ministério aposta na expansão do ensino técnico profissional



O ministro da Educação, Pinda Simão, afirmou recentemente que o sector vai continuar apostar na expansão do ensino técnico profissional em todo país, durante os próximos tempos.
De acordo com o governante, que falava no final de uma visita à feira Constrói Angola 2010, consta igualmente da agenda das prioridades a continuação do trabalho para melhorar a qualidade do ensino no país. Pinda Simão afirmou que o mercado de trabalho é exigente e precisa de técnicos capazes de assumir a responsabilidade da produção de bens/serviços e de reforçar as suas competências profissionais.
Na Constrói Angola, segundo a Angop, o ministro afirmou que na feira “Educa Angola”, agendada para Novembro, o sector vai participar com as principais instituições escolares existentes no país. Ainda sobre “Educa Angola”, o ministro explicou que as províncias com instituições do ensino médio vão mandar para Luanda os seus melhores alunos para transmitir as suas experiências.

Desporto

Akwá apoia criação de associação de futebol de praia

O antigo capitão da selecção nacional, Fabrício Alcibíades Maieco”Akwá”, mostrou-se disponível para apoiar as iniciativas dos jovens, nomeadamente para a criação de uma associação de futebol de praia no país.
Em declarações à Angop, no final de um jogo de ensaio das velhas guardas de futebol de praia, na instancia balneária da Ilha do Cabo, tendo em vista as comemorações do 11 de Novembro (data do aniversário da Independência), apontou a necessidade da existência de um órgão que ajude massificar este desporto, face à grande extensão marítima do país.
Acrescentou que a materialização dos referidos propósitos seria uma mais valia para Angola, na medida em que iria acompanhar a evolução dos outros países que já estão bem organizados nesta disciplina, como Brasil, Itália, Portugal e outros que não têm praia, mas criam arena artificial para realizarem jogos.
O também Deputado à Assembleia Nacional (Parlamento), que louvou as iniciativas de realização de eventos do futebol de praia, deu o ponta pé de saída da partida, em que a formação do Bayer venceu o F.C do Mané (4-3), ambas da Comuna da Ilha, na capital do país.
Angola organizou pela primeira vez um torneio internacional de futebol de praia há cerca de três anos. Na ocasião, contou com a participação de selecções do Brasil, Portugal e Itália. A prova que decorreu na Ilha de Luanda foi vencida pelos angolanos, da qual Akwá fez parte.
Por sua vez, o secretário do Movimento Espontâneo para o Município da Ingombota, Paulo Tonet, disse que a sua instituição é solidária com estes eventos e prometeu apoiar iniciativas que visam incentivar a cultura e desportos, principalmente na camada juvenil. Lamentou o facto de se ter acabado com o recinto da Arena Atlântida, um espaço que servia para os jovens da Ilha e outros banhistas praticarem o futebol de praia, basquetebol e voleibol.


Construção



Indústria de materiais de construção tem potencialidades



A indústria nacional de materiais de construção tem um grande potencial de crescimento,. A consideração é do engenheiro civil Ramos Canteiro que, em declarações à Angop, após a Constrói 2010, destacou o governo angolano como um dos principais aliados deste negócio, já que se tem verificado um forte empenho na criação de políticas de incentivo ao empresariado nacional.
Ainda a propósito do relançamento da indústria de materiais de construção no país, o engenheiro realçou que a aposta governamental cria muitas oportunidades aos empresários de crescer rapidamente. De acordo com Ramos Canteiro, por mais recursos financeiros que um estado possa ter é indispensável a participação da iniciativa privada na construção e no desenvolvimento de um país. “Quando as empresas estrangeiras demonstram interesse em participar em eventos como as feira sectorizadas é porque pretendem igualmente instalar-se no mercado angolano, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento do país”, salientou.
No quadro do relançamento da indústria de material de construção no país realizou-se de 14 a 17 deste mês, nas instalações da Feira Internacional de Luanda (Filda), a feira Constrói Angola 2010.



Expo Xangai

Artista acredita na boa representação das artes plásticas


A estética e a imagética dos criadores nacionais estão bem patentes na galeria de arte “Welwitschia” exposta no pavilhão de Angola na Expo Xangai 2010, considerou hoje, segunda-feira, o artista plástico Fernandes de Carvalho “Tozé”.
Em declarações à Angop, o criador considerou que desde a abertura da Expo, a 1de Maio, foram exibidos dez trabalhos nas diversas disciplinas das artes, nomeadamente, pintura, escultura, gravura, desenho, tecelagem, cerâmica, fotografia artística e multimédia.
Esclareceu que as amostras obedeceram a uma ordem de apresentação que começou com a exposição de Eleutério Sanches, seguindo-se a Fundação Sindika Ndokolo, Arte Infantil, Arte no Feminino, Fotografia Artística, Artesanato, Vida e Obra de Agostinho Neto, Welwitschia, Colectiva I, Colectiva II e Colectiva III, sendo que esta última vai encerrar o ciclo de exposições.
Fernandes de Carvalho afirmou que na Colectiva I foi feita uma amostra com catorze autores e sete disciplinas, sendo pintura, escultura, aguarela, fotografia artística, desenho, gravura e vídeo.
Já da Colectiva II fizeram parte doze autores e quatro disciplinas: a pintura, a escultura, a tecelagem e o vídeo. O artista lembrou que, apesar da limitação do espaço, foi possível trazer para a Expo Xangai 2010 um número de obras com a qualidade necessária para uma boa representatividade do país.
A presente exposição universal tem o seu encerramento previsto para o dia 31 do mês em curso e nela participam perto de 240 países e organizações internacionais.



Economia


Constrói Angola encerra com balanço positivo


O presidente do Conselho de Administração da Feira Internacional de Luanda (FIL), Matos Cardoso, mostrou-se satisfeito com mais uma edição do Constrói Angola 2010, pelo alcance dos objectivos traçados pela organização do certame encerrado ontem (domingo). “Faço um balanço bastante positivo da feira Constrói Angola 2010 porque traçamos três objectivos que foram todos eles alcançados”, sublinhou Matos Cardoso, em declarações à Angop, no final da cerimonia de entrega de "Leões de Ouro", aos expositores que mais se destacaram no evento.

O responsável lembrou que a primeira finalidade do certame era transmitir uma mensagem sobre a necessidade do aumento de investimentos para a produção de material de construção e a sua diversificação, visando a melhoria da sua qualidade, bem como a redução dos preços.
Acrescentou que a feira foi igualmente positiva pelo aumento do espaço de exposição e da melhoria das condições técnicas para uma maior atracção dos participantes e visitantes.
Matos Cardoso realçou, por outro lado, a melhoria da prestação de serviço aos expositores e visitantes por parte dos gestores da feira. “Achamos que tem valido o investimento que está a ser feito na formação de recursos humanos. Actualmente temos gestores de feira capazes de atender as necessidades dos nossos clientes com um outro grau de eficiência”, frisou.
Co-organizado pela FIL e a Arena Direct, da 8ª edição Constrói Angola decorreu sob o lema “Construímos o futuro movidos por um sonho” e contou com a participação de 315 expositores, entre nacionais e estrangeiros. O certame, que decorreu durante quatro dias, contou com a presença de empresas de Angola, África do Sul, Portugal, Brasil, da Alemanha, Egipto, China, Itália, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Coreia, sendo 70 por cento das empresas participantes de direito angolano.