Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Agricultura

Angola cria condições para relançamento da produção pecuária

O executivo angolano está a trabalhar para o desenvolvimento da produção pecuária e pesqueira no país, no quadro da produção familiar e empresarial, informou hoje, na cidade do Huambo, o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga. Em declarações aos participantes do II Congresso Angolano de Medicina Veterinária e do XII Internacional em Língua Portuguesa, que decorrem até ao dia 21 deste mês, afirmou que, neste sentido, a formação de quadros em diferentes níveis e a investigação científica são de domínios prioritários no programa do executivo angolano, afirmando que estão em curso projectos de formação de especialistas no país e no estrangeiro.

Pedro Canga informou também estar em curso um programa de reabilitação e construção de infra-estruturas de apoio à investigação científica (Estações Zootécnicas, Laboratórios, Estações Experimentais) , ligadas aos Institutos de Investigação Veterinária (IIV) e Agronómica.

Reconheceu, igualmente o empenho nas actividades de investigação científica, no domínio dos recursos biológicos, aquáticos, através do Instituto de Investigação Pesqueira.

Do mesmo modo, estão em curso acções direccionadas para a futura implementação de projectos de produção de determinadas vacinas e medicamentos de uso veterinário, para fazer face às necessidades cada vez mais crescentes do país.

Pedro Canga agradeceu a colaboração da Ordem dos Médicos Veterinários, que considerou de parceiro importante, tendo renovado o compromisso de apoiar as acções que têm promovido.

Participam dos congressos, médicos veterinários de Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, que vão discutir, em quatro painéis, temas "A produção Animal", "Clínica e patologia de animais de companhia", "Sanidade animal" e "saúde pública veterinária".


Segurança

Polícia promove acções de prevenção


O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional iniciou, há duas semanas, em diversos bairros do município de Viana, com um ciclo de encontros com a comunidade, com vista a prevenir ocorrências criminais.
Em declarações hoje, à Angop, o seu porta-voz superintendente-chefe Jorge Bengue, admitiu que a acção consiste igualmente na recolha do maior número de preocupações possíveis relativamente às principais preocupações das comunidades, ligadas à segurança nos bairros.
De acordo com o oficial da corporação, os encontros estão a ser realizados pelo comando de divisão de Viana, através das esquadras e vai estender-se até final de Novembro aos restantes municípios de Luanda.
Jorge Bengue apontou como os principias crimes registados pela Policia Nacional na província, roubos e furtos no interior de residências, bem como violações sexuais.
Com uma população estimada em mais de cinco milhões de habitantes, fazem parte da província de Luanda os municípios da Ingombota, Samba, Sambizanga, Rangel, Maianga, Kilamba Kiaxi, Cazenga, Cacuaco e Viana.

Saúde

Minars apoia mais de 300 crianças com Sida


A direcção provincial da Assistência e Reinserção Social (Minars), no Cunene, encontra-se a assistir 345 crianças dos zero aos dois anos de idade portadoras do vírus da Sida com suplemento de leite materno.
De acordo com o director local do Minars, Mateus Nduulipoupiu, em entrevista à Angop, as crianças oriundas dos seis municípios que compõem a província estão a receber leite infantil, de modo a contribuir para a sua dieta alimentar, uma vez que na sua maioria tratam-se de crianças órfãs com famílias vulneráveis. A acção visa manter uma dieta adequada, com vista a um crescimento saudável, assegurando especial protecção à criança órfã.
Mateus Nduulipoupiu lamentou que actualmente se nota uma rotura no stock do armazém, com a falta de leite e outros bens alimentares, uma vez que este apoio é proveniente da direcção central em Luanda e até ao momento aguarda-se pela resposta do ministério de tutela.
O responsável fez saber que além destas crianças, o Minars está assistir cerca de mil 888 crianças carentes e órfãos com assistência alimentar, vestuário apoio a educação saúde entre outros bens de primeira necessidade.

Sociedade

Huíge: pessoas carentes beneficiam de projectos sociais


As famílias carentes foram inseridas, de 2008 a Abril de 2010, em projectos agro-pecuários e de formação profissional, na província do Uíge, implementados pela Ong nacional MIAZAZA, informou hoje, quarta-feira, à Angop, o secretário provincial da organização, Óscar Malobocolo. No total, foram beneficiadas 540 pessoas.
Segundo o responsável, foram beneficiados ex-militares, mulheres e jovens dos municípios do Quimbele, Milunga e Buengas, situados a nordeste da província do Uíge.
No domínio da agricultura, adiantou, os beneficiários receberam instrumentos de trabalho (catanas, enxadas e limas) e sementes agrícolas, enquanto na área de pecuária, foram distribuídas aos beneficiários cabras para criação.
Quanto à formação profissional, revelou que os jovens foram formados nas opções de carpintaria, serralharia, alvenaria, alfaiataria e artesanato.
O projecto denominado MIAZAZA I e II, abarcou ainda a reabilitação de duas escolas primárias de quatro salas cada, na povoação do Kambuaia e sede do município do Quimbele, respectivamente, incluindo o seu apetrechamento.