Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CAN 2010

Gilberto regressa aos treinos


A selecção nacional, com Gilberto integrado e Dedé de fora, efectuou, ontem, no Estádio 22 de Junho, mais uma sessão de treino de preparação para o jogo de amanhã, quinta-feira, diante do Malawi, a contar para segunda jornada do Grupo A do Campeonato Africano das Nações Orange-Angola 2010.

No início da semana Gilberto e Dédé estiveram ausentes no treino. Os atletas deslocaram-se a uma das clínicas de Luanda para fazerem exames médicos, após se terem lesionado no encontro frente ao Mali, que terminou com uma igualdade a quatro golos.





De acordo com o médico dos Palancas Negras, Pedro Miguel, que falava a imprensa no final da sessão realizada a porta fechada, Gilberto deverá recuperar até ao próximo jogo, enquanto Dedé continua em dúvida. “Há hipóteses dele (Dedé) recuperar para o próximo jogo embora o tempo seja escasso. Vamos esperar pelo treino de amanhã”, sublinhou.

A Angop apurou e noticiou que Gilberto já treinou, embora limitado, com o resto do grupo, ao passo que o seu companheiro fez apenas algumas corridas. Para hoje está agendada uma conferência de imprensa , em que o seleccionador nacional Manuel José vai abordar o desafio com o Malawi. No período da tarde, a equipa realiza o último ensaio antes do confronto.

Educação

Minars quer criar mais centros comunitários infantis


A directora da Assistência e Reinserção Social (Minars) em Malanje, Isabel Roque, afirmou, hoje, nesta cidade, ser prioridade da sua instituição construir no ano em curso mais centros comunitários infantis na província, visando dedicar maior atenção às crianças.
Em declarações à Angop sobre as perspectivas do pelouro para 2010, a responsável admitiu que há uma necessidade crescente de acompanhar as crianças para facilitar a sua aprendizagem educativa, bem como inseri-los nas actividades sociais dentro das comunidades.
Segundo a directora, os esforços vão no sentido de se construir um centro infantil em cada município. As actividades inerentes à educação dos mais pequenos nas comunidades devem ser desenvolvidas em estruturas apropriadas. "Um dos 11 compromissos da criança passa pela construção de Centros Infantis Comunitários, espaços próprios onde a criança deve aprender as boas maneiras de convivência, educação, bem como prevenir acções que embaracem o seu desenvolvimento’’, salientou.
Isabel Roque definiu que para 2010, o Minars prevê a reabilitação do Lar dos Idosos localizado no bairro da Maxinde, no sentido de se dar maior atenção a essa franja social.
Revelou ainda ser objectivo da sua instituição expandir o projecto denominado "Geração de Trabalho e Venda’’ às demais localidades da província, com o propósito de minimizar a pobreza que algumas comunidades ainda enfrentam.

Política


MPLA implementa orientações do VI congresso


O segundo secretário provincial do MPLA em Benguela, Veríssimo Sapalo, garantiu que o partido vai cumprir com rigor as orientações saídas do seu VI Congresso, ocorrido em Dezembro último, principalmente no que toca aos assuntos relacionados com o combate à corrupção.
Falando à Angop no termo da sua visita de constatação das estruturas de base do partido na sede do município (25 quilómetros da sede da cidade de Benguela), Veríssimo Sapalo garantiu que o MPLA vai acompanhar a execução dos projectos programados ao nível da província e que visam melhorar a vida das populações, responsabilizando judicialmente os governantes incumpridores. "Daqui em diante, todos os programas e projectos do governo projectados serão alvos de fiscalização do partido sob pena de responsabilizar judicialmente os prevaricadores, segundo orientações do presidente do partido ratificadas no congresso", frisou o político.
Durante a visita ao município, o membro do Comité Central do MPLA reuniu-se com o secretariado municipal do partido a quem transmitiu orientações para o crescimento, através do recrutamento de novos membros.
O município da Baía Farta, com uma extensão geográfica de 6.744 quilómetros quadrados, possui uma população estimada em 141 mil habitantes, dos quais 17 mil são militantes do MPLA, partido que ganhou as últimas eleições, com mais de 81 por cento.

Constituição

Comissão prossegue debate


A Comissão Constitucional retoma, em Luanda, o debate sobre o texto de base da fututa Carta Magna. O dia de hoje será marcado pela discussão do título VII, relativo à constitucionalidade e fiscalização, entre outros aspectos.

Segundo o porta-voz da Comissão Constitucional, Samuel Daniel, o trabalho ainda não chegou ao fim, deixando transparecer que a empreitada poderá culminar ao longo desta quarta-feira, com a adopção dos últimos artigos referentes às disposições finais e transitórias.

A Angop adianta ainda que Samuel Daniel lembrou que existem matérias pendentes, por falta de consenso, tendo a situação sido ultrapassada na sessão de ontem com recurso ao voto, depois de uma profunda discussão em torno das mesmas.

Os artigos referentes à posse de terra, manutenção dos símbolos nacionais, titular de cargo e a eleição do Presidente da República (que inclui os itens conexos), foram votados a favor do MPLA, partido que detêm a maioria na Assembleia Nacional.

Samuel Daniel valorizou o trabalho realizado pelos deputados, desde o início do processo constituinte, no primeiro semestre de 2009, sublinhando o facto de terem sido aprovados, até dia 11 deste mês, 229 artigos por consenso, dos 235 que compõem o texto de base. O responsável justificou que a opção pela votação dos artigos divergentes visou salvaguardar a unidade nacional, a estabilidade política e o funcionamento das instituições do país, assim que seja aprovada a futura Constituição.

Salientou que terminada a discussão, todos os documentos inerentes ao processo constituinte serão remetidos ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a quem caberá decidir a data da convocação da assembleia constituinte.

Desarmamento militar

Devolvidas mais de 700 armas no Namibe





A População civil da província do Namibe entregou voluntariamente 762 armas de diversos calibres ao Comando Provincial da Polícia Nacional local, durante o ano de 2009.

De acordo com uma nota de imprensa da delegação provincial do Ministério do Interior do Namibe, a que a Angop teve acesso, entre o material recepcionado constam 1.012 carregadores, 488 munições, seis granadas de mão do tipo F-1, uma granada de mão do tipo RGD-5, um projéctil de RPG-7, três espoletas, dois obuses de morteiro de 82 milímetros e uma cartucheira.

A nota agradece a colaboração e o empenho das autoridades tradicionais, das igrejas e da sociedade civil na sensibilização da população sobre a matéria, deixando o apelo para que os habitantes continuem a colaborar no desarmamento militar.

Diplomacia



Presidente da Argentina visita Angola



Cristina Elizabet Fernández de Kirchner, presidente da República da Argentina, planeia visitar brevemente a República de Angola, no âmbito da sua deslocação aos países do continente africano. O anúncio foi proferido ontem, em Luanda, pelo enviado do Ministério das Relações Exteriores argentino, Alfredo Rullán.

O diplomata revelou à Angop que a visita da chefe de Estado ao continente africano ainda não tem data marcada e, garantiu que no âmbito da mesma, Angola será o primeiro país a ser visitado. Cristina Elizabet Fernández de Kirchner, actual presidente da Argentina, é advogada e ex-senadora pela província de Buenos Aires. De 2003 a 2007 foi primeira-dama da Argentina, pois é casada com o ex-presidente Néstor Kirchner, ao qual sucedeu no governo do país latino. Em 28 de Outubro de 2007 foi eleita 55ª presidente da Argentina, a primeira mulher eleita pelo voto, no país.




Argentina inicia primeira missão oficial



A Argentina encontra-se na primeira missão exploratória a Angola, visando os sectores industriais estatais e privados, com o intuito de estabelecer um esquema de cooperação bilateral. Alfredo Rullán anunciou que a referida missão está enquadrada na primeira sessão da comissão bilateral realizada entre a República de Angola e a República Argentina, nos dias 22 e 23 de Outubro de 2009.

A Angop noticia que o ministro sublinhou o interesse das dois governos em aprofundar as relações económicas, comerciais e técnicas, estreitando vínculos tendentes à cooperação industrial. “A primeira missão oficial exploratória à Angola, realiza-se no cumprimento ao lembrado no texto da acta subscrita naquela ocasião, para dar continuidade ao trabalho iniciado, incluindo um esquema de cooperação que inclua aos organismos e agências do Governo de Angola”, referiu. O responsável salientou que o sector privado argentino está disposto a fornecer bens de capital e equipamento para processos completos, bem como serviços com conexos, incluindo a transferência de tecnologia.





A Argentina pretende investir em máquinas e equipamentos para processamentos de alimentos e bebidas (incluindo empacotamento), indústrias farmacêuticas, lácteas, frigoríficas pesqueira, frio industrial e agrícola. Pretende disponibilizar tecnologias para obras da via pública, do sector hoteleiro gastronómico, da indústria petroquímica, do petróleo e do gás. Por outro lado, deu a conhecer que a segunda missão exploratória para o esquema de cooperação vai decorrer em Buenos Aires, depois da avaliação técnica e referidas conclusões da primeira fase, no segundo trimestre do corrente ano.
O enviado argentino do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto, Alfredo Rullán, está no país deste o dia 6 de Janeiro e efectuou contactos com algumas empresas estatais e privadas angolanas.