Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 31 de março de 2010

SADC

Papel de Angola na SADC enaltecido






O embaixador sul-africano na República do Congo, Manelisi Genge, elogiou em Brazzaville, o progresso socio-económico de Angola, desde o alcance da paz, há oito anos.

Num encontro com o seu homólogo de Angola Pedro Fernando Mavunza, na Chancelaria Angolana, o diplomata sul-africano realçou que o país se está a erguer como potência política, económica e militar tendo em conta a experiência adquirida durante os seus difíceis momentos e os grandes passos dados na sua reconstrução das infra-estruturas.

O responsável considera que a nação angolana desempenha um papel importante na Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC). Menelisi Genge recordou o “determinante contributo’’ de Angola para o fim do apartheid na África do Sul e na independência da Namíbia e Zimbabwe.

Os diplomatas analisaram o estado das relações bilaterais, bem como as possibilidades de actuação em prol do desenvolvimento da região central do continente à luz das potencialidades económico-industriais de África do Sul e Angola, da estabilidade das suas instituições e dos diversificados recursos naturais.

Romanov Aleksandrovich, que recordou o papel desempenhado pela Rússia nos momentos decisivos da existência de Angola como estado independente, reiterou a disponibilidade do seu país para contribuir na construção de uma nação forte em todos os pontos de vista.


Saúde

Profissionais municipais ganham novas ferramentas de trabalho


O Representante em Angola da OMS, Diosdado Nsue-Milang, entregou ontem, terça-feira, ao Ministério da Saúde quatro Bibliotecas com livros e publicações técnicas de referência para profissionais de saúde do nível municipal.
A doação, que faz parte de um projecto que está a ser implementado em Angola pela OMS, com o apoio financeiro da Comissão Europeia (CE), vai permitir colmatar a escassez de bibliografia sobre ciências de saúde em língua portuguesa, uma das principais lacunas do Sistema Nacional de Saúde.
Esta parceria visa ainda uma maior capacitação e desenvolvimento dos Recursos Humanos nos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Fáceis de usar e fornecendo informações importantes e actualizadas sobre os mais variados temas de saúde, cada biblioteca azul (mantida precisamente numa caixa de metal azul com duas prateleiras) contém mais de 180 livros, documentos e manuais sobre saúde pública e outras áreas das ciências da saúde.
O Representante da OMS em Angola destacou que este projecto tem como objectivo melhorar a prestação dos serviços de saúde

Diplomacia

Política mundial na UIP



Para o penúltimo dia da 122ª Assembleia da União Interparlamentar, que decorre em Banguecoque (Tailândia), os participantes vão debater “a situação política e socioeconómica do mundo” e “o papel dos parlamentos na reconciliação e boa governação”, tema central do encontro.

Até ao momento os lideres das delegações apresentaram a experiência de cada país, devendo discutir ainda hoje a situação política e socioeconómica das nações mundiais.

Para hoje estão igualmente agendada reuniões de concertações das comissões executiva dos direitos humanos, das mulheres parlamentares.

Angola está representada na reunião por uma delegação chefiada pelo primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço. Integram a mesma os deputados, Ângela Bragança, Cesaltina Major, Bernarda da Silva, Desiderio da Graça e Amaro Nguengo.



Arquitectura

Concurso internacional para desenhar habitações de baixo custo



A Trienal de Arquitetura de Lisboa já foi contactada por mais de mil arquitectos de diversos países, interessados em participar no concurso internacional para desenhar casas a custos reduzidos para famílias carenciadas em Angola.

"A House In Luanda - Patio and Pavilion" é a designação do concurso, que está a receber candidaturas até ao final de Abril. O júri, presidido por Álvaro Siza Vieira, vai escolher os trinta melhores projectos que serão exibidos no final do ano em Lisboa.

Em declarações à agência de notícias portuguesa Lusa, o arquitecto José Mateus, director da Trienal de Lisboa 2010, congratulou-se com a "forte adesão" que o concurso está a ter desde o seu lançamento, há cerca de um mês, situação que revela o forte "interesse numa questão com características sociais".

"Luanda é uma cidade desenhada para 500 mil habitantes, mas tem actualmente cerca de seis milhões e sofre uma grande pressão demográfica. Com a guerra e a fuga das população, a cidade foi sendo invadida por bairros de lata com construções muito precárias", apontou o responsável, revelando que o Governo angolano tem um plano para construir mais de um milhão de habitações a custos controlados.

A Trienal de Lisboa decidiu lançar este concurso em parceria com a Trienal de Arquitectura de Luanda, com o objetivo de criar uma habitação de cem metros quadrados, com capacidade para acolher um agregado familiar, que possa ser construída com meios escassos e suprir as necessidades básicas, com uma horta e espaço para animais. O projeto também deverá ter a possibilidade de envolver a auto-construção, ou seja, a possibilidade de o próprio agregado familiar poder participar na edificação da casa.





O júri é ainda composto pelos arquitectos João Luís Carrilho da Graça (Portugal), Barry Bergdoll (EUA), Fernando de Mello Franco (Brasil) e Angela Mingas (
Angola), e deverá reunir-se pela primeira vez a 8 de Maio para seleccionar os 30 melhores projectos. As maquetes serão apresentadas ao público numa exposição que estará patente no Museu da Electricidade - a Fundação EDP patrocina o projecto - entre 28 de Outubro de 2010 e 16 de Janeiro de 2011, seguindo depois todo o material para Luanda, onde deverá também ser anunciado nas várias províncias.

Aviação


TAAG autorizada a voar para toda a Europa



A Comissão Europeia autorizou ontem, terça-feira, a companhia aérea nacional TAAG a voar novamente para todos os destinos da União Europeia "sob determinadas condições estritas e com aeronaves específicas". Recorde-se que o único destino europeu autorizado até agora à TAAG era Lisboa, "apenas com certos aparelhos e segundo condições muito estritas".

O Executivo comunitário em Bruxelas actualizou a "lista negra" europeia das companhias de transporte aéreo proibidas de voar no espaço dos 27. As transportadoras angolanas continuam nessa lista, mas as restrições impostas à TAAG "são parcialmente levantadas sob determinadas condições".

"A autoridade de aviação civil de Angola é convidada a intensificar a fiscalização sobre todas as transportadoras e a continuar o processo de voltar a certificar as outras transportadoras aéreas angolanas que continuam proibidas de operar na UE", refere o comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas.

A Comissão Europeia tinha autorizado, em Novembro de 2009, a TAAG a aumentar o número de aeronaves utilizadas nas suas operações aéreas com destino a Portugal. Em Julho do ano anterior, a mesma equipa tinha decidido levantar a proibição da TAAG em voar no espaço europeu, autorizando-a companhia a retomar os voos para Portugal.

Em Julho de 2007, Bruxelas anunciou a inclusão da TAAG na lista negra das empresas interditas de operar na Europa, por motivos de falta de segurança, depois de o Comité de Segurança Aéreo ter aprovado por unanimidade uma decisão nesse sentido.